Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Branding e o porquê das coisas.

avatar AGUSTIN LOMBARDI
Agustin Lombardifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Branding e o porquê das coisas.
Criado em 13 FEV. 2025
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Quando nos perguntamos o porquê, iniciamos um caminho de aprofundamento na busca da essência das coisas. E assim, damos sentido a nossas escolhas na construção de um objetivo motivador, o propósito.


Muito se fala de propósito, mas não por isso, existe clareza sobre o que ele é e como descobrir-lo. Na frase do Aristóteles temos uma ótima definição de vocação, que podemos facilmente aplicar para definir o propósito.


“Onde seus verdadeiros talentos se cruzam com as necessidades do mundo, ai está sua vocação”. Aristóteles


E como fazer para descobrir essa vocação? Um bom começo, é perguntar-se sobre o porque da existência da nossa empresa além da exploração do ramo de negocio. Foi nesse sentido que Simon Sinek criou a metodologia do "Circulo Dourado", onde nela somos instigados a responder três perguntas:

  • What? O quê oferecemos e vendemos para o mercado.
  • How? Como é nossa personalidade e/ou quais os atributos diferenciadores.
  • Why? Por que fazemos o que fazemos? Em que acreditamos?

Mas devemos ressaltar que, declarar nosso propósito não vai colocar-nos como uma empresa melhor, precisamos ser de fato uma empresa melhor. É necessário entender que colocar um objetivo futuro, não dispensa a ação de ter que trilhar o caminho para alcançá-lo. Fica evidente a necessidade não apenas da localização do tesouro, mas um mapa que indique a direção dos passos que nos aproximam a ele.


"Uma empresa não deveria começar estabelecendo a identidade da sua marca. Uma empresa deveria começar definindo o propósito da marca." Philip Kotler 


Diariamente me encontro com pessoas que perguntam sobre o Branding na sua essência e metodologia. E olhando para os questionamentos constantes, precisava dar resposta a eles. Poderia escolher uma definição de livro e reproduzi-la, mas existe sempre um conceito que precisava de maiores explicações. Então...


Como falar sobre a definição do Branding sem entrar em grandes discussões técnicas? Branding é o porquê das coisas.


O Branding é uma rotina de questionamentos baseados no porquê, gerando uma constante preocupação pelo sentido, em contraposição a uma repetição de ações aleatórias. Fruto dessa rotina de escolhas, surge a representação intangível na mente das pessoas a qual chamamos de imagem da marca.


Isto nos leva a pensar, que uma empresa que faz a gestão da sua marca, deve com a resposta dos seus próprios porquês responder às perguntas do seu público: por que deveria trabalhar na sua empresa? por que comprar de você? por que compartilhar teu conteúdo? por que deveria escolher você?


Por tanto, antes de agir de forma desalinhada e aleatória, pare e se pergunte o porquê das coisas.



Imagem de capa: Photo by Emily Morter on Unsplash

avatar AGUSTIN LOMBARDI
Agustin Lombardi
Soy Agustin Lombardi, sou LOMBRAND. Desde 2018 trabalho exclusivamente como construtor de marcas, sejam elas comerciais, pessoais ou de território. Todas estão interligadas dentro do mesmo habitat e contribuindo desde seu papel comercial, público ou social para a harmonia do ecossistema.favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 1270 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?