O novo filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig, chegou aos cinemas em julho de 2023. Mesmo com sua chegada recente às telonas, o longa já se tornou um recordista de bilheteria entre os filmes da Warner Bros no Brasil. Batendo a marca de R$ 160 milhões em apenas dois finais de semana de exibição, Barbie superou o aclamado Coringa, de Todd Phillips, que detinha a marca de R$ 156 milhões. O sucesso do filme Barbie foi ocasionado diretamente pelas ações voltadas ao marketing antes mesmo da estreia do longa. Considerado um dos maiores cases de sucesso, cheio de planejamento e boas estratégias, Barbie representa a publicidade bem feita e promete gerar grande impacto para essa indústria. Com a divulgação do novo filme, inicialmente com o roteiro em segredo, especulou-se que o filme seria uma versão live action voltada para o público infantil. Ao longo do tempo, com os lançamentos de teasers e trailers, provou-se que o longa seria direcionado ao público adulto, trazendo a nostalgia e impactando gerações que já não brincavam há anos com a boneca. Apesar dos lançamentos de posters, trailers e até vazamentos de fotos das gravações, a história de Barbie não foi totalmente revelada. O mistério em torno do longa permaneceu até seu lançamento. Esse ponto foi fundamental para garantir o sucesso de bilheteria e gerar ainda mais interesse do público, ocasionando salas lotadas e sessões esgotadas desde o lançamento. Para além do mistério, o longa aborda temas relevantes para o público, sendo eles: cultura pop, nostalgia e principalmente a Barbie. Além de relevantes, os temas foram bem trabalhados durante toda a campanha de marketing. Barbie é um elemento marcante da cultura pop, possuindo marca forte e identidade bem definida desde o lançamento do brinquedo. Além disso, o filme traz pautas relevantes e modernas, inseridas no mundo da boneca, como discussões sobre padrão de beleza, carreira, papel da mulher na sociedade, entre outras. Tratando-se das oportunidades que esses temas proporcionaram ao fazer a divulgação, o marketing do filme foi feito de forma excepcional ao inserir o público dentro do mundo da Barbie, utilizando a Inteligência Artificial. Assim como a boneca vem para o mundo real no longa, a Warner Bros lançou uma ferramenta de IA que permitiu às pessoas recriar o cartaz do filme com suas fotos, incentivando ainda mais o compartilhamento sobre o tema. Permitir que as pessoas sintam familiaridade, conforto e sentimento de nostalgia ao assistir a cenas da boneca no telão e ações de publicidade foi fundamental ao longo da estratégia de marketing escolhida. Sendo essa uma opção cada vez mais utilizada em propagandas ao redor do mundo, o marketing de nostalgia desperta identificação, empatia e gera ainda mais interesse do público-alvo. Ao trazer todos esses elementos do filme para o mundo real através do marketing, o público se identificou ainda mais com a boneca mais famosa do mundo. Esse interesse resgatou o sonho antigo de se tornar uma Barbie, proporcionando diversas salas de cinema com o público caracterizado de rosa, além de diversos produtos temáticos voltados não só ao público infantil.Do Secreto à Nostalgia: A Campanha de Surpresas do Filme Barbie
Barbie e a Inteligência Artificial
A Barbie e o seu mundo rosa
Por fim, o sucesso de Barbie revelou-se para muito além das telonas. A escolha das ações de marketing foram fundamentais para garantir boa recepção e movimentação para o mundo do cinema. Todas as estratégias utilizadas nesse case devem ser estudadas futuramente em faculdades de marketing, em especial as que têm abordagem moderna, como a UNIFATECIE, entre outras.