Durante uma crise, os líderes que conseguiram desenvolver uma cultura de relacionamento produtivos e confiança, estarão mais preparados para dar prioridade às emergências do momento.
Diante dessa situação de absoluta incerteza como essa que estamos vivendo com o novo coronavirus, é muito importante que o Líder adote essas cinco atitudes:
1. Enfrente as emoções
Reconhecer e gerenciar as emoções as suas e as dos outros podem ajudar na construção da resiliência individual e da equipe, mantendo as pessoas em segurança e então voltar ao normal (ou ao novo normal). Pessoas num estado emocional desequilibrado não funcionam bem, não tomam boas decisões e não se conectam com os outros. Faça tudo o que puder para reduzir o estresse emocional das pessoas. Solicite aquilo que é importante! Não perca tempo estressando a equipe com reuniões e atividades desnecessários. O simples é tudo nesse momento!
2. Mostre respeito
Trate as pessoas com consideração sincera e preocupação genuína. Você pode mostrar isso, prestando atenção, ouvindo e respondendo ao que elas estão dizendo para você e, também, preste atenção àquilo que não é dito com palavras, mas está estampado no rosto e na voz delas. Sensibilidade!
3. Crie conexões - Crie um senso de lealdade e coragem diante da crise, focando no que é importante para as pessoas.
4. Seja positivo Lembre-se de que a atitude do líder é contagiosa. Líderes são precursores de esperança. Nas crises, uma atitude otimista mantém as pessoas em movimento.
5. Mantenha a perspectiva - Durante a crise, os líderes geralmente se concentram na turbulência emocional de seus subordinados diretos e de outras pessoas na organização, mas é igualmente importante que os líderes, também, cuidem de si próprio. Fique atento à sua própria turbulência emocional, dos efeitos em seu comportamento e na sua habilidade de liderança.
Referências: Gene Klann, Livro Crisis Leadership.