A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.
No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.
Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema:
Brazilcore - Entenda a tendência que viralizou nas Redes Sociais e pode ser uma ferramenta útil para o Comércio e Varejo
Em junho, de 2023, a Vogue francesa publicou a reportagem Tudo o que você precisa saber sobre a tendência Brazilcore. A matéria explica no que consiste o estilo, que ganhou destaque no Brasil no ano passado, com a Copa do Mundo e, segundo a publicação, é tendência para o verão do hemisfério norte (que começou em junho).
As referências citadas para a difusão dessa tendência são, por exemplo, a cantora espanhola Rosalía, as modelos estadunidenses Emily Ratajkowski e Hailey Bieber e a francesa Tina Kunakey. Supermodelos não só vestem camisetas e acessórios verdes e amarelos, que parecem comprados em camelô, como também aparecem sentadas em cadeiras de plástico em boteco de rua, comendo pururuca ou tirando selfie com uma latinha de Guaraná.
O termo Brazilcore repercutiu como uma trend (termo usado nas redes sociais para se referir a tendências) no Tiktok. Trata-se de um estilo que adota roupas e acessórios com as cores do Brasil ou símbolos que remetem à bandeira brasileira. Camelôs, lojas de varejo e comércios tem aproveitado essa tendência para aumentar o estoque de roupas e acessórios verde e amarelos, mesmo em período pós Copa do Mundo.
A notícia é relevante, pois o Brazilcore representa uma oportunidade para as empresas do varejo e comércio aproveitarem o interesse e a demanda por produtos e serviços relacionados à cultura brasileira, podendo envolver, desde a venda de produtos inspirados na estética e nas referências culturais brasileiras, até a criação de experiências de compra temáticas. Ademais, empresas podem aproveitar para ampliar sua visibilidade e alcançar um público maior com a tendência nas redes. Ainda, o Brazilcore também pode impulsionar o turismo e a realização de eventos relacionados à cultura. Assim, as empresas do varejo e comércio podem se beneficiar ao oferecer produtos e serviços para turistas, especialmente em Foz do Iguaçu e Curitiba regiões que recebem bastante turistas ao ano.
Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.