A tecnologia blockchain tem revolucionado de forma avassaladora, observamos sua ascensão no mercado financeiro junto ao advento do Bitcoin e outras criptomoedas, porém não parou por ai. Recentemente a utilização da tecnologia para soluções em outras aeras tem se popularizado muito, um exemplo disso é o banco PointPay, o primeiro banco "sem dono" do mundo. Criado para executar através de smart contracts (contratos inteligentes) na blockchain.
Isso significa que ele não possui uma composição societária como uma empresa privada, mas sim um número "x" de donos espalhados pelo mundo, pessoas que possuem seus tokens, algo parecido com ações de uma empresa na bolsa de valores. Aliás, qualquer um pode comprar e negociar esses tokens através de corretoras quando deseja
Apesar de diferente o PointPay não é um exemplo isolado, o BAT (Basic Attention Token) é um browser (navegador) criado nesse modelo no qual os usuários são recompensados pelos anúncios que aceitam visualizar. A recompensa é feita através de uma criptomoeda própria de nome BAT. Poderíamos considerar algo assim revolucionário? Eu acredito que sim! Desta forma os anunciantes estão pagando diretamente o usuário em vez de gastar verba com empresas de mídia online.
Nas próximas décadas, as tecnologias descentralizadas serão superiores às das grandes empresas centralizadas dominantes que conhecemos hoje. Além da descentralização, essas redes causam uma desintermediação e vão contra os interesses não só de governos, mas de alguns grandes conglomerados privados.
Por causa desse potencial disruptivo, essas inovações já estão causando muitos impactos e mudando o modo como interagimos com a internet, a economia e a sociedade como um todo. Se isso vai permitir um mundo mais justo e menos concentrado de poder não sabemos ainda. Mas é fato que já foi iniciada uma grande revolução.