Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

CMN atualiza e consolida regras para fiscalização de operações de crédito rural

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Fariasfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
CMN atualiza e consolida regras para fiscalização de operações de crédito rural
Criado em 09 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou norma que estabelece diretrizes que devem ser observadas pelas instituições financeiras  durante no monitoramento e a fiscalização dos financiamentos rurais. As determinações entram em vigor em 1º de julho de 2021. 

Com a publicação dessa norma, instituições financeiras com carteiras de crédito rural e perfis de risco distintos podem definir quais sistemáticas de fiscalização aplicar. A decisão deve ser baseada nos resultados esperados estabelecidos na regulamentação, o que pode aumentar a eficiência dos procedimentos de monitoramento e fiscalização, tanto do ponto de vista da qualidade do controle realizado pelas instituições financeiras quanto dos custos operacionais envolvidos.

O monitoramento e fiscalização adequados das operações de crédito rural pelas instituições financeiras contribuem para tornar a política de crédito rural mais eficiente, diminuindo o risco de aplicação em finalidades que não sejam aquelas previstas na regulamentação.

O documento prevê requisitos mínimos para assegurar a eficiência do monitoramento e fiscalização das operações de crédito rural: 

I - políticas e estratégias para o monitoramento e a fiscalização das operações de crédito rural, claramente documentadas;

II - metodologia para as ações de monitoramento e de fiscalização;

III - gestão das fiscalizações, com reporte adequado das ações realizadas e avaliação contínua da efetividade das estratégias de mitigação de riscos utilizadas;

IV - controle sistemático das contratações do crédito, mediante a implantação de rotinas e procedimentos capazes de identificar operações com indícios de irregularidades e o estabelecimento de indicadores de desvio de crédito.

A regulamentação determina que todas as operações de crédito rural devem ser fiscalizadas pelo método presencial, documental ou por ferramentas de sensoriamento remoto. 

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Farias
Analista e Administrador, atuo na rea de Servios Financeiros na Unidade de Ambiente e Negcios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na rea de Administrao de Vendas e Planejamento Estratgico.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4534 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?