Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Brasil é o 5° país mais empreendedor do mundo

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Brasil é o 5° país mais empreendedor do mundo
Criado em 22 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O número de empreendedores cresceu em todo o mundo durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, novas pesquisas indicam que o Brasil se encontra entre os países em que o interesse pelo empreendedorismo é mais forte.


Além disso, com a crise de saúde controlada, especialistas indicam que novos investimentos em micro e pequenas empresas podem ser a solução para a recuperação econômica do país. Confira mais detalhes dessa pesquisa e as características do empreendedorismo brasileiro.


O Sebrae, em acordo com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), participou da realização do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que reúne dados de mais de 100 países.


Neste estudo foram analisados dados de 2021 a respeito do empreendedorismo em todo o mundo, inclusive no Brasil, a fim de compor um panorama global de atividades de empreendedorismo.


O principal dado revelado pela pesquisa é o ranking dos países em que o empreendedorismo total é mais forte. Encabeçando a lista está a República Dominicana, em que o índice de empreendedorismo total é de 45,2%; em seguida, aparece o Sudão, na segunda posição, com 41,5%; a Guatemala, em terceiro, com 39,8%; o Chile, em quarto, com 35,9%; e o Brasil, em quinto, com 30,4%.


Outro dado relevante obtido pelo estudo é a avaliação de Potenciais Empreendedores. Nesse índice, as instituições se preocuparam em contabilizar a população economicamente ativa, entre 18 e 64 anos, que não é empreendedora, mas que possui o desejo de abrir um novo negócio.


Dessa vez, o país que conquistou a posição mais alta foi o Cazaquistão, com 53,3%; seguido do Egito, com 55,3%; República Dominicana, com 54,8%; Omã, com 43,2%; e o Brasil, novamente em quinto lugar, com 53%.


No ano passado, o Brasil chegou a registrar um recorde de abertura de novos negócios. De acordo com dados do Sebrae, foram ao todo 682,7 mil microempresas abertas em 2021. Já o número de cadastros de Microempreendedores Individuais (MEI) foi ainda mais impressionante, ultrapassando a marca de 3,1 milhões. São ao todo 43 milhões de empreendedores no país atualmente. 


Parte do GEM também analisa os principais desejos da população entrevistada. O estudo concluiu que o maior sonho dos brasileiros é viajar pelo Brasil, com 49,9%. Na sequência, em segundo lugar, aparece o desejo de comprar a casa própria, com 47,8%. Fechando o pódio, em terceiro lugar, aparece ter o próprio negócio, com 46,2%.


O relatório, ainda, destaca o perfil dos empreendedores iniciais. Aqui, nessa parte do estudo, foram reunidas informações a respeito de idade, gênero, escolaridade e rendimentos de empreendedores que atuam há menos de 3,5 anos. A maior parte deles possui entre 25 e 44 anos (62%), são homens (54,4%), ganham menos de 3 salários mínimos (57%) e completaram o ensino médio (47%).


O estudo aponta para uma disposição do povo brasileiro em empreender, mas um ponto importante a ser mencionado é que, para um novo negócio prosperar, é preciso haver planejamento e dedicação.


É claro que deve-se elaborar um bom plano de negócios, mas igualmente importante é investir conscientemente para evitar grandes prejuízos e se precaver, como contratar um plano de previdência privada, para garantir o próprio conforto no futuro.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 763 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?