Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Cautela: o antídoto para uma comunicação saudável no mundo da extimidade

avatar THAYS MARIA BELEZE COSTA
Thays Maria Beleze Costafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Cautela: o antídoto para uma comunicação saudável no mundo da extimidade
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 08 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

                Você costuma falar sobre a sua história, o seu produto ou marca? Não só para o cliente à sua frente, mas nos diferentes palcos que temos hoje à disposição e escalam as nossas informações? Se você empreende, mas ainda não ocupa espaços como videocasts, podcasts, palcos 360 graus, redes sociais ou o metaverso, por exemplo, faço aqui um convite para que você se comunique bem! Um convite para perder o medo do julgamento em rede e encarar o processo de desenvolvimento da sua comunicação para o presente e para o futuro!

                 Já não importam mais os meios para se comunicar, pois são inúmeros, mas a maneira como você se conecta com o público consumidor. E é neste ponto que precisamos refletir sobre a extimidade. Já ouviu falar deste termo? Vivemos em época de exploração, nem sempre permitida, das nossas ideias, visões de mundo e escolhas cotidianas. O fenômeno contemporâneo da extimidade, que já é real e apontado como tendência, traz a exibição da intimidade como valor para ser visto, ouvido e/ou reconhecido, colocando em xeque a separação entre a esfera pública e a esfera privada. Mas, atenção: nem toda tendência serve para você e precisa ser uma regra para escalar a comunicação sobre o seu empreendimento.

               Depois de 22 anos trabalhando a imagem pública como jornalista, proponho a você refletir sobre as estratégias de sucesso, principalmente quando estas receitas vêm acompanhadas da expressão "você tem que". Antes de qualquer decisão de postar um vídeo ou campanha, por exemplo, a cautela para avaliar o que você vai falar e expor a um público em rede é imprescindível. Não, não precisamos nos expor 24 horas e nem mesmo mostrar todas as áreas da nossa vida para alcançarmos conexões de sucesso.

              Além de cautela, proponho o estudo da comunicação. Como toda habilidade, o comunicar também é matéria a ser aprendida e exercitada. Somente desta forma você poderá construir uma comunicação que seja permanente, assertiva e autêntica!

E o mais importante: uma comunicação que você tenha orgulho de fazer! Como o melhor porta-voz da sua história, você tem o poder de escolher as temáticas que deseja explorar e quando vai comunicar! 

            Há inúmeros exemplos de profissionais famosos que adoecem por não terem o tempo necessário para pensar e desenvolver as suas habilidades comunicacionais e de trato com o público em rede.

             Como consequência da exposição exacerbada e mal pensada, tivemos recentemente testemunhos de figuras públicas adoecidas que tomaram a decisão de limitar a extimidade. O ator Tom Holland, do filme Homem-Aranha, anunciou uma pausa nas redes sociais para cuidar da saúde mental. O ator declarou ao portal G1, da Globo, que "se sente sufocado pelo que lê a seu respeito na internet, como se estivesse preso em uma espiral".  Em 2021, a ansiedade social, transtorno caracterizado pelo medo de se sentir envergonhado ou humilhado em situações sociais, tirou de cena a tenista japonesa Naomi Osaka. Após se recusar a dar entrevistas coletivas, a direção de Roland Garros aplicou multas para a atleta que, logo depois, desistiu do torneio.  

            Seres públicos ou anônimos precisam saber exatamente as consequências e transformações que terão na vida integral à medida em que suas histórias se tornam conhecidas. É o caso, por exemplo, de quem empreende e fala pelo seu negócio. Portanto, deixo algumas sugestões para que você reflita e possa adotar no seu dia a dia para uma comunicação saudável:

 

1.      Tenha consciência de que informação é energia de transformação, para o bem ou para o mal. É alimento ou veneno para o ser humano. Portanto, seja responsável pelos conteúdos que cria ou compartilha. Verifique dados e informações quantas vezes achar necessário e procure fontes de informação confiáveis.

2.      Busque o autoconhecimento para alavancar a sua comunicação: "conhece-te a ti mesmo", o aforismo tão antigo ainda traz verdades no mundo contemporâneo. Busque se enxergar verdadeiramente, aceitar e desenvolver seus pontos de vulnerabilidade.

3.      Exercícios de corporeidade e mindfulness: crie o hábito de tratar corpo e mente, diariamente. Comunicar-se bem na era da exigência de naturalidade requer uma boa relação com o seu corpo e a sua mente. A maneira como nos relacionamos com o nosso organismo afeta diretamente a nossa comunicação, justamente porque a comunicação não verbal é responsável por mais de 60% do que falamos ao outro.

4.      Desenvolvimento da empatia: no passado, para chamar a atenção através da fala, bastavam os monólogos bem escritos e um comunicador de voz marcante. Tínhamos um público muito mais passivo e distante do comunicador. Na atualidade, o profissional que não estabelece o diálogo com a sua plateia, com frequente interação, não se comunica efetivamente. Portanto, a prática da empatia é um ingrediente fundamental no processo de exposição contemporânea. Sair do pedestal de comunicador para transitar no eixo da troca de informações com o público, estabelecendo gatilhos de conexão durante a fala, tem sido a melhor saída para manter a atenção de um público multiconectado.

5.      Autogestão digital: no intuito de prevenir doenças mentais e físicas, faz-se indispensável a autogestão digital. Como escolha a favor da saúde humana, devemos determinar limites de horas em frente às tecnologias, além de limites relacionados à exposição da intimidade. Como forma de manter a sanidade mental e corporal, todo indivíduo que se expõe precisa dos seus espaços íntimos e de horas de descanso para a recuperação do assédio consequente do ser público. A digitalização da vida não deve anular a consciência de quem está no comando das escolhas a seguir: o ser humano, o profissional comunicador.

              E então? Você já havia pensado em usar as sugestões acima como ferramentas para se comunicar bem nos dias atuais? Posso te garantir, depois de duas décadas interagindo com o público, que é sim possível manter a saúde e o equilíbrio em rede e, ao mesmo tempo, expor o seu negócio e suas experiências para o mundo! 

Ótima jornada na comunicação para você e, qualquer dúvida, estou aqui pra te ajudar!  

avatar THAYS MARIA BELEZE COSTA
Thays Maria Beleze Costa
Sou jornalista, especialista em Comunicação Organizacional, Tendências e Inovação, Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness. Atuo há 22 anos na área da comunicação, sendo que por 18 anos trabalhei especificamente no mercado televisivo como âncora, repórter, editora e gestora de equipes de jornalismo. Passei boa parte da minha carreira na RPCTV, afiliada Rede Globo, nos telejornais Bom Dia Paraná, ParanáTV 1ª Edição e ParanáTV 2ª Edição. No início de 2016 aceitei um novo desafio e fui responsável pela mudança da linguagem do jornal diário da Rede Massa/SBT, o SBT Paraná, onde trabalhei como editora e apresentadora. Como reconhecimento deste trabalho, fui escolhida como a melhor apresentadora de TV da região Sul do Brasil em 2016 e 2018. Meu mais recente trabalho em TV foi em 2021 com a produção e apresentação do reality show gastronômico da RecordTV, A Grande Batalha de Receitas! Realizo entrevistas, Lives e documentários para ambientes corporativos. Trabalho ainda com mentorias e na direção de performance de profissionais que precisam estar prontos para se comunicar com naturalidade e assertividade, presencialmente ou no mundo on-line. favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5314 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?