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Cautela: o antídoto para uma comunicação saudável no mundo da extimidade

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Cautela: o antídoto para uma comunicação saudável no mundo da extimidade
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                Você costuma falar sobre a sua história, o seu produto ou marca? Não só para o cliente à sua frente, mas nos diferentes palcos que temos hoje à disposição e escalam as nossas informações? Se você empreende, mas ainda não ocupa espaços como videocasts, podcasts, palcos 360 graus, redes sociais ou o metaverso, por exemplo, faço aqui um convite para que você se comunique bem! Um convite para perder o medo do julgamento em rede e encarar o processo de desenvolvimento da sua comunicação para o presente e para o futuro!

                 Já não importam mais os meios para se comunicar, pois são inúmeros, mas a maneira como você se conecta com o público consumidor. E é neste ponto que precisamos refletir sobre a extimidade. Já ouviu falar deste termo? Vivemos em época de exploração, nem sempre permitida, das nossas ideias, visões de mundo e escolhas cotidianas. O fenômeno contemporâneo da extimidade, que já é real e apontado como tendência, traz a exibição da intimidade como valor para ser visto, ouvido e/ou reconhecido, colocando em xeque a separação entre a esfera pública e a esfera privada. Mas, atenção: nem toda tendência serve para você e precisa ser uma regra para escalar a comunicação sobre o seu empreendimento.

               Depois de 22 anos trabalhando a imagem pública como jornalista, proponho a você refletir sobre as estratégias de sucesso, principalmente quando estas receitas vêm acompanhadas da expressão você tem que. Antes de qualquer decisão de postar um vídeo ou campanha, por exemplo, a cautela para avaliar o que você vai falar e expor a um público em rede é imprescindível. Não, não precisamos nos expor 24 horas e nem mesmo mostrar todas as áreas da nossa vida para alcançarmos conexões de sucesso.

              Além de cautela, proponho o estudo da comunicação. Como toda habilidade, o comunicar também é matéria a ser aprendida e exercitada. Somente desta forma você poderá construir uma comunicação que seja permanente, assertiva e autêntica!

             E o mais importante: uma comunicação que você tenha orgulho de fazer! Como o melhor porta-voz da sua história, você tem o poder de escolher as temáticas que deseja explorar e quando vai comunicar! Há inúmeros exemplos de profissionais famosos que adoecem por não terem o tempo necessário para pensar e desenvolver as suas habilidades comunicacionais e de trato com o público em rede.

            Como consequência da exposição exacerbada e mal pensada, tivemos recentemente testemunhos de figuras públicas adoecidas que tomaram a decisão de limitar a extimidade ou a exploração da intimidade em rede. O ator Tom Holland, do filme Homem-Aranha, anunciou uma pausa nas redes sociais para cuidar da saúde mental. O ator declarou ao portal G1, da Globo, que se sente sufocado pelo que lê a seu respeito na internet, como se estivesse preso em uma espiral".  

           Em 2021, a ansiedade social, transtorno caracterizado pelo medo de se sentir envergonhado ou humilhado em situações sociais, tirou de cena a tenista japonesa Naomi Osaka. Após se recusar a dar entrevistas coletivas, a direção de Roland Garros aplicou multas para a atleta que, logo depois, desistiu do torneio. Seres públicos ou anônimos precisam saber exatamente as consequências e transformações que terão na vida integral à medida em que suas histórias de tornam conhecidas. É o caso, por exemplo, de quem empreende e fala pelo seu negócio. Portanto, deixo algumas sugestões para que você reflita e possa adotar no seu dia a dia para uma comunicação saudável:

 

1.      Tenha consciência de que informação é energia de transformação, para o bem ou para o mal. É alimento ou veneno para o ser humano. Portanto, seja responsável pelos conteúdos que cria ou compartilha. Cheque dados e informações quantas vezes achar necessário e procure fontes de informação confiáveis.

2.      Busque o autoconhecimento para alavancar a sua comunicação: conhece-te a ti mesmo, o aforismo tão antigo ainda traz verdades no mundo contemporâneo. Busque se enxergar verdadeiramente, aceitar e desenvolver seus pontos de vulnerabilidade.

3.      Exercícios de corporeidade e mindfulness: crie o hábito de tratar corpo e mente, diariamente. Comunicar-se bem na era da exigência de naturalidade requer uma boa relação com o seu corpo e a sua mente. A maneira como nos relacionamos com o nosso organismo afeta diretamente a nossa comunicação, justamente porque a comunicação não verbal é responsável por mais de 60% do que falamos ao outro.

4.      Desenvolvimento da empatia: no passado, para chamar a atenção através da fala, bastavam os monólogos bem escritos e um comunicador de voz marcante. Tínhamos um público muito mais passivo e distante do comunicador. Na atualidade, o comunicador que não estabelece o diálogo com a sua plateia, com frequente interação, não se comunica efetivamente. Portanto, a prática da empatia é um ingrediente fundamental no processo de exposição contemporânea. Sair do pedestal de comunicador para transitar no eixo da troca de informações com o público, estabelecendo gatilhos de conexão durante a fala, tem sido a melhor saída para manter a atenção de um público multiconectado.

5.      Autogestão digital: no intuito de prevenir doenças mentais e físicas, faz-se indispensável a autogestão digital. Como escolha a favor da saúde humana, devemos determinar limites de horas em frente às tecnologias, além de limites relacionados à exposição da intimidade. Como forma de manter a sanidade mental e corporal, todo indivíduo que se expõe precisa dos seus espaços íntimos e de horas de descanso para a recuperação do assédio consequente do ser público. A digitalização da vida não deve anular a consciência de quem está no comando das escolhas a seguir: o ser humano, o profissional comunicador.

               E então? Você já havia pensado em usar as sugestões acima como ferramentas para se comunicar bem nos dias atuais? Posso te garantir, depois de duas décadas interagindo com o público, que é sim possível manter a saúde e o equilíbrio em rede e, ao mesmo tempo, expor o seu negócio e suas experiências para o mundo! Ótima jornada na comunicação para você e, qualquer dúvida, estou aqui pra te ajudar!  

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Thays Maria Beleze Costa
Sou jornalista, especialista em Comunicação Organizacional, Tendências e Inovação, Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness. Atuo há 22 anos na área da comunicação, sendo que por 18 anos trabalhei especificamente no mercado televisivo como âncora, repórter, editora e gestora de equipes de jornalismo. Passei boa parte da minha carreira na RPCTV, afiliada Rede Globo, nos telejornais Bom Dia Paraná, ParanáTV 1ª Edição e ParanáTV 2ª Edição. No início de 2016 aceitei um novo desafio e fui responsável pela mudança da linguagem do jornal diário da Rede Massa/SBT, o SBT Paraná, onde trabalhei como editora e apresentadora. Como reconhecimento deste trabalho, fui escolhida como a melhor apresentadora de TV da região Sul do Brasil em 2016 e 2018. Meu mais recente trabalho em TV foi em 2021 com a produção e apresentação do reality show gastronômico da RecordTV, A Grande Batalha de Receitas! Realizo entrevistas, Lives e documentários para ambientes corporativos. Trabalho ainda com mentorias e na direção de performance de profissionais que precisam estar prontos para se comunicar com naturalidade e assertividade, presencialmente ou no mundo on-line. favorite_outline Seguir Perfil
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