Escrito por Tim Brown, CEO e presidente da IDEO - uma das mais inovadoras empresas do planeta - o livro conta o que é, para que serve, e como implementar as práticas do Design Thinking nas organizações.
O próprio sumário é um bom resumo do livro e, como poderia se esperar do autor, ele inovou oferecendo também um sumário diferente - um mapa mental - facilitando identificar as relações entre as diferentes partes do texto.
O autor não se cansa de repetir que o Design Thinking consiste em três etapas: inspiração, ideação e implementação.
Mais inspiradora que técnica, a leitura repleta de cases e exemplos é perfeitamente adequada para líderes empresariais que buscam inovar.
Algumas observações selecionadas do texto:
- O objetivo do design thinking é traduzir observações em insights e insights em produtos e serviços que irão melhorar vidas.
- O pensamento divergente cria opções e o convergente faz escolhas.
- O objetivo da prototipagem não é criar um modelo funcional.
- O tempo (prazo) para gerar o primeiro protótipo é uma boa medida da vitalidade de uma cultura de inovação.
- Usuários extremos - especialistas, aficionados, fanáticos - geralmente são a chave para ideias inspiradoras.
O consultor Steven J. Spears observou as práticas gerenciais na Toyota, identificando um nível de colaboração entre líderes e empregados inimaginável no ocidente. Ele identificou quatro princípios fundamentais no treinamento de imersão usado pela empresa para obter esse resultado de colaboração:
- Não há substituto para a observação direta.
- Mudanças propostas devem sempre ser estruturadas como experimentos.
- Trabalhadores e gerentes devem fazer experiências tão frequentemente quanto possível.
- Gerentes devem orientar e não fazer.
O livro
Brown, Tim. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins Publishers, New York, NY. USA. 1th ed. 2009. (Inglês)
__________________________________
PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. Curta e compartilhe os artigos!