Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Cinco dicas para pensar sobre o processo de ensino e aprendizagem pela tecnologia

avatar ELIZANDRA FIORIN SOARES
Elizandra Fiorin Soaresfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Cinco dicas para pensar sobre o processo de ensino e aprendizagem pela tecnologia
Criado em 04 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

            Diante das novas perspectivas da educação, em que a tecnologia passa a ser a ferramenta, que mais aproxima professor e aluno do aprender e do ensinar, ao mesmo tempo nos desafia a romper com o paradigma de uma educação presencial, que aconteçe em um espaço, na presença do professor e dos alunos para uma educação virtual, com o uso de aplicativos nos celulares e computadores que permitem se ver, mas não se tocar. E, ainda, precisamos acreditar na educação como socialmente transformadora.

            A tecnologia se tornou, hoje, essencial para a transformação de saberes, por isso tanto alunos como professores precisam se apropriar de nossos conhecimentos, dominar novas ferramentas metodológicas. O avanço das tecnologias possibilitou a criação de ferramentas que permitem maior disponibilidade de informações, mas também gerou incertezas, medos, angústias. E por que? Porque o professor é um profissional extremamente preocupado com a aprendizagem dos alunos. Tudo que gera desconforto e na certeza da aprendizagem inquietam ao professor.

O que dizer nesses tempos de novos desafios para o professor de uma geração em que a tecnologia não fazia parte da sua metodologia de trabalho? Não tenha medo, acredite na sua capacidade de aprendizagem e lembre-se você é um eterno aprendiz e é isso que o torna mais forte na sua profissão. Nesses novos tempos o aluno te admira mais e mais e por isso o professor se torna essencial e cada vez mais respeitado pela comunidade escolar.

Neste sentido, vamos considerar cinco dicas essenciais para te ajudar professor para ver a tecnologia como sua aliada no processo ensino e aprendizagem.

1ª Sem medo de dominar a tecnologia o professor precisa se permitir aprender. Não encontrar barreiras, não colocar empecilhos, pensamentos do tipo: no meu tempo..., esse tempo já passou... Hoje as tecnologias são necessárias. A aprendizagem é constante, quando queremos aprender. Busque, tente, saia da sua zona de conforto e busque os prazeres das tecnologias na educação.

2ª Uso das ferramentas tecnológicas como metodologia de ensino devem ser vistas sob a ótica de ferramenta metodológica que possibilita a interação digital dos educandos com os conteúdos. O professor passa a ser visto como quem domina o conteúdo e a ferramenta tecnológica como mediadora de interação entre professor e aluno na utilização de esquemas mentais de aprendizagem.

3ª Se identifique com a aprendizagem do aluno é necessário não demonstrar ao aluno negatividade em relação ao uso das tecnologias. É importante o aluno pensar que as ferramentas metodológicas são suas auxiliares no processo de aprender e que toda a tecnologia demandará a presença do conhecimento do professor.

4ª Se reencante pela educação a educação tecnológica não veio para substituir os saberes do professor, mas carrega, em si, a possibilidade do professor se reinventar, na sua profissão, descobrindo que é imprescindível no filtro dos saberes científicos necessários para a aprendizagem do aluno.

5ª Mantenha-se positivo frente as adversidades e cuide da sua mente os novos desafios sempre nos geram desconfortos. Por isso, mantenha positivo frente as novas aprendizagens e peça ajuda para descobrir as possibilidades tecnológicas. Na aprendizagem, como o aluno precisa do professor, o professor também precisa de outros para aprender. Não tenha medo, peça ajuda, faça cursos, seja incansável com a sua aprendizagem, como és incansável com a aprendizagem do aluno.

Com isso, professor a tecnologia não é somente um recurso didático inovador, para não cair no uso da tecnologia como mudanças temporárias da nossa prática educativa. É preciso entender que a tecnologia são recursos didáticos que permeia as práticas do ensinar e aprender, integrando valores e competências na aprendizagem. Contudo é possível pensar em tecnologia, inovação e educação?

avatar ELIZANDRA FIORIN SOARES
Elizandra Fiorin Soares
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1965 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?