Quando você abre seu empreendimento, é comum que você assuma muitas funções, incluindo a parte de produção de conteúdo e postagens nas redes sociais. Além disso, você deve ter em mente que o conteúdo que incorpora recursos visuais é melhor recebido pelos usuários. No entanto, pode parecer impossível acompanhar a qualidade e as nuances do conteúdo visual que está sendo rapidamente divulgado pelas marcas, e é aí que o Canva entra.
Canva é uma ferramenta de design gráfico simples que qualquer um pode usar gratuitamente! De marketing em mídia social a campanhas de e-mail e postagens em blogs, o aplicativo oferece uma variedade de modelos de imagens que você pode utilizar em seus negócios.
O Canva tem dezenas de recursos, incluindo um espaço de trabalho colaborativo, funcionalidade de arrastar e soltar, uma biblioteca de imagens, ferramentas de edição de fotos, ícones, formas e uma ampla coleção de fontes.
A capacidade do Canva de ampliar seu conteúdo pode ajudar a impressionar seus clientes, executar a visão da empresa e ajudar a obter o conhecimento da marca. Quando você aproveita o poder da mídia social com a qualidade de um bom marketing de conteúdo, você pode criar laços com seu público e, consequentemente, alavancar suas vendas.
Depois de criar sua arte, existem várias opções para exportá-la. O Canva permite aos usuários exportar imagens de alta qualidade, imagem de tamanho de arquivo pequeno, padrão PDF, impressão de PDF, vídeo ou Gif.
Os usuários também têm a opção de compartilhar um link por e-mail ou enviar o conteúdo diretamente para várias plataformas:
Plataformas de compartilhamento com suporte:
O Canva é muito fácil de usar! No entanto, existem algumas premissas que você deve levar em conta antes de iniciar o processo de design que o ajudarão a navegar pelo processo de criação:
Um dos recursos mais úteis que o Canva oferece é a capacidade de criar ou redimensionar imagens para caber em qualquer plataforma social ou tamanho de papel. Ao criar um novo design, os usuários têm a opção de escolher o tamanho que desejam para o design ou inserir dimensões personalizadas.
Dependendo da finalidade da imagem, o Canva possui dimensões pré-carregadas que tornam a criação de designs muito mais fácil. Ao optar pelo Instagram, por exemplo, o Canva fornecerá as dimensões para criar uma postagem, um story, uma foto de capa ou um anúncio.
No site, você provavelmente está visualizando a imagem em um tamanho muito maior do que será visto por clientes em potencial. Tenha isso em mente ao criar seu design. Aqui estão algumas dicas para garantir a legibilidade:
Por exemplo, se você for publicar uma imagem no Facebook, certifique-se de que a proporção do texto para a imagem não seja superior a 20%.
Sempre que criar um design, há uma variedade de diferentes elementos e adições para você escolher. Por exemplo, se você deseja que uma imagem seja mais transparente ou deseja um espaçamento de linha mais amplo, o Canva lhe dá a escolha. Você pode até transformar designs de imagens estáticas em animações, com diferentes transições, música e tempo.
Se você deseja usar uma imagem, mas não gosta de seu fundo ou deseja adicionar as cores da sua marca, você pode usar o recurso "removedor de fundo'' para criar um fundo simples para editar. Isso pode ser útil para fotos profissionais ou maquetes.
Há também o recurso de arrastar e soltar que não só carrega a imagem solicitada em sua conta, mas também a adiciona diretamente ao slide, eliminando etapas do processo.
O Canva é útil, não apenas para criadores de conteúdo de marketing, mas também para designers. No Canva, os designers podem encontrar recursos importantes como o preenchimento entre os elementos.
A ferramenta oferece sugestões de margem para manter tudo alinhado e também fornece as distâncias entre os elementos para o criador mais atento.
A ferramenta também atualizou recentemente seu recurso de "elementos'' para incluir desde fotos a gráficos e música, tudo em uma seção, ao invés de pastas separadas. Isso torna muito mais rápido e fácil encontrar o que você procura.
O Canva tem tantos recursos incríveis, como o kit da marca'' que ele oferece. Você pode encontrá-lo nas opções de menu do lado esquerdo da tela. Nele, você pode armazenar todas as cores, fontes e logotipos de sua marca.
Usar o kit da marca torna a criação de conteúdo muito mais rápida, pois você não precisa procurar uma cor ou fonte específica, mas sim tê-la disponível em questão de segundos.
O envio em lote de conteúdo traz uma economia de tempo. Você pode fazer lotes durante a semana (ou mês). O que é conteúdo em lote? É criar uma grande quantidade de conteúdo de uma só vez.
Uma das maneiras de acelerar o envio em lote de conteúdo ao usar o Canva é ter modelos prontos à disposição. Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar sua nova imagem e alterar o texto. Fazer isso evita que você busque os mesmos temas, ícones e elementos que foram usados em postagens anteriores.
Ter tudo organizado no Canva pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia. O Canva permite que você crie equipes e pastas para armazenar todo o seu conteúdo. Por exemplo, você pode destacar as pastas mais usadas (no menu à esquerda).
Manter-se organizado também será útil quando você fizer o lote de conteúdo. Se estiver enviando lotes para o mês, você pode armazenar tudo para cada mês em uma pasta, tornando mais fácil rastrear sua próxima postagem.
Esteja você apenas começando com o Canva, ou o use desde o início, as funcionalidades da ferramenta irão ajudá-lo quando se trata de criação de conteúdo. Ao utilizar o kit da marca, agrupar seu conteúdo e se manter organizado, você poderá ser mais produtivo e otimizar o seu tempo.