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CAC - Custo de Aquisição de Cliente

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CAC - Custo de Aquisição de Cliente
Criado em 19 MAI. 2022
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Como calcular quanto custa trazer um novo cliente para sua empresa


Você sabe quanto custa o seu cliente? Sim, essa é uma pergunta extremamente importante para você empresário. Se você já possui uma equipe de marketing e vendas antenada no mercado, provavelmente já tenha ouvido falar ou recebido relatórios de CAC. Mas você que está começando a ampliar sua equipe e vendo o valor do marketing, sabe o que é o CAC?

Qual o segredo para preencher a lacuna entre marketing e vendas?


CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, quanto você paga para vender o seu produto. É uma métrica muito utilizada pelas equipes de marketing para mensurar e avaliar o real valor desse trabalho. É o que realmente prova o valor do marketing digital. 


Ele mostra o quanto você investe para conquistar cada novo cliente.


Esse cálculo envolve todo o processo da conquista, desde a tomada de decisão sobre estratégias de marketing até a venda em si. É um cálculo relativamente simples de ser feito.


CAC = Soma dos Investimentos / Número que Clientes Adquiridos


Mas para que ele seja simples e preciso você precisa ter uma estrutura organizacional muito bem definida. Você, ou sua equipe, precisam saber os números exatos e lembrar de contabilizar todos investimentos realizados. Vale ressaltar que devem ser contabilizados apenas os gastos envolvidos diretamente na aquisição dos clientes e isso geralmente envolve custos de marketing e vendas. Custos administrativos, de SAC e desenvolvimento de produto não entram nesse cálculo. 

Custo de Aquisição de Cliente: Saiba como calcular e diminuir seu CAC


O grande segredo para fazer um cálculo correto e que reflete a realidade é ser honesto e transparente com você mesmo.


Conte o que precisa ser contado e deixe de lado aquilo que não entra no pacote. É uma aula de reflexão sobre o teu próprio negócio. 


Esses são alguns exemplos do que deve ser levado em consideração no CAC:


  • Salários da equipe

  • Comissões de venda

  • Treinamento de colaboradores

  • Aquisição de ferramentas

  • Assinatura de softwares

  • Compra de anúncios

  • Participação em eventos

  • Assessoria de imprensa

  • Materiais impressos

  • Viagens

  • Contatos telefônicos

  • Etc. 


Agora você já sabe o que precisa contabilizar nas despesas.


Mas e quais clientes entram na conta?


Apenas aqueles que chegaram em função das estratégias que entraram nas despesas. 

Como um PDV atrativo pode atrair mais clientes? - TopTrade


Vamos exemplificar. Você contratou uma pessoa para fazer a venda do seu produto em um evento esportivo. Todas as pessoas que efetuarem compras ou chegarem até a sua empresa através dessa estratégia entrarão na conta. Por outro lado, se uma pessoa indicou o seu produto em uma rede social sem ser paga por isso e o cliente veio através dessa indicação, aí ele não entra na conta. É matemática básica, chegou através de um canal onde você pagou para aparecer, entra no montante. Chegou aleatoriamente, não entra. 


Esse cálculo deve ser feito periodicamente, de acordo com a necessidade do seu negócio, mas quanto menor for esse período, maiores as chances de você identificar eventuais problemas ou oportunidades de melhoria. 


O CAC é importante para mensurar a saúde do seu negócio.


Através dele irá perceber se deve aumentar ou reduzir os custos que você tem na hora de adquirir um novo cliente, otimizar os investimentos e também entender a viabilidade e lucratividade de um novo produto.


Ele também pode ser utilizado para tomar decisões em vários aspectos e setores do negócio, principalmente dentro do funil de vendas. Enfim, ele é uma métrica completa que te ajuda a ter uma noção global da empresa. O CAC é sobre clientes, sobre marketing, sobre produtos, sobre investimentos a serem feitos, sobre os cortes de gastos, sobre planejamento, análises e projeções. É uma ferramenta simples e completa. 



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