Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Beyond banking e a mudança de cultura em toda empresa

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Juniorfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Beyond banking e a mudança de cultura em toda empresa
Criado em 29 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


À medida que o setor bancário se expande e se diversifica, é mais importante do que nunca que as instituições impulsionem a inovação e se diferenciem. Isso requer uma abertura para mudanças, um alto grau de envolvimento de todos os níveis de gerenciamento e equipe, uso de dados, análises aplicadas, novas tecnologias e conjuntos de habilidades que muitos bancos e cooperativas de crédito ainda não possuem e é aí que entra o beyond banking.


O Beyond Banking é um novo modelo de negócios, no qual os consumidores recebem um pacote de serviços por meio de um ecossistema de vários provedores (via API).


Dessa forma, a modalidade auxilia as instituições financeiras a criarem um ecossistema em parceria com empresas de tecnologia não bancárias, reduzindo significativamente o processo de desenvolvimento e acelerando o lançamento de novas soluções para o mercado.



Agilidade e conhecimento tecnológico



O beyond banking opera em diversos modelos de negócios e distribuição. Ele cria plataformas exclusivas de aquisição de usuários, expandindo e conectando vários segmentos de negócios, como saúde, energia e mobilidade. 


Esse modelo de negócio utiliza sua experiência tecnológica, análise de dados de ponta e APIs abertas para permitir jornadas de clientes perfeitamente integradas e serviços bancários altamente personalizados.



O que é preciso para se tornar um beyond banking?



Pessoas e cultura. Com foco no usuário e concentrando-se em novos segmentos em que os serviços financeiros podem liberar valor para o cliente. Formas de trabalho abertas e ágeis e uma cultura de experimentação rápida fazem toda a diferença! 


Modelo de negócios. O beyond banking nutre um portfólio de negócios adjacentes e projeta estratégias de distribuição em torno de si para oferecer suporte a vendas cruzadas personalizadas e baseadas em dados. As plataformas online servem como canais de aquisição de clientes no topo do funil.


Tecnologia. Esse modelo conta com plataformas tecnológicas de ponta que permitem propostas personalizadas em todas as linhas de negócios. Além disso, os recursos de mineração e análise de dados formam a linha de base para incorporar serviços financeiros em outras plataformas online.



A inovação bancária



À medida que 2020 trouxe novos desafios inesperados, os bancos aumentaram seus cronogramas de digitalização, mas a maioria não repensou seus objetivos gerais ou modelos de negócios. Eles continuaram a migrar sua cadeia de valor e modelo de negócios existentes para o mundo digital. 


Os players apenas digitais estão reescrevendo as regras e inovando rapidamente. Quanto mais os bancos mantiverem seu modelo tradicional de integração vertical, maior será a probabilidade de perderem clientes para concorrentes mais avançados.  


A versão padrão atual do banco digital pode melhorar a base de custos de um banco e reduzir as ineficiências, mas a captura do crescimento futuro pode ser alcançada apenas olhando além da digitalização para considerar vários novos modelos de negócios.


O cenário mudou e continuará mudando no ecossistema de serviços financeiros. Novos players estão indo além das estratégias dos bancos tradicionais no mundo digital. Em vez disso, eles estão criando novos modelos de negócios que aproveitam as oportunidades da cadeia de valor.



O consumidor



Os clientes estão se tornando cada vez menos leais à marca. Em vez disso, eles estão escolhendo quais produtos preferem de quais provedores e, em muitos casos, usam serviços incorporados de provedores terceirizados sem nem perceber.


 Os clientes têm a flexibilidade e a oportunidade de construir o seu próprio banco combinando serviços de diferentes players em vez de procurar uma empresa que atenda a todas as suas expectativas. Não há custo de troca para eles, e o resultado é incremental, mais transparente e mais flexível.  


Os bancos que estão dispostos a adotar novos modelos de negócios e evoluí-los continuamente irão liderar o grupo em inovação e lucratividade.


É hora de pensar no futuro do seu negócio além do seu modelo existente e parar de tentar simplesmente adotar as últimas tendências digitais. 


Quer ficar por dentro de tudo que está rolando no mundo das finanças? Acompanhe nossa Comunidade e saiba mais!

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Junior
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4578 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?