Diante das novas perspectivas da educação, em que a tecnologia passa a ser a ferramenta, que mais aproxima professor e aluno do aprender e do ensinar, ao mesmo tempo nos desafia a romper com o paradigma de uma educação presencial, que aconteçe em um espaço, na presença do professor e dos alunos para uma educação virtual, com o uso de aplicativos nos celulares e computadores que permitem se ver, mas não se tocar. E, ainda, precisamos acreditar na educação como socialmente transformadora.
A tecnologia se tornou, hoje, essencial para a transformação de saberes, por isso tanto alunos como professores precisam se apropriar de nossos conhecimentos, dominar novas ferramentas metodológicas. O avanço das tecnologias possibilitou a criação de ferramentas que permitem maior disponibilidade de informações, mas também gerou incertezas, medos, angústias. E por que? Porque o professor é um profissional extremamente preocupado com a aprendizagem dos alunos. Tudo que gera desconforto e na certeza da aprendizagem inquietam ao professor.
O que dizer nesses tempos de novos desafios para o professor de uma geração em que a tecnologia não fazia parte da sua metodologia de trabalho? Não tenha medo, acredite na sua capacidade de aprendizagem e lembre-se você é um eterno aprendiz e é isso que o torna mais forte na sua profissão. Nesses novos tempos o aluno te admira mais e mais e por isso o professor se torna essencial e cada vez mais respeitado pela comunidade escolar.
Neste sentido, vamos considerar cinco dicas essenciais para te ajudar professor para ver a tecnologia como sua aliada no processo ensino e aprendizagem.
1ª Sem medo de dominar a tecnologia o professor precisa se permitir aprender. Não encontrar barreiras, não colocar empecilhos, pensamentos do tipo: no meu tempo..., esse tempo já passou... Hoje as tecnologias são necessárias. A aprendizagem é constante, quando queremos aprender. Busque, tente, saia da sua zona de conforto e busque os prazeres das tecnologias na educação.
2ª Uso das ferramentas tecnológicas como metodologia de ensino devem ser vistas sob a ótica de ferramenta metodológica que possibilita a interação digital dos educandos com os conteúdos. O professor passa a ser visto como quem domina o conteúdo e a ferramenta tecnológica como mediadora de interação entre professor e aluno na utilização de esquemas mentais de aprendizagem.
3ª Se identifique com a aprendizagem do aluno é necessário não demonstrar ao aluno negatividade em relação ao uso das tecnologias. É importante o aluno pensar que as ferramentas metodológicas são suas auxiliares no processo de aprender e que toda a tecnologia demandará a presença do conhecimento do professor.
4ª Se reencante pela educação a educação tecnológica não veio para substituir os saberes do professor, mas carrega, em si, a possibilidade do professor se reinventar, na sua profissão, descobrindo que é imprescindível no filtro dos saberes científicos necessários para a aprendizagem do aluno.
5ª Mantenha-se positivo frente as adversidades e cuide da sua mente os novos desafios sempre nos geram desconfortos. Por isso, mantenha positivo frente as novas aprendizagens e peça ajuda para descobrir as possibilidades tecnológicas. Na aprendizagem, como o aluno precisa do professor, o professor também precisa de outros para aprender. Não tenha medo, peça ajuda, faça cursos, seja incansável com a sua aprendizagem, como és incansável com a aprendizagem do aluno.
Com isso, professor a tecnologia não é somente um recurso didático inovador, para não cair no uso da tecnologia como mudanças temporárias da nossa prática educativa. É preciso entender que a tecnologia são recursos didáticos que permeia as práticas do ensinar e aprender, integrando valores e competências na aprendizagem. Contudo é possível pensar em tecnologia, inovação e educação?