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Canva: ferramenta ideal para otimizar seu marketing de conteúdo

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Canva: ferramenta ideal para otimizar seu marketing de conteúdo
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Criado em 15 SET. 2021
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Quando você abre seu empreendimento, é comum que você assuma muitas funções, incluindo a parte de produção de conteúdo e postagens nas redes sociais. Além disso, você deve ter em mente que o conteúdo que incorpora recursos visuais é melhor recebido pelos usuários. No entanto, pode parecer impossível acompanhar a qualidade e as nuances do conteúdo visual que está sendo rapidamente divulgado pelas marcas, e é aí que o Canva entra.

Canva é uma ferramenta de design gráfico simples que qualquer um pode usar gratuitamente! De marketing em mídia social a campanhas de e-mail e postagens em blogs, o aplicativo oferece uma variedade de modelos de imagens que você pode utilizar em seus negócios.

Quais são os principais recursos do Canva?

O Canva tem dezenas de recursos, incluindo um espaço de trabalho colaborativo, funcionalidade de arrastar e soltar, uma biblioteca de imagens, ferramentas de edição de fotos, ícones, formas e uma ampla coleção de fontes.

Ampliação de conteúdo

A capacidade do Canva de ampliar seu conteúdo pode ajudar a impressionar seus clientes, executar a visão da empresa e ajudar a obter o conhecimento da marca. Quando você aproveita o poder da mídia social com a qualidade de um bom marketing de conteúdo, você pode criar laços com seu público e, consequentemente, alavancar suas vendas.

Depois de criar sua arte, existem várias opções para exportá-la. O Canva permite aos usuários exportar imagens de alta qualidade, imagem de tamanho de arquivo pequeno, padrão PDF, impressão de PDF, vídeo ou Gif.

Os usuários também têm a opção de compartilhar um link por e-mail ou enviar o conteúdo diretamente para várias plataformas:

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Pinterest
  • YouTube

Plataformas de compartilhamento com suporte:

  • Dropbox
  • Google Drive
  • MailChimp

O Canva é muito fácil de usar! No entanto, existem algumas premissas que você deve levar em conta antes de iniciar o processo de design que o ajudarão a navegar pelo processo de criação:

  • Use as cores da empresa no design (use o manual de identidade visual de marca como referência);
  • Use consistentemente um estilo de imagem ou use um filtro de imagem para unir várias fotos de fontes diferentes;
  • Escolha fontes que reflitam a identidade de sua marca (por exemplo: ousado, tradicional, elegante, divertido);
  • Coloque seu logotipo de forma consistente (mesmo local e tamanho).

Projetos para qualquer tamanho

Um dos recursos mais úteis que o Canva oferece é a capacidade de criar ou redimensionar imagens para caber em qualquer plataforma social ou tamanho de papel. Ao criar um novo design, os usuários têm a opção de escolher o tamanho que desejam para o design ou inserir dimensões personalizadas.

Dependendo da finalidade da imagem, o Canva possui dimensões pré-carregadas que tornam a criação de designs muito mais fácil. Ao optar pelo Instagram, por exemplo, o Canva fornecerá as dimensões para criar uma postagem, um story, uma foto de capa ou um anúncio.

Não se esqueça da legibilidade

No site, você provavelmente está visualizando a imagem em um tamanho muito maior do que será visto por clientes em potencial. Tenha isso em mente ao criar seu design. Aqui estão algumas dicas para garantir a legibilidade:

  • Mude a cor do seu texto para ajudá-lo a se destacar (em fundos escuros, use texto claro; em fundos claros, use texto escuro);
  • Use formas coloridas por trás do texto;
  • Ajuste a transparência ou adicione filtros ao seu plano de fundo;
  • Altere o espaçamento das letras ou a altura da linha do seu texto;
  • Não exagere com muito texto ou muitos ícones, planos de fundo ou elementos.

Por exemplo, se você for publicar uma imagem no Facebook, certifique-se de que a proporção do texto para a imagem não seja superior a 20%.

Estilos

Sempre que criar um design, há uma variedade de diferentes elementos e adições para você escolher. Por exemplo, se você deseja que uma imagem seja mais transparente ou deseja um espaçamento de linha mais amplo, o Canva lhe dá a escolha. Você pode até transformar designs de imagens estáticas em animações, com diferentes transições, música e tempo.

Se você deseja usar uma imagem, mas não gosta de seu fundo ou deseja adicionar as cores da sua marca, você pode usar o recurso "removedor de fundo'' para criar um fundo simples para editar. Isso pode ser útil para fotos profissionais ou maquetes.

Há também o recurso de arrastar e soltar que não só carrega a imagem solicitada em sua conta, mas também a adiciona diretamente ao slide, eliminando etapas do processo.

O Canva é útil, não apenas para criadores de conteúdo de marketing, mas também para designers. No Canva, os designers podem encontrar recursos importantes como o preenchimento entre os elementos.

A ferramenta oferece sugestões de margem para manter tudo alinhado e também fornece as distâncias entre os elementos para o criador mais atento.

A ferramenta também atualizou recentemente seu recurso de "elementos'' para incluir desde fotos a gráficos e música, tudo em uma seção, ao invés de pastas separadas. Isso torna muito mais rápido e fácil encontrar o que você procura.

Utilizando o kit de marca

O Canva tem tantos recursos incríveis, como o kit da marca'' que ele oferece. Você pode encontrá-lo nas opções de menu do lado esquerdo da tela. Nele, você pode armazenar todas as cores, fontes e logotipos de sua marca.

Usar o kit da marca torna a criação de conteúdo muito mais rápida, pois você não precisa procurar uma cor ou fonte específica, mas sim tê-la disponível em questão de segundos. 

Lote de conteúdo

O envio em lote de conteúdo traz uma economia de tempo. Você pode fazer lotes durante a semana (ou mês). O que é conteúdo em lote? É criar uma grande quantidade de conteúdo de uma só vez.

Uma das maneiras de acelerar o envio em lote de conteúdo ao usar o Canva é ter modelos prontos à disposição. Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar sua nova imagem e alterar o texto. Fazer isso evita que você busque os mesmos temas, ícones e elementos que foram usados em postagens anteriores. 

Mantenha-se organizado

Ter tudo organizado no Canva pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia. O Canva permite que você crie equipes e pastas para armazenar todo o seu conteúdo. Por exemplo, você pode destacar as pastas mais usadas (no menu à esquerda).

Manter-se organizado também será útil quando você fizer o lote de conteúdo. Se estiver enviando lotes para o mês, você pode armazenar tudo para cada mês em uma pasta, tornando mais fácil rastrear sua próxima postagem.

Esteja você apenas começando com o Canva, ou o use desde o início, as funcionalidades da ferramenta irão ajudá-lo quando se trata de criação de conteúdo. Ao utilizar o kit da marca, agrupar seu conteúdo e se manter organizado, você poderá ser mais produtivo e otimizar o seu tempo.


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Rodrigo Feyerabend
Administrador, Gestor de projeto e Consultor do Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
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