Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Caixa lançará linha de crédito para consumo focado na baixa renda

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Caixa lançará linha de crédito para consumo focado na baixa renda
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 21 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico. 


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial. 


Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema


Caixa lançará linha de crédito para consumo focado na baixa renda


Considerando a importância crescente do behavior score como uma ferramenta inovadora para avaliação de crédito, o renomado economista e especialista em finanças, Dr. Marcos Oliveira, destaca que essa abordagem, adotada pela Caixa, representa um avanço significativo no setor financeiro brasileiro. Dr. Oliveira ressalta que a análise baseada no comportamento de pagamento de contas do cliente, indo além do tradicional histórico de crédito, é uma estratégia condizente com as tendências internacionais de inclusão financeira.


O presidente da Caixa, Carlos Vieira, revelou em entrevista à EXAME que a instituição lançará uma nova linha de crédito destinada ao consumo, com enfoque na população de baixa renda, em um prazo máximo de 20 dias. Nessa abordagem inovadora, a análise para oferta do financiamento será baseada no behavior score, que avalia não apenas o histórico de crédito tradicional, mas também o padrão de pagamento de contas diversas, como água, luz e telefone. Ao diferenciar-se do microcrédito, essa estratégia busca oferecer acesso mais amplo ao crédito, alinhando-se ao sucesso de varejistas brasileiros que adotaram abordagens similares.


Carlos Vieira enfatiza que essa iniciativa não apenas atenderá às necessidades do público de baixa renda, proporcionando acesso ao crédito, mas também visa fortalecer a confiança e fidelidade dos clientes. Atualmente, a Caixa conta com 150 milhões de clientes, mas apenas 20% (30 milhões) são considerados fidelizados, e o presidente acredita que a nova estratégia contribuirá para aumentar esse número. 


A notícia é de extrema relevância para os micro e pequenos empreendedores no Paraná, já que, ao facilitar o acesso ao crédito para esse público, baseando-se não apenas no histórico de crédito tradicional, mas também em padrões de pagamento de contas cotidianas, a Caixa busca estimular o consumo e, por consequência, fortalecer a atividade econômica. Para os empreendedores locais, especialmente para o setor de Varejo e Comércio, essa medida pode representar um aumento na demanda por produtos e serviços, contribuindo para a dinamização dos negócios e oportunidades de crescimento em um cenário mais acessível ao crédito para a parcela da população de baixa renda, além de movimentar a economia e fomentar o empreendedorismo.




Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.


avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4566 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?