Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Certificado digital para emitir Nota Fiscal eletrônica

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castrofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Certificado digital para emitir Nota Fiscal eletrônica
Criado em 22 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Mas, o que é certificado digital?

Ele funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas, garantindo autenticidade das informações e com validade jurídica. E permite identificar a confidencialidade da empresa em transações eletrônicas assinadas virtualmente, evitando possíveis fraudes, garantindo também muita agilidade em todos os processos.


E existem alguns tipos de certificado digital NFe e cada um tem um papel diferente:

  • Certificado Digital para Pessoa Física e-CPF: É a identidade da pessoa física no ambiente eletrônico, uma versão digital do CPF. Pode ser utilizado na assinatura de documentos digitais e comunicação com a Receita Federal do Brasil. Tudo com validade jurídica.

  • Certificado Digital para Empresas e-CNPJ:  é uma versão digital do CNPJ para que empresas possam autenticar de forma legal documentos e transações em sistemas privados e/ou públicos. Essa versão é vinculada diretamente com a Receita Federal, e permite a assinatura de documentos que representem a empresa.

  • Certificado Digital para Emissão de Nota Fiscal NF-e: pode ser atribuído a qualquer funcionário da empresa, permitindo ao empresário nomear o responsável pela emissão das notas fiscais sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e senha.


Para a emissão de NF-e e e-CNPJ, temos dois modelos:

A1: No formato de dispositivo móvel, ele não necessita de token ou smart card. Por isso, podem ser instalados no computador principal e também nos auxiliares.

A3:É armazenado em um token ou smartcard. Para que mais de um computador esteja liberado para utilizar, é preciso informar uma senha específica.


Para quem é indicado o certificado digital?

Hoje, a emissão do certificado digital é totalmente obrigatória para todas as empresas que precisarem emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e). A certificação também é exigida para todas as empresas inscritas no Lucro Real e Lucro Presumido, uma vez que grande parte das declarações feitas de forma mensal ou anual devem ser feitas por meio do certificado digital.  

Outra obrigatoriedade do uso do certificado digital é a exigência para empresas inscritas no Simples Nacional que possuem mais de três funcionários.


Como emitir seu certificado digital?

Com o Emita Já, você pode renovar ou emitir o seu certificado digital com segurança e de uma forma simples e rápida.


Informações sobre empreendedorismo

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! Inclusive, vem assistir o vídeo sobre o Certificado Digital!

O programa é feito pela vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. Vem fazer um teste gratuito.

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castro
Funcionária na vhsysfavorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7440 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?