Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre carreiras de influenciadores digitais

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre carreiras de influenciadores digitais
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 16 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Atualmente, muitos blogueiros, tiktokers e youtubers já vivem com renda baseada em seus trabalhos na internet. Com a constante evolução da internet, diversas profissões também acabam se transformando e se renovando a cada dia. Além disso, com o surgimento das redes sociais e adesão das plataformas por milhares de usuários, novas carreiras relacionadas a esse universo foram surgindo ao longo dos últimos anos. 

 

Hoje, blogueiros, tiktokers e youtubers, por exemplo, têm sua renda baseada nos trabalhos realizados na internet. Os conhecidos influenciadores digitais são aquelas pessoas que criam conteúdo para a internet com o intuito de atrair um público que se identifique com os assuntos que aborda ou estilo de vida que segue. E mesmo que exista uma certa glamourização dessas profissões, pela relação com grandes marcas ou pelos famosos recebidos, esses são trabalhos que exigem cada vez mais estudo e dedicação por parte dos profissionais. 

Mesmo assim, essas atividades podem dividir opiniões, por não seguirem os caminhos convencionais de construção de carreiras no mercado. Para entender a opinião dos brasileiros sobre esse novo cenário, a Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, entrevistou 1000 pessoas de todas as idades e regiões do Brasil, buscando compreender a percepção dos brasileiros sobre as novas possibilidades de trabalho relacionadas à internet. 

 

De forma geral, há uma visão positiva sobre o fenômeno do surgimento dessas profissões, com o entendimento de que elas estão alinhadas com o cenário do mercado de trabalho contemporâneo e com a expansão da internet e das redes sociais. Para 22% dos respondentes da pesquisa, essas são carreiras que estão funcionando no momento atual do mercado; 21% acreditam que são carreiras promissoras e que seguirão obtendo espaço; 19% enxergam como carreiras alinhadas com o momento atual, mas que talvez não se mantenham por muito tempo; 19% pensam que novas profissões poderão surgir a partir dessas carreiras, e 14% não veem essas atividades como profissões propriamente ditas.



As opiniões sobre as carreiras que vêm surgindo com o desenvolvimento da internet e das redes sociais ainda se dividem bastante, o que é normal quando uma novidade está emergindo. De qualquer forma, é importante validar e dar espaço para o que é novo, movimento que estamos observando também com o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial, por exemplo. Muitos jovens e crianças já veem nesses trabalhos seus sonhos de carreira, e essas podem ser profissões que seguirão surpreendendo no futuro, comenta Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo.

 

E você, o que pensa sobre as carreiras do mundo digital? Comente aí embaixo!


Até logo!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1364 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?