Muitos empreendedores se perguntam qual vai ser a melhor estratégia de marketing para o seu segmento e acabam investindo em plataformas, propagandas, stands e muitos outros. O recurso e energia investidos podem não ter o retorno esperado, se não houver um bom planejamento e uma boa estratégia.
Aqui na comunidade de marketing, você encontra outras dicas que se aplicadas, reduzem o risco de investimentos não efetivos, por exemplo, o texto Avatar, não é o filme que fala sobre personas e nos mostra algumas dicas para encontrar o seu cliente ideal. Ou ainda uma publicação bastante relevante do Sebrae Paraná, A experiência na página é um novo fator de rankeamento do Google?, onde vemos que até os meios digitais está se preocupando com a experiência do cliente.
Falando em experiência, você já pensou em fazer uma divulgação que traria bons resultados, e com investimentos baixos ou nulos? Pois bem, essa estratégia está disponível para todas as empresas, inclusive para a sua!
Sem mais suspense, eu estou falando do marketing realizado por seus clientes, seja ele boca a boca, seja ele através das redes sociais. Quando seu cliente tem uma boa experiência com seus produtos, atendimento ou serviços, ele irá compartilhar com amigos e conhecidos, em conversas informais ou até mesmo postando em suas redes sociais. Mas atenção, assim como uma boa experiência trará novos clientes e reforçará o vínculo com os já existentes, uma experiência que não seja agradável, pode causar alguns prejuízos.
Aplicando conceitos, dicas e insights aqui da comunidade, você terá muitos benefícios que podem ser potencializados pela prática de uma experiencia contagiante que supere as expectativas, não se esquecendo da humanização, que continua sendo tendência, principalmente em tempos de distanciamento social e digitalização.
Existem inúmeros exemplos na internet, e trouxe hoje um que me chamou atenção quando soube. Os bancos digitais estão se tornando mais conhecidos no mercado nesses últimos anos, e um deles que está muito famoso, é o Nubank. O banco promoveu a alguns de seus clientes uma experiência que para eles com certeza será difícil de esquecer, como a história do Walter, onde a sua cadelinha de estimação acabou comendo seu cartão Nubank. Ele explicou a situação para a operadora do cartão, e eles mandaram um novo cartão, que foi o pedido básico do cliente e um presentinho para a cachorrinha. O cliente ficou super feliz com a atitude e mandou a história para uma página bastante seguida, a Catioro reflexivo. Além de encantar o cliente, a página do Nubank respondeu cada elogio, e ainda postou a história em sua página: Esperamos que a Belinha tenha adorado o nosso presente e que não precise mais comer roxinhos por aí!, escreveu.
Esse foi um dos momentos que a equipe Nubank presenteou seus clientes com mais que um mimo, e sim com uma experiência inesquecível.
Os consumidores cada vez mais fazem parte da construção da marca da sua empresa, portanto, pensar estrategicamente e proporcionar uma experiência positiva traz inúmeros bons relacionamentos. Com esses gestos, a fidelidade dos clientes se torna mais fácil de ser alcançada, pois notamos um atendimento humanizado, que foi além do resolver o problema, chegando a superar a expectativa do cliente.
Antes o marketing era feito para os clientes, hoje ele é feito pelos clientes! (Autor desconhecido).