Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

SEBRAE LANÇA CATALISA ICT: Iniciativa quer inserir pesquisadores científicos no mundo dos negócios

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
SEBRAE LANÇA CATALISA ICT: Iniciativa quer inserir pesquisadores científicos no mundo dos negócios
Criado em 26 OUT. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A expectativa é selecionar mil pesquisas com potencial inovador para transformá-las em negócios

O Sebrae apresentou na último dia 16/10 o Catalisa ICT, projeto que vai estimular o ingresso de pesquisadores acadêmicos no universo do empreendedorismo. A expectativa é que sejam selecionadas pelo menos mil pesquisas brasileiras com potencial de inovação. 

O Catalisa ICT é uma iniciativa de alcance nacional, que irá contemplar pesquisadores das 27 unidades da federação. A jornada de aceleração dos pesquisadores para o empreendedorismo terá quatro etapas: mobilização, capacitação, desenvolvimento e teste e tração. A primeira fase conta com a realização de workshops à distância envolvendo os ecossistemas estaduais de inovação, com a liderança dos Sebrae UFs, para mobilizar os pesquisadores a participarem. A segunda fase é voltada para educação empreendedora, na qual os pesquisadores serão apresentados a conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de serem apresentados a desafios de empresas e da sociedade. Nessa etapa, por meio de editais, haverá o fomento a planos de inovação apresentados pelos pesquisadores selecionados.

No terceiro momento, é hora de aplicar os conhecimentos e propor projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Serão abertos editais com aportes de recursos para criação de empresas. Na quarta e última fase, os resultados das empresas criadas serão impulsionados com ações de aproximação com investidores, para captação de capital empreendedor. O Catalisa pretende entregar ao país mais de mil pesquisas com potencial inovador, 270 planos de inovação, 135 projetos de PD&I e 130 pesquisadores atuando diretamente em micro e pequenos negócios.

O nome do projeto Catalisa ICT é justamente uma referência ao seu potencial de impulsionar negócios. Essa é uma proposta inédita do Sebrae para conectar pesquisadores e empresas, levantar problemas e trazer soluções das mais diversas naturezas. Existe uma enorme capacidade intelectual que é produzida em nossas universidades, e por isso engajar esses conhecimentos e transformar as produções em empresas com pleno funcionamento levará ao desenvolvimento econômico.

Pesquisadores das mais diversas áreas de atuação podem participar. O único requisito é que seja apresentada alguma proposta inovadora. A expectativa é dar luz a projetos que desenvolvam solução para saúde, alimentação, agronegócio, tecnologia da informação, comunicação, entre outras. A ideia é reunir o máximo de conhecimento acadêmico possível e transformar isso em negócios que respondam às necessidades da população.

Para mais informações sobre o Catalisa acesse.

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomo
Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1343 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?