Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Centros de Inovação e seu potencial de criar soluções

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Centros de Inovação e seu potencial de criar soluções
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Centro de inovação é uma comunidade (física ou virtual) que promove cultura inovadora e empreendedora, capacita pessoas para negócios e conecta agentes de inovação. Além disso, acomoda empreendedores inovadores, startups, profissionais liberais e laboratórios de PD&I por tempos limitados. 


Em seu tempo de estadia em um Centro de Inovação, o empreendedor recebe assessoria para desenvolver, prototipar, produzir e comercializar seu produto, processo ou serviço com alto valor agregado.

O centro de inovação oferece um espaço físico, infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor a fim de qualificar, facilitar e acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores. Pode ser visto como uma estrutura intermediária entre uma incubadora de empresas e um parque tecnológico. 


Oferece um leque maior de serviços e atividades do que uma incubadora e se diferencia de um parque, sobretudo, por não fazer gestão imobiliária de áreas para instalação de grandes empresas. Seu tamanho e custo operacional também são intermediários.


Para incentivar a inovação, é comum que diferentes agentes se reúnam em um ambiente mesclado, onde eles podem trocar ideias e experiências para encontrar soluções únicas, que não seriam possíveis em um trabalho individual. Mas não pense que o centro se trata apenas de um espaço físico. É um ambiente que reúne as condições ideais para motivar, informar e conduzir seus participantes a compartilharem e cocriarem.


Em outras palavras, não basta colocar empresas e startups juntas em um mesmo local para que elas realmente comecem a trabalhar colaborativamente. Para a criação de soluções inovadoras e criativas é preciso oferecer a elas os incentivos e instrumentos para isso, começando por uma cultura de inovação em comum. Esse é o proposito do Centro de Inovação.


      - Inovação é um esporte de equipe! Não houve apenas uma pessoa que pensou tudo e fez a Google. Foi o trabalho de muitos. Também não podemos ficar dependendo sempre dos mesmos atores ou dos velhos terrenos de troca conhecidos, é preciso ir além dessas fronteiras para inovar (HWANG; HOROWITZ, 2016).


Não faltam ideias inovadoras nos centros de inovação, no Brasil, temos alguns exemplos de centros consolidados, como por exemplo, o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da GS1 Brasil. A sede da GS1 Brasil está localizada em Pinheiros, na capital de São Paulo e abriga o CIT, um espaço onde são demonstradas tecnologias inovadoras para empresas de toda a cadeia de abastecimento. 


A Google também se faz presente, o Google Startups é o projeto de Centro de Inovação da gigante da internet, Google. Ele conta com vários Campus ao redor do mundo, estando presente em 125 países. O grande diferencial desse projeto é permitir que startups se reúnam para solucionar problemas complexos, oferecendo acesso aos recursos do Google. Além das startups, aceleradoras também participam do projeto, colaborando na estratégia para escalar negócios.


Com participantes de diversas áreas o Bradesco criou o centro de inovação InovaBra, que tem o objetivo de promover inovação dentro e fora da organização, por meio do trabalho colaborativo com outras empresas, startups, investidores e mentores. No InovaBra, estão presentes startups com foco nos segmentos de turismo, agricultura, mobilidade urbana, recursos humanos, soluções para varejo, entre outras.


Na criação de um centro de inovação, a grande vantagem é a confluência de agentes com características heterogêneas. No entanto, para que esses agentes possam trabalhar juntos de maneira eficiente, é preciso haver uma infraestrutura que viabilize a colaboração. E é ai que entram os centros de inovação, com a missão de disseminar a cultura da inovação eles podem ser a chave para desenvolvimento de seus serviços ou produtos.


Quer saber mais sobre centro de inovação, ecossistema de inovação e ideias inovadoras? Acompanhe os conteúdos da comunidade!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios