Muitas empresas são extremamente organizadas porque seu dono também é organizado, assim como, muitas empresas são desorganizadas porque seu dono também é desorganizado. Faz sentido?
A empresa tem a cara do dono... já viu essa expressão?
Pois é! No universo do franchising a característica do empreendedor é bem diferente de um empreendedor de negócio tradicional. Enquanto o empreendedor Franqueador, dono de uma rede de franquias precisa ser muito arrojado, o empreendedor de uma empresa tradicional pode ser mais conservador. Na verdade, para crescer sua rede, não há como não ter a característica de ser arrojado e estratégico.
Existem diferentes tipos de franquia com diferente características, entre elas estão:
§ Franquia Unitária: A principal característica do modelo de franquia unitária, é a exclusividade que o franqueado recebe para atuar em um local determinado, esse local, pode ser uma praça específica, como por exemplo um shopping, uma cidade ou até uma região. Assim em caso de haver possibilidade de abertura de novas unidades neste local o franqueado que já possui a franquia é sempre o que detém a preferência (isso pode variar conforme a política de expansão da franqueadora).
§ Franquia Master: A característica do modelo de franquia master, mais evidente é que neste caso o franqueado recebe autorização do franqueador para abrir novas unidades e inclusive terceirizar novas unidades franqueadas. Assim o franqueado master tem a possibilidade de ampliar a rede de atuação e fica com parte dos royalties desses novos empreendimentos.
§ Franquia de Desenvolvimento de Área: Como característica do modelo de franquia de desenvolvimento, podemos definir a possibilidade de desenvolvimento de uma área ou praça de atuação. Neste caso é realizado um planejamento de expansão prévio que deve ser cumprido pelo franqueado. Por exemplo, com periodicidade e número de novas franquias naquele local.
Além das características dos diferentes tipos de expansão das franquias, também existem aquelas específicas dos negócios que são transformados em redes de franquia.
Como principal característica podemos elencar a popularidade de marca, pois o primeiro passo para expandir o seu negócio através do sistema de franquia é avaliar a força da sua marca no mercado. Se ela é bem aceita pelo público-alvo, se tem demanda para o atendimento e o principal, a sua aceitabilidade em praças diferentes.
A expansão através do modelo de franquia, pode oferecer diversas vantagens, já que é uma forma mais rápida e segura de ampliar o seu negócio, você ainda conta com o aporte de outros empresários para fazer sua marca crescer.
A questão mais importante é se você está preparado para essa mudança de paradigma do seu negócio. Lembre-se que você irá dividir os seus lucros com terceiros, mas em contrapartida a sua marca irá crescer e se fortalecer no mercado. Será que o seu negócio tem as características do modelo de franquia?