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BMC: Como utilizar o Business Model Canvas

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BMC: Como utilizar o Business Model Canvas
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Criado em 04 NOV. 2022
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Plano de negócios ou Canvas? Você sabe qual ferramenta usar?


O Canvas você pode usar para colocar a "estrutura" da sua ideia no papel, é mais simples e rápido. Com ele você vai conseguir organizar a ideia do seu negócio, levando em consideração a sua lógica de funcionamento. O Plano de Negócios é mais detalhado, com dados e análises, como o plano financeiro do negócio.



Antes disso, quer saber mais sobre como inovar na sua empresa de maneira simples, rápida e mão na massa?   

Nós do Sebrae desenvolvemos um curso digital e totalmente gratuito para você implementar a inovação no seu negócio.  Ahh, e lá falamos também sobre o Canvas, NÃO PERCA!


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Não existe certo ou errado, eles tem objetivos distintos e se complementam, aliás, podem ser utilizadas juntas! Hoje vamos começar essa primeira etapa do seu negócio, falando um pouco mais sobre o queridinho de muitas empresas: Canvas!


O Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica para definir e comunicar de forma rápida e fácil uma ideia ou conceito de negócio. De forma mais simples, é um mapa visual que possui 9 partes. Essa ferramenta permite fazer um planejamento estratégico para entender a viabilidade de abrir um negócio.


A grande vantagem é colocar todo o seu negócio em apenas uma página, isso mesmo, tudo em uma página! E não pense que seja algo incompleto ou ineficaz, muito pelo contrário. O Canvas é uma ferramenta utilizada no mundo inteiro, que pode ajudar a visualizar de forma mais completa o que você pretende fazer na abertura da sua empresa.




O lado direito do BMC foca no cliente (externo) enquanto o lado esquerdo da tela foca no negócio (interno). Tanto os fatores externos quanto os internos se encontram em torno da proposta de valor, que é a troca de valor entre seu negócio e seu cliente. Por isso, é indicado que o seu preenchimento seja feito através de uma base lógica.



Por que eu devo utilizar para o meu negócio?


Utilizar essa ferramenta pode te ajudar a dar foco nos aspectos mais importantes da sua empresa. Como isso? Dentro do Canvas é possível colocar a definição dos seus produtos e como irão chegar aos seus consumidores, além de entender qual a vantagem competitiva para iniciar um negócio lucrativo. Separamos algumas vantagens para que você possa entender melhor:


  1. Visualização clara da sua empresa

Ele ajuda a documentar todas as etapas de abertura da sua empresa. Normalmente neste início, os empreendedores passam horas fazendo um documento com milhares de páginas, o que é bem diferente no Canvas: É possível construir um quadro de implementação em apenas uma página!


  1. Comunicação mais clara

Essa ferramenta facilita também a comunicação com toda a sua equipe, com investidores, parceiros e funcionários. Assim todos conseguem entender a mesma visão do negócio.


  1. Priorizando o Cliente

Um grande erro no começo é não entender se o seu produto é compatível com seu cliente. Pode acontecer do seu produto ser perfeito para o seu nicho, mas ele não foi construído pensando no cliente. Isso é um erro recorrente que pode ser sanado com essa ferramenta.


  1. Redução de riscos

No bloco que fala sobre os fornecedores e parceiros, ou seja, empresas, pessoas e entidades é possível entender que são seus aliados na otimização e redução de risco do negócio. Você terá vantagem sobre seus concorrentes que estão imersos nas longas páginas de um plano de negócio.




Vamos preencher juntos?


Recomendamos que você imprima um modelo de Canvas e utilize post-its para preencher de forma manual. Importante lembrar que o quadro não é para ser definitivo, e tudo deverá ser testado. Colocar os post-its vai possibilitar que posteriormente você possa fazer alguma alteração.




1. Segmentos de Clientes

Aqui você poderá dividir os clientes em grupos de indivíduos que são semelhantes de maneiras específicas, como idade, sexo, interesses e hábitos de consumo. 


  • Para quem criamos valor?

  • Quais são os clientes mais importantes?

  • São outro negócio?

  • Se sim, quais são as características desses negócios? Ou são outras pessoas?

  • Minha proposta de valor atrai homens/mulheres ou ambos?

  • Qual a idade do meu público?

  • Quais são as características das pessoas que procuram a minha proposta de valor?



2. Proposta de Valor

Indique qual é a oferta de valor do seu negócio para os clientes, ou seja, quais vantagens pretende oferecer e o que poderá levar as pessoas a se interessarem pelo seu produto ou serviço.


  • Qual é o problema que estou resolvendo?

  • Qual o valor que proporcionamos para os nossos clientes?

  • Que pacotes de produtos e serviços oferecemos a cada segmento de mercado?

  • Por que alguém iria querer ter esse problema resolvido?



3. Canais

De que forma seus produtos e serviços chegarão até os clientes? Os canais são definidos como os caminhos pelos quais seu cliente entra em contato com sua empresa e se torna parte de seu ciclo de vendas.


  • Como vamos contar ao nosso segmento de clientes sobre nossa proposta de valor?

  • Onde estão nossos clientes?

  • Eles estão nas redes sociais?

  • Eles estão dirigindo seu carro e ouvindo rádio?

  • Eles estão em um evento ou conferência?

  • Eles assistem TV às 19h em uma noite de sexta-feira?



4. Relacionamento com Clientes

Entenda qual relacionamento o seu segmento de clientes espera que você estabeleça com eles. Descreva as formas e os meios que você vai estabelecer para criar ou manter a relação com seus clientes.


  • Que tipo de relação esperam os diferentes segmentos do mercado?

  • Que tipo de relação temos estabelecido?

  • Qual é o custo dessas relações?

  • Como estão integradas ao nosso modelo de negócios?

  • Como farei o relacionamento aumentar as vendas?

  • Por que meu cliente não me trocará pelos concorrentes?



5. Fontes de Receita

As fontes de receitas são definidas como a maneira pela qual sua empresa converte sua proposta de valor ou solução para o problema do cliente em ganho financeiro. Também é importante entender o preço do seu negócio de acordo com a dor da compra em troca da dor de resolver o problema para o seu cliente.


  • Qual valor meus clientes estão dispostos a pagar?

  • Por que pagam atualmente?

  • Como pagam atualmente?

  • Como eles gostariam de pagar?

  • Quanto geram as diferentes fontes de renda ao total da renda?



6. Recursos Chave

Escreva quais os recursos práticos são necessários para alcançar as principais atividades (ações) do negócio. Chave significa os recursos que sua empresa precisa para fazer negócios. Esses recursos são o que é necessário na prática para realizar as ações/atividades do seu negócio:


  • Sua empresa precisa de um espaço de escritório? Galpão?

  • Quantos computadores são necessários para o funcionamento da empresa?

  • Quantas pessoas (funcionários) trabalham?

  • Preciso de internet?

  • Utilizar carro, bicicleta para locomoção?



7. Atividades Chave

As Atividades-Chave do seu negócio/produto são as ações que sua empresa realiza para atingir a proposta de valor para seus clientes.


  • Quais atividades a empresa realiza para alcançar a proposta de valor para o cliente?

  • Qual é o recurso utilizado?

  • Tempo?

  • Perícia?

  • Distribuição do produto?

  • Desenvolvimento técnico?

  • Estratégia?

  • Oferece recursos (humanos/físicos)?

  • Que ações você e/ou sua equipe levam para alcançar a troca de valor?



8. Parcerias Principais

Faça uma lista das empresas/fornecedores/partes externas que você pode precisar para realizar suas atividades-chave e agregar valor ao cliente. Você pode responder a este item com a seguinte pergunta: Se meu negócio não pode alcançar a proposta de valor sozinho, em quem mais eu preciso confiar para fazê-lo?




9. Estrutura de Custos

Sua estrutura de custos de negócios é definida como o custo monetário de operar como uma empresa, ou seja, os custos envolvidos na operação do seu Modelo de Negócio.

  • Quanto custa para realizar as atividades-chave do meu negócio?

  • Qual é o custo dos meus principais recursos e principais parcerias?

  • Quanto custa atingir a proposta de valor para meus clientes/usuários?

  • Existem custos adicionais para administrar um negócio?Jurídico? Seguro?

  • Qual o custo do meu negócio?

  • É importante também colocar um valor monetário em seu tempo como um custo.

  • Quanto custaria para você contratá-lo?

  • Qual é o custo de oportunidade de administrar seu negócio?



Gostou das dicas? Vou deixar aqui um super curso Sebrae que irá detalhar ainda mais essa ferramenta. No curso "Como Fazer um Canvas" você vai aprender a utilizar o método Canvas para estruturar o seu modelo de negócios. Um curso prático, rápido e objetivo para empreendedores que gostariam de aprender a utilizar essa metodologia.


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Abraço, 

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Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
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