Alguns empresários comentam que seus colaboradores não desempenham as funções que lhe competem, mas afinal, será que estão claras as atividades que precisam ser executadas?
Confira agora 5 passos que vão te ajudar a fazer o descritivo de cargos e funções da sua empresa!
Passo 1.
Imprima uma folha por colaborador(a) sobre a ferramenta que será utilizada, ela está em anexo nesse mesmo texto. Forneça a todos os colaboradores(as) canetas e se necessário conte com alguém externo para conduzir a atividade.
Passo 2.
Com um tempo aproximado de 15 minutos peça para que cada um reflita e responda o primeiro quadro da ferramenta:
Passo 3.
Identifique se eles estão conscientes de todas as atividades que precisam ser executadas. Em tópicos, peça para que cada um descreva seus afazeres, assinalando em diário, semanal, quinzenal ou mensal.
Cuidado para não esquecer de nenhuma atividade! Para evitar esquecimentos essa lista pode ser preenchida por mais dias conforme definido com a equipe.
Aqui deve ser anotado tudo desde o momento que o colaborador chega na empresa até o horário da saída. Esse quadro serve para apoio na facilitação e início da organização do descritivo de cargos e pode ser complementada na sequência com novas ferramentas do Caderno de Gestão do Sebrae, para acessar clique aqui.
Passo 4.
Momento de refletir e escrever o que a empresa espera dele, o que ele precisa melhorar a cada dia e como fazer para alcançar isso.
Passo 5.
Descreva como a empresa pode ajudá-lo a alcançar os itens anteriores, pensando em uma melhor qualidade de vida do trabalho, aumento produtivo, redução de tempo e desperdício e no melhor convívio da equipe.
Com essa ferramenta você consegue identificar se o colaborador(a) compreende a importância do seu cargo, se as atividades estão claras ou se algum funcionário(a) está executando alguma atividade que não compete a sua função. Algumas tarefas podem se repetir, por isso, é necessário avaliar a possibilidade de abandono dessa atividade gerando ganho de tempo e, consequentemente, o aumento produtivo.
E aí, bora implementar?
Eu sou a Sarah Golinhaki, Agente Local de Inovação e eu espero que você tenha aproveitado mais uma de nossas dicas.
Até a próxima!