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Canvas de Gestão de Pessoas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa

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Canvas de Gestão de Pessoas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
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Criado em 09 NOV. 2021
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Já desejou conseguir enxergar de forma simples, visual e prática todos os principais aspectos relacionados a Gestão de Pessoas em sua empresa? Então conheça agora o Canvas de Gestão de Pessoas, inspirado no Business Model Canvas.

O objetivo do Canvas de Gestão de pessoas é permitir ao empresário visualizar em uma única tela (canvas) um resumo dos principais pontos relacionados à Gestão de Pessoas do seu negócio, de uma forma estruturada e visual.

É importante ressaltar que uma empresa só cresce e tem sucesso se tiver bons líderes, uma equipe engajada e motivada para gerar alto desempenho, além de um ambiente motivador.

Muitos empreendedores dedicam muito tempo para áreas de finanças, marketing e vendas, porém, pouco tempo para gestão de pessoas. Mas, uma empresa é feita de pessoas, sem elas nada acontece, então, você deve entender e valorizar as pessoas.

Líderes de excelência focam muito mais esforço no gerenciamento de pessoas do que no gerenciamento de resultados, visto que é o primeiro que garante a conquista e até superação de tudo aquilo que a empresa almeja de resultados.

Agora, vamos voltar ao nosso foco, o Canvas de Gestão de Pessoas, uma ferramenta que pode lhe ajudar neste desafio de liderar pessoas e ter todas as ações nesta área integradas estrategicamente.

A ferramenta é composta por 16 blocos: Propósito da Empresa, Valores da Empresa, Liderança, Estrutura Organizacional, Cargos, Remuneração, Recrutamento, Seleção, Gestão de Desempenho, Equipe, Motivação, Desenvolvimento, Comunicação, Resultados Esperados, Indicadores/Metas e Investimentos.

A seguir, vamos conhecer detalhadamente como preencher cada um dos blocos, sendo que a numeração indicada em cada bloco é a sugestão de sequência a ser trabalhada dentro do Canvas de Gestão de Pessoas (clique aqui para baixar o arquivo).

 

1)  Propósito da Empresa


O propósito é algo inspirador e que dá significado ao trabalho das pessoas. Enquanto a proposta de valor foca no cliente externo, o propósito vai além, pois nele inserimos colaboradores, terceiros, fornecedores, parceiros, sociedade e qualquer outra pessoa impactada pela empresa.

Exemplos de como o propósito da empresa para o mercado pode trazer resultados: atração e retenção de talentos, engajar pessoas, crescer de forma sustentável, estabelecer posicionamento e identidade perante ao mercado.

Quer saber mais sobre propósito? Assista este vídeo sensacional de Simon Sinek que já teve mais de 53milhões de visualizações!

 

2)  Valores da Empresa


Destaque neste bloco quais são as palavras que representam da melhor forma os valores e a cultura organizacional da empresa, ou seja, está relacionado a essência da empresa.

Os valores têm por base as crenças, filosofia e atitudes que devem ser seguidos pelos colaboradores da empresa. Desta forma, os valores são os princípios da empresa que norteiam todas as suas ações no tange a clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, sociedade e todos aqueles que possuem relacionamento com a empresa de alguma forma.

Algumas palavras que podem servir de exemplo para representar os valores e a cultura organizacional da empresa são: confiança, respeito, integridade, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, criatividade, inovação, dentre outras.

 

3) Liderança


É inegável que algumas pessoas, devido a genética, a forma que foram educadas pelas suas famílias e devido suas experiências de vida estão mais predispostas a serem líderes. Geralmente são pessoas carismáticas, com o dom da oratória e com autoestima elevada, porém, isto não também não é uma regra.

Ser líder não é uma questão de dom. A liderança por ser uma habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada e para isto é preciso buscar os conhecimentos necessários exercer as habilidades e atitudes esperadas de um líder.

Não importa se você tem apenas 1 ou mais funcionários em sua pequena empresa, se você realmente pensa e deseja fazer o seu negócio dar certo e crescer, precisará de pessoas e elas precisarão de uma liderança capaz de despertar o que elas têm de melhor.

Dito isso, com base em sua autopercepção e feedback da sua equipe, clientes, parceiros, fornecedores, amigos e qualquer outra pessoa que esteja disposta a lhe a ajudar a crescer, verifique quais pontos você tem a oportunidade de desenvolver-se enquanto líder, tais como:

 

4) Estrutura Organizacional


A estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Para isso, é importante definir como fará a estruturação em relação aos itens a seguir.

  • Layout da Empresa;
  • Tipo de Organograma;
  • Áreas/Departamentos/Setores;
  • Processos e Responsabilidades;
  • Capacidade Produtiva;
  • Necessidade de Pessoal;
  • Atividades feitas por Terceiros.

 

5) Cargos


Após definir a estrutura organizacional, faz-se necessário definir quais os cargos necessários na empresa, de modo a atender a proposta de valor e propósito da empresa, além de utilizar da melhor forma a estrutura organizacional para a sua empresa. Os cargos são estruturados com base em:

  • Nome;
  • Descrição das atividades;
  • Definição das competências;
  • Requisitos mínimos e diferenciadores;
  • Condições de trabalho;
  • Supervisão e subordinação;
  • Avaliação/classificação;
  • Resultados esperados.

 

6) Remuneração


O sistema de remuneração deve utilizar instrumentos alinhados com a estratégia da empresa (proposta de valor e propósito), de natureza material e imaterial, que representem a contrapartida da contribuição prestada pelo colaborador aos resultados do negócio, por meio do seu desempenho profissional e que visa reforçar a sua motivação e produtividade.

Este sistema também é responsável por contribuir para atrair e reter talentos para a empresa, procurando, no mínimo, ter uma remuneração equivalente a oferecida pela concorrência. Para construir uma boa política de remuneração é importante definir pontos como:

  • Remuneração fixa (salário);
  • Remuneração variável (comissão, bonificação, PLR, etc);
  • Benefícios (convênio médico, vale refeição/alimentação, vale cultura, etc);
  • Progressões (plano de cargos e salários);
  • Equilíbrio Interno (salário X conhecimento X complexidade das atribuições X resultados).

 

7) Recrutamento


O processo de recrutamento utiliza-se de estratégias para atrair candidatos potencialmente qualificados para ocupar as vagas existentes em uma empresa. A finalidade do recrutamento é trazer o máximo de profissionais possível, dentro das especificações necessárias.

Quando for recrutar colaboradores para a sua empresa, é importante que toda a estratégia de divulgação leve em consideração os itens destacados abaixo, para aumentar as chances de conseguir atrair o maior número de talentos possíveis.

  • Fonte de captação de candidatos (interno e/ou externo a empresa);
  • Quantidade de vagas;
  • Cargos, atividades, responsabilidades, salários, benefícios e jornada de trabalho;
  • Tipo de contrato (CLT, temporário, intermitente, etc);
  • Perfil do profissional desejado (conhecimentos, habilidades, atitudes, experiências, etc);
  • Melhores e principais canais para realizar a comunicação/divulgação da(s) vaga(s).

 

8) Seleção


O processo de seleção é a etapa na qual o profissional será escolhido para o preenchimento da vaga. Desde o início do recrutamento até o final da seleção, existem diversas estratégias e ações que visam encontrar os candidatos que estão alinhados ao perfil desejado, podendo-se utilizar:

  • Análise do currículo dos candidatos;
  • Testes teóricos e práticos, podendo contar com empresas especializadas nesta etapa;
  • Redação, seja sobre si mesmo ou sobre determinado tema relevante para a empresa;
  • Portfólio/projetos e resultados que o candidato contribuiu em outras empresas;
  • Dinâmicas de grupo, tendo como foco reunir vários candidatos a fim de que seu comportamento em coletividade seja observado;
  • Perfil Comportamental (exemplo de ferramenta: Análise DISC);
  • Entrevista individual (remota ou presencial) como forma de conhecer a história do candidato, fazer perguntas sobre as suas experiências profissionais e vivências marcantes e também tirar suas dúvidas;
  • Indicação/referência de empregos e projetos anteriores.


É importante ressaltar que a sobrevivência e o crescimento do seu negócio dependem não somente de você empreendedor, mas, principalmente da equipe que você formar e desenvolver. Por isso, é importante selecionar pessoas que atendam os requisitos da vaga, ou seja, você não deve escolher simplesmente por ser familiar ou parente.

Faz-se necessário alertar que um bom processo de recrutamento e seleção não evitará que você erre na contratação de um colaborador, porém diminuirá as chances disto ocorrer, além de contribuir para redução da rotatividade de colaboradores.

 

9) Gestão de Desempenho


Para que você mensure se fez um bom processo de recrutamento e seleção, se as estratégias e o planejamento para o alcance dos resultados estão adequados e quais as necessidades de treinamento na empresa, é importante fazer a gestão de desempenho dos colaboradores.

Para que seja possível a gestão de desempenho, é essencial que sejam estabelecidas as atividades a seguir:

  • Definição de Objetivos e Metas (por departamento/setor, cargo/função, por colaborador);
  • Acompanhamento periódico dos resultados;
  • Avaliação dos resultados objetivos;
  • Feedback com base nos resultados obtidos, ou seja, esta atividade é feita com base em dados e fatos e não de forma subjetiva.

 

10) Equipe


Para que você consiga adotar o melhor estilo de liderança que sua empresa e equipe precisam, é importante que conheça as principais características gerais da sua equipe, podendo utilizar-se de testes de perfil comportamental e, além disto, a proximidade junto à sua equipe possibilitará avaliar pontos como:

  • Grau de Maturidade Profissional;
  • Multidisciplinaridade;
  • Intraempreendedorismo;
  • Adaptabilidade;
  • Gestão do tempo;
  • Trabalhar sobre pressão;
  • Criatividade e Inovação;
  • Visão e atuação sistêmica;
  • Capacidade de trabalhar com problemas complexos.


Após obter os resultados no processo de avaliação comportamental da equipe, trace um plano de desenvolvimento que trabalhe aqueles pontos que apresentaram oportunidade de melhoria, principalmente aqueles pontos que promovam uma equipe de alto desempenho. Sendo que estes pontos podem ser trabalhados por meio das ações do bloco Desenvolvimento.

 

11) Motivação


Neste bloco é importante definir quais a principais estratégias que adotará para promover um ambiente motivador em sua empresa, tais como:

  • Reuniões periódicas para alinhamento de informações, compartilhamento de resultados, celebração de resultados, fazer brainstorming com um objetivo definido para estimular soluções criativas, compartilhar boas práticas, etc;
  • Remuneração igual e/ou superior ao mercado;
  • Plano de Desenvolvimento de Carreira;
  • Gestão humanizada;
  • Promover ações de integração;
  • Pesquisa de Clima Organizacional.

 

12) Desenvolvimento


Para a sua empresa crescer de forma sustentável é essencial ter uma equipe de alto desempenho, em que à medida que a sua equipe evolui, com a apoio da sua liderança, a empresa evolui também. Desta forma, é importante que desenvolva a sua equipe por meio de ações como:

 

13) Comunicação


Estabeleça quais serão os meios/canais para se comunicar com seus colaboradores, sendo essencial sempre utilizar uma linguagem simples, clara e assertiva, além de considerar que equipes/pessoas podem ter grau de conhecimento e percepção diferentes para interpretação das informações.

A seguir, conheça alguns dos principais meios/canais de comunicação que você pode utilizar na sua empresa.

  • Reuniões (presenciais e/ou a distância);
  • Mural/quadro de avisos;
  • Caixa de sugestões;
  • Intranet/Site/Blog ou Rede Social Corporativa;
  • E-mail;
  • Folheteria Impressa;
  • Ouvidoria.

 

14) Resultados Esperados

De modo geral, elenque quais resultados você espera de modo geral com o apoio das estratégias e ações em Gestão de Pessoas. A seguir, conheça 3 exemplos de resultados esperados:

  • Crescimento da Empresa;
  • Qualidade de vida no trabalho;
  • Clima Organizacional.

 

15) Indicadores e Metas


Determine quais serão os principais indicadores e metas a serem utilizados que sejam diretamente relacionados a gestão de pessoas, mas que impactam diretamente nos resultados da empresa, tais como:

  • Desempenho das metas da empresa, dos departamentos/setores, dos colaboradores, etc;
  • Rotatividade de colaboradores;
  • Absenteísmo;
  • Acidentes em local de trabalho.

 

16) Investimentos


Destaque aqui quais serão os principais investimentos necessários em relação a:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Implantação de sistemas de remuneração, cargos, salários e desempenho;
  • Desenvolvimento;
  • Comunicação.

 

Mão na massa


Agora é hora de colocar em prática a ferramenta e depois nos contar aqui nos comentários o que achou. Para baixar o CANVAS DE GESTÃO DE PESSOAS, clique aqui!

Conheça também o Canvas de Marketing e o Canvas de Vendas, ferramentas visuais e práticas para lhe ajudar no planejamento e obter melhores resultados no seu negócio.

Um abraço e até a próxima.

Rafael de Souza (Instagram, LinkedinFacebook e Telegram)

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Rafael De Souza
Consultor, Produtor de Conteúdo e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!favorite_outline Seguir Perfil
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