Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Capital de giro: veja como funciona esse valor para o funcionamento da sua empresa

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Capital de giro: veja como funciona esse valor para o funcionamento da sua empresa
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 03 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para quem tem um negócio próprio, conseguir lucrar e ainda ter o dinheiro para pagar as contas é primordial. O capital de giro é valor primordial para que a empresa continue funcionando, pois ele basicamente garante a estabilidade financeira, diminuindo a possibilidade de atravessar qualquer tipo de dificuldade.


Toda empresa, tanto a micro quanto a macro, precisa organizar o seu capital de giro. Os empresários que só visam o lucro ao abrir uma empresa, geralmente, esquecem tudo o que compõe o negócio.


Por exemplo, um restaurante que acabou de abrir precisa pensar em adquirir clientes, porém também estar atento à mão de obra para fazer os alimentos, pagar funcionários, contas do estabelecimento, entre outros.

Como funciona o capital de giro? 

Capital de giro nada mais é do que o valor que a empresa possui para continuar funcionando. Ele está intimamente ligado ao fluxo de caixa, ou seja, o valor que entra e sai do negócio.


Para calculá-lo é necessário fazer a diferença dos valores que o negócio possui em caixa com as contas a pagar, o resultado dessa conta é o seu capital de giro, ou o valor que você poderá investir.


Os quatro tipos de capital de giro existentes são o líquido, negativo, de investimentos e o próprio. Todos eles possuem sua particularidade, e vamos explicar cada uma.

Capital de giro líquido 

O capital de giro líquido está relacionado a liquidez do seu negócio e como ele pode ser convertido em dinheiro. Os recursos financeiros de uma empresa é primordial para o seu funcionamento e esse capital é justamente o recurso mais importante para a manutenção.


Capital de giro próprio

O capital de giro próprio nada mais é do que o capital que a empresa possui, sem precisar recorrer a empréstimos de terceiros. Para calcular esse capital é necessário fazer a diferença entre os valores que saem do caixa e os que entram. Ele é importante, pois é possível investi-lo sem necessidade de recorrer a alguém.


Capital de giro negativo

O capital de giro negativo é um indicativo de que sua empresa possui muitos gastos do que lucro. Esse valor significa que, somando todos os recursos, a empresa ainda fica no negativo.


Claro que não significa que isso seja ruim, pois, quando um negócio está começando, é normal que isso aconteça. O ideal é que os investimentos sejam calculados e que você possa consultar o score do CNPJ,  pois isso irá evitar esse tipo de situação.

Capital de giro associado a investimentos

O capital de giro para investimentos é o capital que serve para quitar as despesas que a empresa irá investir.


Por exemplo, se um negócio realiza algum tipo de investimento como a compra de uma máquina nova, esse capital justamente é para cobrir os gastos referentes a essa aquisição, além da mão de obra utilizada.

Como fazer o cálculo do capital de giro?

O cálculo do capital de giro é preciso realizar, detalhando os gastos que o negócio irá possuir em determinado prazo. Dentro dessa análise, é necessário ter os gastos mensais, fixos e variáveis, pois, a partir daí, você terá o montante necessário para o funcionamento da empresa.


E você, sabia como funciona o capital de giro? Deixe nos comentários!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4569 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?