Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Cardápio Digital para delivery: por que criar o seu?

avatar DANIELA GIANNINI
Daniela Gianninifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Cardápio Digital para delivery: por que criar o seu?
Criado em 07 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ter um cardápio digital é indispensável para restaurantes que trabalham com delivery. Acompanhe este artigo para entender os principais benefícios do recurso e começar a criar o seu. 

O mercado de delivery está em pleno crescimento e pedir comida a domicílio é hábito em grande parte dos lares brasileiros. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) as vendas para entrega já movimentam cerca de R$ 11 bilhões ao ano no país. 

O Cardápio Digital é um recurso fundamental para ter um sistema de entrega que seja vantajoso para o restaurante e prático para o cliente. Isso porque, os pedidos por telefone vem perdendo espaço para as compras online feita por aplicativos, Marketplaces ou então por mensagens e redes sociais. 

Você é dependente dos aplicativos de marketplace?

O seu negócio trabalha com delivery somente nos grandes aplicativos (iFood, Rappi, Uber Eats)? Se a sua resposta é positiva, talvez seja a hora de repensar...

Embora esses APPs entreguem uma experiência agradável para o cliente final, eles trazem uma série de desvantagens para os restaurantes: cobram taxas de serviço e comissões altas, intermediam os dados e a comunicação com os clientes. Além disso, todo o seu sistema de delivery fica vulnerável às regras dessas empresas, que podem mudar a qualquer momento. 

Os custos altos e a falta de autonomia tem feito muitos administradores pensarem em outras alternativas para vender por entrega. E os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, costuma surgir como uma opção de canal de vendas. 

Entretanto, apesar da vantagem de não ter custo algum, a venda feita totalmente pelo WhatsApp pode se tornar um processo longo e confuso, tomando mais tempo e esforço operacional da sua equipe, além de ser bem menos prática para o usuário final. 

O melhor dos dois mundos

Levando em conta esses pontos, o Cardápio Digital para delivery é uma solução para unir a experiência de usuário dos grandes marketplaces à autonomia e custo baixo da venda por aplicativo de mensagem.

Além de otimizar a logística operacional, deixando seu atendimento mais rápido e eficiente, o Cardápio Digital pode aumentar a lucratividade do seu negócio, te ajudar a fidelizar e a conquistar mais clientes.

Seu cardápio online pode ser publicado na redes sociais, linkado em anúncios de mídia digital, enviados por link para os seus clientes ou acessados por um QR Code que pode ficar disponível nas mesas ou na parede do seu estabelecimento para vendas presenciais.

Mais praticidade para o usuário

Os clientes podem acessar seu cardápio digital sem precisar baixar nenhum aplicativo. Isso significa que você também não precisa investir na construção e manutenção de um recurso como esse. 

Além disso, o processo de compra é muito mais rápido, prático e intuitivo do que na troca de mensagens comuns. A experiência do cliente é similar a que ele tem nos aplicativos de marketplace de alimentação, sem o ônus da falta de autonomia e taxas de serviço para você.

Faça uma simulação e veja como é a experiência do cliente no Cardápio Digital.

Conecte-se diretamente com seu cliente

Uma das principais queixas de empresários que usam os grandes aplicativos de delivery é sobre a falta de contato com os clientes. 

Esses aplicativos fazem o intermédio da comunicação do estabelecimento com o usuário e não compartilham com o restaurante os dados de contato dos seus próprios clientes. Ou seja, em algumas soluções de mercado, caso aconteça algum problema ou mal entendido relacionado ao pedido, você pode perder um cliente e prejudicar sua reputação, antes mesmo de ter a oportunidade de explicar ou compensar o erro.

Além disso, ter os dados e meios de contato dos clientes é importante para a sua estratégia de negócio. Afinal, são essas informações que mostram qual é o perfil do seu público e permite que você realize campanhas direcionadas e até desenvolva ações de fidelização por conta própria. 

Atualize quando quiser

O Cardápio Digital é também uma solução prática para negócios que trabalham com pratos sazonais ou cervejarias que estão sempre atualizando as torneiras. Nesses casos, ter um cardápio fechado impresso ou até mesmo num arquivo de imagem digital não funciona. 

O cardápio online permite que os itens sejam alterados rapidamente, sempre que precisar. O link ou QR Code de acesso para os clientes são  sempre os mesmos, atualizados em tempo real. Assim, não tem risco do cliente acessar uma versão antiga/incorreta e se frustrar na hora de fazer o pedido. 

Seu negócio já tem um cardápio digital para se destacar no delivery?

Se quiser saber mais sobre o assunto e saber como começar a implementar a solução, pode falar com  a gente.

 

  • Este texto foi publicado originalmente em blog.wifire.me. Acesse o blog para outros conteúdos similares.

 

Daniela Giannini 

 

 

avatar DANIELA GIANNINI
Daniela Giannini
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1436 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?