Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Blockchain e sua revolução

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Blockchain e sua revolução
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 06 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A tecnologia blockchain tem revolucionado de forma avassaladora, observamos sua ascensão no mercado financeiro junto ao advento do Bitcoin e outras criptomoedas, porém não parou por ai. Recentemente a utilização da tecnologia para soluções em outras aeras tem se popularizado muito, um exemplo disso é o banco PointPay, o primeiro banco "sem dono" do mundo. Criado para executar através de smart contracts (contratos inteligentes) na blockchain.

Isso significa que ele não possui uma composição societária como uma empresa privada, mas sim um número "x" de donos espalhados pelo mundo, pessoas que possuem seus tokens, algo parecido com ações de uma empresa na bolsa de valores. Aliás, qualquer um pode comprar e negociar esses tokens através de corretoras quando deseja

Apesar de diferente o PointPay não é um exemplo isolado, o BAT (Basic Attention Token) é um browser (navegador) criado nesse modelo no qual os usuários são recompensados pelos anúncios que aceitam visualizar. A recompensa é feita através de uma criptomoeda própria de nome BAT. Poderíamos considerar algo assim revolucionário? Eu acredito que sim! Desta forma os anunciantes estão pagando diretamente o usuário em vez de gastar verba com empresas de mídia online.

Nas próximas décadas, as tecnologias descentralizadas serão superiores às das grandes empresas centralizadas dominantes que conhecemos hoje. Além da descentralização, essas redes causam uma desintermediação e vão contra os interesses não só de governos, mas de alguns grandes conglomerados privados.

Por causa desse potencial disruptivo, essas inovações já estão causando muitos impactos e mudando o modo como interagimos com a internet, a economia e a sociedade como um todo. Se isso vai permitir um mundo mais justo e menos concentrado de poder não sabemos ainda. Mas é fato que já foi iniciada uma grande revolução.

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1325 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?