Todos nós sabemos o quanto o dia a dia docente é desafiador.
Hoje, vivemos uma realidade em que os desafios continuam, mas aparecem na rotina com novos formatos e dinâmicas. Se, antes, precisávamos conquistar e manter a atenção dos alunos em sala de aula, agora, o desgaste acaba surgindo com o excesso de tarefas, a adaptação às ferramentas virtuais, a preparação de aulas em uma proposta diferente e o maior desafio de todos: manter o aluno conectado e interessado pelo conteúdo remoto.
Com todo esse novo cenário, o cuidado precisa ser redobrado para que o desgaste e o cansaço não se tornem um problema mais sério: o burnout.
Neste artigo, compartilho com você minhas reflexões sobre o tema.
Como o burnout pode afetar o professor?
O burnout também é conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional e o nome já explica muito por si só. Trata-se de um estado emocional que deriva de uma exaustão extrema, um esgotamento físico e mental por conta do trabalho.
A quarentena é um período de risco para os professores, já que a nova dinâmica traz um acúmulo de funções. O tempo de preparação das aulas costuma ser maior e o período de dedicação aos alunos e aos pais também pode ultrapassar o período normal de trabalho. Somam-se a isso, ainda, as atividades domésticas e da família e a organização pessoal.
O burnout não é apenas cansaço, é corpo e mente levados ao limite. Por isso, precisamos nos cuidar mais do que nunca para não chegar nesse tipo de situação.
Como evitar o burnout na quarentena?
O período de isolamento social fez com que todo mundo tivesse que se adaptar. E, quando falamos do professor, essa realidade é ainda mais forte. A quarentena pausou as aulas presenciais em todo o país e muitos profissionais ainda não têm uma perspectiva de quando elas de fato serão retomadas nas escolas.
Se você também faz parte da parcela de professores que teve a rotina virada de cabeça para baixo, confira as dicas que compartilho com você aqui:
- Termine seu dia de trabalho preparando como será seu dia seguinte. Coloque na sua lista de tarefas apenas o que você consegue dar conta e deixe espaço para imprevistos.
- Prepare um ambiente de trabalho confortável e organizado.
- Faça pausas durante o trabalho, saia do cômodo em que você fica a maior parte do tempo e alongue seu corpo.
- Hidrate-se durante o dia e cuide da sua voz.
- Defina horários de trabalho e horários de descanso e faça de tudo para cumpri-los!
- Tente manter uma rotina de sono adequada e de qualidade.
- Se sentir necessidade, procure ajuda profissional.
O trabalho é parte fundamental da nossa vida e ele deve ser algo que contribui para o seu crescimento. Não o deixe levá-lo ao limite.
E você, que forma tem encontrado para equilibrar a dinâmica nessa fase? Compartilhe comigo!