Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightBiogás Brasilkeyboard_arrow_rightArtigos

Cobertura para Biodigestores e Gasômetros de Dupla Membrana X Simples Membrana

avatar LUIZ FRANCISCO FERREIRA
Luiz Francisco Ferreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Cobertura para Biodigestores e Gasômetros de Dupla Membrana X Simples Membrana
Criado em 02 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Gasômetro é um reservatório para regularizar a vazão de biogás no ponto de consumo, por exemplo em moto gerador ou em caldeira. O biodigestor produz o biogás em uma vazão e pressão que podem oscilar ao longo do dia por vários fatores, por este motivo a importância de um gasômetro, para garantir que no ponto de consumo tenha uma vazão constante.

Como o próprio nome já fala, o gasômetro de dupla membrana é composto de duas membranas independentes, a interna irá armazenar o biogás e a membrana externa será mantida sempre inflada com ar por meio de um ventilador, portanto, mesmo que não haja biogás dentro do gasômetro, a membrana externa sempre se manterá inflada.

Esta membrana externa tem por finalidade proteger a membrana interna de problemas climáticos como chuva, vento, granizo e neve, pois o gasômetro de simples membrana normalmente sofre com estas questões climáticas, quando chove muito forte ele não consegue se manter cheio e consequentemente falta biogás no ponto de consumo, ou no caso de uma chuva de granizo, pode romper a membrana com muita facilidade.

Outra grande vantagem do gasômetro de dupla membrana é que além de ser muito mais seguro operacionalmente é também possível detectar com maior facilidade possível vazamento de biogás, pois neste caso o vazamento irá ocorrer para dentro da segunda membrana (externa), bastando colocar um detector de metano na saída de ar da membrana externa para analisar se existe a presença de metano.

O dimensionamento de um gasômetro leva em consideração a produção do biogás e o tipo de aplicação, por exemplo, se o consumo será para a geração de energia elétrica, deve ser analisado qual o regime de geração de energia, se será contínuo (24 horas/dia) ou apenas em horário de ponta. Se o consumo será contínuo, o recomendável seria considerar 3 vezes o valor médio diário da produção de biogás, por exemplo: se a produção média for de 100 Nm3/h, o gasômetro deveria ter aproximadamente 300 m3 de capacidade de armazenamento, já se a produção de energia vai ser apenas em horário de ponta, o ideal é que o gasômetro consiga armazenar a produção total de 24 horas de biogás.

avatar LUIZ FRANCISCO FERREIRA
Luiz Francisco Ferreira
Sou representante comercial de reservatrios para biogs ( Gasmetros de Dupla Membrana) fabricados pela TECON da ustria.favorite_outline Seguir Perfil
capa Biogás Brasil
Biogás Brasil
people 60 participantes
Colabore com artigos e notícias sobre biogás e contribua para desencadear novos modelos de negócios para o setor! Esta comunidade é oferecida pelo Sebrae-PR em parceria com o projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Saiba mais em gefbiogas.org.br/comunidade
fixo
Em alta
Conceito de Biogás
18 mai. 2021Conceito de Biogás
Conceito de Biogás
18 mai. 2021Conceito de Biogás
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?