Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Cinco atitudes para manter os relacionamentos na crise.

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonesefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Cinco atitudes para manter os relacionamentos na crise.
Criado em 03 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Durante uma crise, os líderes que conseguiram desenvolver uma cultura de relacionamento produtivos e confiança, estarão mais preparados para dar prioridade às emergências do momento.

Diante dessa situação de absoluta  incerteza como essa que estamos vivendo com o novo coronavirus, é muito importante que o Líder adote essas cinco atitudes:

1. Enfrente as emoções

Reconhecer e gerenciar as emoções as suas e as dos outros podem ajudar na  construção da resiliência individual e da equipe, mantendo as pessoas em segurança e então voltar ao normal (ou ao novo normal). Pessoas num estado emocional desequilibrado não funcionam bem, não tomam boas decisões e não se conectam com os outros.  Faça tudo o que  puder para reduzir o estresse emocional das pessoas. Solicite aquilo que é importante! Não perca tempo estressando a equipe com reuniões e atividades desnecessários. O simples é tudo nesse momento!  

2. Mostre respeito

Trate as pessoas com consideração sincera e preocupação genuína. Você pode mostrar isso, prestando atenção, ouvindo e respondendo ao que elas estão dizendo para você e,  também, preste atenção àquilo que não é dito com palavras, mas está estampado no rosto e na voz delas. Sensibilidade!

3. Crie  conexões  - Crie um senso de lealdade e coragem  diante da crise, focando no que é importante para as pessoas.

4. Seja positivo Lembre-se de que a atitude do líder é contagiosa. Líderes são precursores de esperança. Nas crises, uma atitude otimista mantém as pessoas em movimento.

5. Mantenha a perspectiva  - Durante a crise, os líderes geralmente se concentram na turbulência emocional de seus subordinados diretos e de outras pessoas na organização, mas é igualmente importante que os líderes, também, cuidem de si próprio. Fique atento à sua própria turbulência emocional, dos efeitos em seu comportamento e na sua habilidade de liderança.

Referências:  Gene Klann, Livro Crisis Leadership.

 

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonese
Coordenadora estadual da estratgia de educao empreendedora no SEBRAE-PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4732 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?