O cenário da Copa do Mundo é visto como um momento de otimismo para os negócios. O comércio e os serviços onde se encontram majoritariamente as pequenas empresas ganham destaque na atividade econômica. Pegando o caso de 2014, antes mesmo da Copa efetivamente começar, a mesma já havia rendido cerca de R$300 milhões às micro e pequenas empresas brasileiras, segundo consta a reportagem do UOL.
No ano de 2018, esse otimismo permaneceu. De acordo com a pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 33% dos micro e pequenos empresários acreditavam no aumento nas vendas durante o evento. No setor de brindes, por exemplo, chegou a 80% o número de empresários que previam o crescimento. Outros setores que foram otimistas são o comércio informal (72%), o comércio eletrônico (57%), supermercados (66%), bares e restaurantes (68%), e transporte (51%).
Oportunidade
O Paraná é um estado de grande desenvolvimento econômico e com bastante diversidade cultural, tendo a participação de 28 etnias na sua formação. O momento da Copa do Mundo é especial para identificar as oportunidades desse evento multicultural tão importante culturalmente e historicamente para os brasileiros, de forma a buscar alternativas de alavancar os negócios das Micro e Pequenas Empresas.
Curto Prazo
Eventos mundiais de grande importância nacional, como a Copa do Mundo, mesmo sendo de curta duração, podem trazer impactos bastante positivos e de longo prazo para os micro e pequenos empreendedores, logo, é importante estruturar soluções que possam promover o crescimento dessas empresas, especialmente ao levar em consideração a ocorrência de outros eventos - tais como a Black Friday, Natal e Ano novo - em meio ao mundial.
Cenário econômico atual, Outubro
de 2022
Contexto Cultural do Paraná e a
Copa do Mundo