Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Comentários sobre o livro - Change by Design

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmannfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Comentários sobre o livro - Change by Design
Criado em 10 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Escrito por Tim Brown, CEO e presidente da IDEO - uma das mais inovadoras empresas do planeta - o livro conta o que é, para que serve, e como implementar as práticas do Design Thinking nas organizações.

O próprio sumário é um bom resumo do livro e, como poderia se esperar do autor, ele inovou oferecendo também um sumário diferente - um mapa mental - facilitando identificar as relações entre as diferentes partes do texto.

O autor não se cansa de repetir que o Design Thinking consiste em três etapas: inspiração, ideação e implementação.

Mais inspiradora que técnica, a leitura repleta de cases e exemplos é perfeitamente adequada para líderes empresariais que buscam inovar.

Algumas observações selecionadas do texto:

  • O objetivo do design thinking é traduzir observações em insights e insights em produtos e serviços que irão melhorar vidas.
  • O pensamento divergente cria opções e o convergente faz escolhas.
  • O objetivo da prototipagem não é criar um modelo funcional.
  • O tempo (prazo) para gerar o primeiro protótipo é uma boa medida da vitalidade de uma cultura de inovação.
  • Usuários extremos - especialistas, aficionados, fanáticos - geralmente são a chave para ideias inspiradoras.

O consultor Steven J. Spears observou as práticas gerenciais na Toyota, identificando um nível de colaboração entre líderes e empregados inimaginável no ocidente. Ele identificou quatro princípios fundamentais no treinamento de imersão usado pela empresa para obter esse resultado de colaboração:

  1. Não há substituto para a observação direta.
  2. Mudanças propostas devem sempre ser estruturadas como experimentos.
  3. Trabalhadores e gerentes devem fazer experiências tão frequentemente quanto possível.
  4. Gerentes devem orientar e não fazer.

O livro

Brown, Tim. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins Publishers, New York, NY. USA. 1th ed. 2009. (Inglês)

 

__________________________________

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. Curta e compartilhe os artigos!

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmann
Especialista em indicadores de desempenho e benchmarking. Ajudo na seleção, padronização, apresentação, uso e interpretação de indicadores de desempenho, para identificar oportunidades de melhorias e estabelecer metas mais eficazes. Autor do livro "Indicadores de RH como Ferramenta de Gestão: obtendo e comunicando resultados".favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1601 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?