Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Tendências digitais que devem impactar o setor financeiro, segundo a Infosys

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Tendências digitais que devem impactar o setor financeiro, segundo a Infosys
Criado em 17 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Desde a sua implementação, em fevereiro de 2020, o Pix já registrou recordes mensais de movimentação, acima dos 600 milhões. O segmento representa uma mudança fundamental nas formas de pagamento digital, e empresas como a Infosys já preveem tendências com capacidade de se tornarem ainda mais populares. 


Segundo o presidente da empresa de tecnologia da informação, o movimento tem potencial para permanecer estável e crescente durante os próximos meses, apresentando disrupções e jornadas consolidadas por pelo menos mais 5 anos.  


Para o consumidor, o contínuo desenvolvimento de tecnologias facilitadoras do controle dentro do mercado financeiro representa um potencial para a aquisição de autonomia e liberdade, antes dificilmente acessível. As tendências previstas pela Infosys incluem grande participação e foco no consumidor.


Biometria

Com o uso de tecnologias que possibilitam a leitura de impressões digitais ou reconhecimento facial, já é possível realizar transações mais seguras, por meio de aplicativos para smartphone. Com o desenvolvimento contínuo e a aplicação dessas tecnologias às transações diárias, será possível facilitar, agilizar e tornar as transações mais fisicamente e financeiramente seguras. 


Pagamentos sem fricção

Será cada vez mais fácil executar pagamentos diversos. Com tecnologias como a biometria, o Pix e o QR Code, os pagamentos tendem a se tornar praticamente instantâneos e seguros. Algumas empresas estão, por exemplo, desenvolvendo novas tecnologias para a compra, como carrinhos que identificam automaticamente os itens escolhidos e oferecem pagamento via carteira digital.


Diminuição de intermediadores

Segundo a Infosys, a redução da necessidade de intermediadores seguirá com forte intensidade. Com as chamadas DeFi, ou finanças descentralizadas, a facilidade nas transações diretas, peer to peer, tende a crescer, e os mecanismos para tal se tornaram mais acessíveis.


Embedded finance

E aproveitando das facilidades encontradas no ecossistema do open finance, as instituições financeiras têm alto interesse na criação e oferta de produtos que tornam a experiência mais completa. As finanças embarcadas incluem serviços, como, por exemplo, a oferta de seguros baseados na compra de serviços e produtos como passagens aéreas. Tudo de maneira instantânea e baseada nos hábitos de consumo do cliente. 


Cripto

Desde a criação do Bitcoin e das criptomoedas, tem se tornado um ativo digital cada vez mais procurado, e cada vez com mais foco no investimento de instituições financeiras. É esperado que o uso das mesmas se torne mais comum, sendo beneficiado pelas tecnologias DLT e DeFi, aplicações de contratos inteligentes, o esforço para a regulamentação empregado pelo Banco Central, investimento de Exchange e outras tecnologias voltadas para segurança, como Crypto Secure, e serviços oferecidos por plataformas, por exemplo. 


A continuidade no movimento de digitalização das finanças mundiais está garantida pelo mercado, pelo avanço tecnológico e pelo interesse da população. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), até o final deste ano, o Pix pode superar um volume de R$ 3 trilhões transacionados por pagamentos digitais. Acompanhando a modalidade, diversas outras tendem a surgir com igual sucesso transformando cada vez mais as empresas financeiras que precisarão contar com ambientes de inovação. 


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios