Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

ChatGPT gera uma ameaça ou pode ajudar os corretores de imóveis?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
ChatGPT gera uma ameaça ou pode ajudar os corretores de imóveis?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 28 ABR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O ano de 2023 se desenvolve com a notoriedade que a tecnologia tem ganhado (ainda mais) entre as pessoas. Isso porque a inteligência artificial avançou muito, e, hoje, o grande ápice desse segmento é o ChatGPT. Antes de tudo, é preciso explicar, para quem não saiba, que o ChatGPT é um software produzido pela empresa OpenAI. 


Ele foi lançado no fim do ano passado, com o objetivo de criar uma comunicação similar a do ser humano. Ele usa um banco de dados e técnicas para produzir conteúdos dos mais variados assuntos. Uma febre entre todos, que gera dúvidas e questionamentos em profissionais de diversas áreas. Por isso, muitos podem pensar que os empregos estão ameaçados. Mas não é bem assim.


Pelo menos em curto e médio prazo, não será possível substituir o trabalho humano por essa inteligência. A ferramenta precisa ser instruída para que algo seja criado. Então, quem é do setor imobiliário pode ficar tranquilo, já que o corretor tem funções importantíssimas, como fazer a ponta para que uma negociação seja concluída ou ser bem persuasivo durante a venda.


Características como emoção e intuição são intrínsecas ao ser humano, tanto para o profissional quanto para o cliente, principalmente se o consumidor for comprar determinado imóvel com o objetivo de residir nele. Certamente há muito sentimento envolvido, e somente um ser humano é capaz de realizar uma abordagem personalizada.


Mas isso não impede que essa tecnologia possa ser usada como uma grande aliada. Na verdade, é bem provável que o ChatGPT facilite a vida do corretor. Esse programa pode otimizar alguns processos que estão presentes na profissão. Veja abaixo alguns exemplos:


  • Conferência inicial de informações sobre como estão os preços de imóveis em determinada região.

  • Produção de textos para serem publicados nos próprios portais.

  • Identificação sobre o crescimento imobiliário em alguma cidade.

  • Criação de listas personalizadas para ter uma abordagem mais assertiva com os clientes.

Outro ponto em que a tecnologia pode ajudar o profissional é fazer o direcionamento correto sobre determinada burocracia. Pode-se questionar sobre como fazer uma atividade administrativa, e a dúvida do especialista ser sanada.


Além disso, é possível que o corretor consiga extrair da ferramenta como conseguir ter os lucros potencializados, seja investindo ou abrindo uma própria empresa. Uma das opções é pedir ao chat todas as informações necessárias sobre como fazer uma capitalização e entender como está o mercado financeiro.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios