Já desejou conseguir enxergar de forma simples, visual e prática o plano de vendas da sua empresa? Então conheça agora o Canvas de Vendas, inspirado no Business Model Canvas.
O Canvas de Vendas é uma ferramenta que visa permitir ao empresário conseguir visualizar em uma única tela (canvas) um resumo do plano de vendas do seu negócio, de uma forma estruturada e visual.
Antes de iniciar o seu Canvas de Vendas, é importante que você conheça e faça o Canvas de Marketing da sua empresa. Nele você construirá e visualizará as estratégias de marketing que funcionarão como mola propulsora das ações de vendas.
O preenchimento do Canvas de Vendas pode ser feito com post-it em cima de uma folha (sugestão de tamanho A2) ou diretamente no computador (clique aqui para baixar o arquivo).
A ferramenta é composta por 16 blocos: Produto/Serviço, Meta, Tarefas/Dores/Ganhos dos Clientes, Jo to Be Done (solução), Atrair, Convencer, Vender, Objeções dos Clientes, Aumento do Ticket Médio, Reter, Canais de Vendas, Logística, Equipe de Vendas, Receita, Principais Investimentos e KPIs (indicadores).
A seguir, vamos conhecer detalhadamente como preencher cada um dos blocos, sendo que a numeração indicada em cada bloco é a sugestão de sequência a ser trabalhada dentro do Canvas de Vendas.
1 - Produto/Serviço
Descreva aqui para qual produto/serviço você fará o Canvas de Vendas, visto que a ideia é que a construção seja feita separadamente para cada item do portfólio da sua empresa.
A estratégia de vendas geralmente varia de acordo com cada produto/serviço, desta forma, não é aconselhável fazer o canvas para mais de um produto ao mesmo tempo, a menos que determinado conjunto de produtos possua uma estratégia muito similar.
2 - Meta
Estabeleça a(s) meta(a) de venda específica(s) relacionada(s) ao produto/serviço escolhido, de tal forma que possa mensurá-la e que seja relevante, temporal (data de início e término) e alcançável (mas que te desafiem). Utilize o método SMART para isso!
Exemplo: faturar R$10.000,00 em vendas do produto/serviço A no período de 01/01/2023 a 31/12/2023.
3 - Tarefas, Dores e Ganhos
Pontue tarefas que os clientes estão tentando realizar ou completar, problemas que estão tentando resolver ou necessidades que estão tentando satisfazer, pode ser em relação a:
- Tempo;
- Dinheiro;
- Performance;
- Qualidade;
- Frustação;
- Incômodo;
- Segurança;
- Estética;
- Preocupação.
Um exemplo simples seria você ter o problema ou necessidade de presentear alguém que você não tem muita intimidade. Então, escolhe dar uma caixa de chocolates da Cacau Show (produto); o motivo? Veja no próximo item!
4 - Job To Be Done (solução)
O foco dos clientes não é o produto/serviço, mais sim a solução!
Nesta linha, o conceito do Job To Be Done tem como base gerar algum progresso ao cliente, seja resolver uma dor/problema, ou permitindo que ele desempenhe uma tarefa de uma forma melhor ou que gere algum ganho para o cliente.
A seguir temos alguns exemplos de soluções para resolver dores/problemas, melhorar a execução de tarefas e gerar ganhos por meio de um produto/serviço:
- Ganho de tempo;
- Economia ou ganho de dinheiro;
- Melhoria de performance e resultado;
- Melhoria da qualidade;
- Redução de riscos;
- Poder/status (reforce sua identidade);
- Autoestima;
- Tranquilidade/bem-estar.
Continuando o exemplo do item anterior, você escolhe a Cacau Show porque o que ela não vende simplesmente chocolate, ela entrega como solução o fato de seus produtos funcionarem como um presente, principalmente devido a embalagem.
É importante ter esta visão da diferença entre o produto/serviço que você vende e o valor que você entrega. No exemplo em pauta, pode-se ter uma visão clara de que, por exemplo, a Natura é concorrente direta da Cacau Show.
E a sua empresa, imagino que é fácil definir o que você vende de produto/serviço, mas, qual é o seu negócio? Qual(is) dor(es) ou problema(s) resolve e que ganhos seu negócio gera para o seus clientes?
5 - Atrair
Destaque neste bloco quais serão suas principais estratégias para atrair a atenção dos potenciais clientes:
- Inbound Marketing (SEO, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, etc)
- Grupos de WhatsAPP/Telegram
- Feiras e Eventos
- Marketing Direto
- Parceiros
- Pitch
- Storytelling
- Feiras e eventos
- Folheteria
A dica de ouro aqui é realmente tornar sua empresa e/ou serviço atrativo ao cliente, ou seja, não é simplesmente divulgar o produto/serviço, mas sim tornar um objeto de desejo devido ao valor agregado que ele oferece.
6 - Convencer
Você conseguiu atrair a atenção do seu cliente na etapa anterior, agora é chegada a hora de convencê-lo que sua empresa e produto/serviço é a melhor opção. Utilize nesta etapa estratégias como:
- Apresentar seus clientes que são Cases de Sucesso da sua empresa;
- Destacar avaliações positivas e depoimentos de clientes que funcionem como promotores da sua marca, produto ou serviço;
- Ofereça a possibilidade do cliente experimentar seu produto/serviço;
- Apresente gráficos comparativos que reforcem os bons resultados do seu produto/serviço;
- Faça ações de Inbound Marketing para nutrir seus potenciais clientes;
- Faça parcerias estratégicas que reforcem a qualidade daquilo que você vende.
7 - Vender
Chegou o momento da verdade, agora é hora de vender, seu cliente já tem sua atenção, tem o desejo de comprar a solução que você vende, mas, agora é a hora de mostrar que sua empresa é a melhor opção e fechar a venda.
Destaquei abaixo algumas das principais estratégias que você pode utilizar para ter mais sucesso nesta etapa:
- Pratique Venda Consultiva, chega de empurrar produtos/serviços, ofereça a solução adequada que o cliente precisa;
- Faça reuniões, sejam elas presenciais ou remotas, o importante é esclarecer todas as dúvidas do cliente e comprovar que sua empresa é a melhor opção;
- Utilize gatilhos mentais como de escassez, urgência, prova social, dentre outros, o essencial é saber trabalhar o emocional do cliente.
- Ofereça descontos progressivos que reforcem que quanto mais o cliente comprar mais vantagem ele terá, o famoso mais por menos;
- Se possível, ofereça combo de produtos/serviços em que seja mais vantajoso ao cliente comprar não apenas uma solução, mas um conjunto de soluções;
- Se possível, permita que seus clientes personalizem/customizem o produto/serviço, isto aumentará o grau de diferenciação entre sua empresa e a concorrência;
- Utilize estratégias de Marketing de Experiência para tornar a jornada de compra do seu cliente memorável.
8 - Objeções dos Clientes
Esteja pronto para contornar as objeções de compra de seus clientes, tenha argumentos e opções que superem as objeções. A seguir, apresento algumas das objeções mais comuns para você já refletir como contorná-las:
- Falta de dinheiro, o famoso 'está caro' ou 'achei mais barato na concorrência';
- Falta de tempo, geralmente expressada por meio da frase 'por favor, estou com pouco tempo, pode explicar rapidinho?';
- Prazos, principalmente em relação a pagamento ou data de entrega do produto/serviço, em que o cliente quer dividir o pagamento no máximo de parcelas sem juros, além de querer receber o produto/serviço o mais breve possível;
- Formas de pagamento, aqui, na medida do possível, é necessário ser o mais flexível possível, visto que há uma infinidade de opções, tais como dinheiro, cheque, cartão, transferência, boleto, PIX, etc.
- Satisfeito com o produto/serviço da concorrência, ou seja, seu concorrente já atende suas expectativas, seu desafio aqui é mostrar porquê sua empresa é melhor sem denegrir a concorrência.
9 - Aumento do Ticket Médio
Existe basicamente duas formas de aumentar o faturamento da sua empresa: a primeira é captar novos clientes e a segunda é fazer seus clientes atuais gastarem mais. Adivinha qual delas é mais fácil e mais barata?
Pois é, fazer seus clientes atuais gastarem mais é a resposta certa, mas como fazer isso?
Aumentando o ticket médio, para isso você pode, por exemplo, utilizar duas estratégias apresentadas a seguir:
- Cross-sell, nesta estratégia você pode oferecer produtos/serviços complementares ao qual o cliente quer comprar. Ex: quando você vai comprar tinta para pintar a sua casa e o vendedor lhe oferece pincel, lixa, fita crepe, etc.
- UP-sell, esta segunda estratégia consiste em oferecer versões melhores do produto/serviço que o cliente tem interesse. Ex: quando você vai a uma concessionária de veículos e o vendedor apresenta uma versão mais completa do veículo que você demonstrou interesse.
10 - Reter
O relacionamento com os seus clientes não acaba após você vender algo, na verdade aqui é que começa o relacionamento de verdade. Afinal, a primeira impressão é a que fica, correto?
Além disso, como falado anteriormente, fazer seu cliente atual gastar mais é forma mais fácil e barata de aumentar o faturamento da sua empresa. Sem contar que cliente satisfeito é o melhor marketing que existe, o famoso boca a boca.
Pensando no contexto acima, conheça abaixo algumas das principais estratégias para fidelizar os clientes:
- Follow up;
- Programas de fidelidade;
- Contrato;
- Brindes e presentes;
- CRM - Customer Relationship Management;
- Pesquisa de Satisfação;
- Canais de relacionamento;
- Produto/serviço customizado/personalizado.
11 - Canais de Venda
Sua empresa precisa estar presente, vender e entregar nos canais em que seus clientes estiverem presentes, então defina nesta etapa quais os principais canais de venda do produto/serviço, podendo ser:
- Loja física;
- Site/e-commerce;
- Market Place;
- WhatsAPP;
- Instagram/Facebook;
- Parceiros;
- Distribuidores;
- Representante Comercial.
12 - Logística
Defina aqui como sua empresa entregará o produto/serviços aos clientes:
- Via ponto de Venda;
- Via Correios;
- Via parceiros;
- Via equipe e veículo próprio;
- Via internet.
13 - Equipe de Vendas
Descreva aqui quem são as pessoas que atuarão na equipe de vendas do produto/serviço:
- Equipe própria;
- Equipe de terceiros.
Além de definir quem serão e qual o papel de cada uma das pessoas da equipe, é importante treiná-las, afinal elas serão representantes de tudo o que sua empresa significa e vende.
14 - Receita
Descreva aqui qual a sua expectativa de receita por:
Canal de Venda;
Produto/serviço e pelo agrupamento de produtos/serviços;
Por localidade;
Cliente ou por grupos de clientes;
Colaborador (próprio e terceiros).
15 - Principais Investimentos
Defina quais são/serão os principais gastos necessários para seu planejamento de vendas se tornar realidade:
- Investimento em Publicidade (online e offline);
- Investimento em Pessoas (recrutamento, seleção, treinamento);
- Investimento em Equipamentos e Tecnologia;
- Investimento em Logística.
16 - KPIs (Indicadores Chave de Desempenho)
Defina os principais indicadores para acompanhar o desempenho das vendas do produto/serviço:
- Receita por forma de pagamento;
- Receita por cliente;
- Receita por localidade;
- Receita por canal de venda;
- Índice de conversão;
- Ticket médio;
- Satisfação (NPS);
- ROI - Retorno sobre o Investimento.
Mão na massa
Agora é hora de colocar em prática a ferramenta e depois nos contar aqui nos comentários o que achou.
Para baixar o CANVAS DE VENDAS, clique aqui!
Um abraço e até a próxima.