Como calcular quanto custa trazer um novo cliente para sua empresa Você sabe quanto custa o seu cliente? Sim, essa é uma pergunta extremamente importante para você empresário. Se você já possui uma equipe de marketing e vendas antenada no mercado, provavelmente já tenha ouvido falar ou recebido relatórios de CAC. Mas você que está começando a ampliar sua equipe e vendo o valor do marketing, sabe o que é o CAC? CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, quanto você paga para vender o seu produto. É uma métrica muito utilizada pelas equipes de marketing para mensurar e avaliar o real valor desse trabalho. É o que realmente prova o valor do marketing digital. Ele mostra o quanto você investe para conquistar cada novo cliente. Esse cálculo envolve todo o processo da conquista, desde a tomada de decisão sobre estratégias de marketing até a venda em si. É um cálculo relativamente simples de ser feito. CAC = Soma dos Investimentos / Número que Clientes Adquiridos Mas para que ele seja simples e preciso você precisa ter uma estrutura organizacional muito bem definida. Você, ou sua equipe, precisam saber os números exatos e lembrar de contabilizar todos investimentos realizados. Vale ressaltar que devem ser contabilizados apenas os gastos envolvidos diretamente na aquisição dos clientes e isso geralmente envolve custos de marketing e vendas. Custos administrativos, de SAC e desenvolvimento de produto não entram nesse cálculo. O grande segredo para fazer um cálculo correto e que reflete a realidade é ser honesto e transparente com você mesmo. Conte o que precisa ser contado e deixe de lado aquilo que não entra no pacote. É uma aula de reflexão sobre o teu próprio negócio. Esses são alguns exemplos do que deve ser levado em consideração no CAC: Salários da equipe Comissões de venda Treinamento de colaboradores Aquisição de ferramentas Assinatura de softwares Compra de anúncios Participação em eventos Assessoria de imprensa Materiais impressos Viagens Contatos telefônicos Etc. Agora você já sabe o que precisa contabilizar nas despesas. Mas e quais clientes entram na conta? Apenas aqueles que chegaram em função das estratégias que entraram nas despesas. Vamos exemplificar. Você contratou uma pessoa para fazer a venda do seu produto em um evento esportivo. Todas as pessoas que efetuarem compras ou chegarem até a sua empresa através dessa estratégia entrarão na conta. Por outro lado, se uma pessoa indicou o seu produto em uma rede social sem ser paga por isso e o cliente veio através dessa indicação, aí ele não entra na conta. É matemática básica, chegou através de um canal onde você pagou para aparecer, entra no montante. Chegou aleatoriamente, não entra. Esse cálculo deve ser feito periodicamente, de acordo com a necessidade do seu negócio, mas quanto menor for esse período, maiores as chances de você identificar eventuais problemas ou oportunidades de melhoria. O CAC é importante para mensurar a saúde do seu negócio. Através dele irá perceber se deve aumentar ou reduzir os custos que você tem na hora de adquirir um novo cliente, otimizar os investimentos e também entender a viabilidade e lucratividade de um novo produto. Ele também pode ser utilizado para tomar decisões em vários aspectos e setores do negócio, principalmente dentro do funil de vendas. Enfim, ele é uma métrica completa que te ajuda a ter uma noção global da empresa. O CAC é sobre clientes, sobre marketing, sobre produtos, sobre investimentos a serem feitos, sobre os cortes de gastos, sobre planejamento, análises e projeções. É uma ferramenta simples e completa. E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário! Participe da Comunidade de MULHERES EMPREENDEDORAS e tenha acesso a mais posts como esse.