

Quando nos perguntamos o porquê, iniciamos um caminho de aprofundamento na busca da essência das coisas. E assim, damos sentido a nossas escolhas na construção de um objetivo motivador, o propósito.
Muito se fala de propósito, mas não por isso, existe clareza sobre o que ele é e como descobrir-lo. Na frase do Aristóteles temos uma ótima definição de vocação, que podemos facilmente aplicar para definir o propósito.
“Onde seus verdadeiros talentos se cruzam com as necessidades do mundo, ai está sua vocação”. Aristóteles
E como fazer para descobrir essa vocação? Um bom começo, é perguntar-se sobre o porque da existência da nossa empresa além da exploração do ramo de negocio. Foi nesse sentido que Simon Sinek criou a metodologia do "Circulo Dourado", onde nela somos instigados a responder três perguntas:
Mas devemos ressaltar que, declarar nosso propósito não vai colocar-nos como uma empresa melhor, precisamos ser de fato uma empresa melhor. É necessário entender que colocar um objetivo futuro, não dispensa a ação de ter que trilhar o caminho para alcançá-lo. Fica evidente a necessidade não apenas da localização do tesouro, mas um mapa que indique a direção dos passos que nos aproximam a ele.
"Uma empresa não deveria começar estabelecendo a identidade da sua marca. Uma empresa deveria começar definindo o propósito da marca." Philip Kotler
Diariamente me encontro com pessoas que perguntam sobre o Branding na sua essência e metodologia. E olhando para os questionamentos constantes, precisava dar resposta a eles. Poderia escolher uma definição de livro e reproduzi-la, mas existe sempre um conceito que precisava de maiores explicações. Então...
Como falar sobre a definição do Branding sem entrar em grandes discussões técnicas? Branding é o porquê das coisas.
O Branding é uma rotina de questionamentos baseados no porquê, gerando uma constante preocupação pelo sentido, em contraposição a uma repetição de ações aleatórias. Fruto dessa rotina de escolhas, surge a representação intangível na mente das pessoas a qual chamamos de imagem da marca.
Isto nos leva a pensar, que uma empresa que faz a gestão da sua marca, deve com a resposta dos seus próprios porquês responder às perguntas do seu público: por que deveria trabalhar na sua empresa? por que comprar de você? por que compartilhar teu conteúdo? por que deveria escolher você?
Por tanto, antes de agir de forma desalinhada e aleatória, pare e se pergunte o porquê das coisas.
Imagem de capa: Photo by Emily Morter on Unsplash



