Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Benefícios e riscos de solicitar um empréstimo para abrir um negócio

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Benefícios e riscos de solicitar um empréstimo para abrir um negócio
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 26 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Pegar empréstimo é uma das maneiras mais comuns que os brasileiros têm de conseguir um dinheiro rápido para quitar dívidas, fazer uma viagem ou, então, abrir um negócio. Nesse último caso, em específico, o empréstimo pode funcionar como um investimento inicial para você começar a empreender e realizar o seu sonho de abrir um negócio.


Mas, afinal, quais são as vantagens de pegar um empréstimo e investir no seu sonho? Confira, a seguir, dicas importantes para você que está começando a empreender!


Dinheiro rápido para começar a investir

  

De modo geral, o empréstimo leva pouco tempo para ser analisado e aprovado, principalmente se você já tem um histórico de bom pagador com a Serasa/SPC. O crédito costuma cair no mesmo dia ou em poucos dias após a aprovação, e você já poderá começar a usar o dinheiro.



Mais de uma modalidade para contratar

  

O mundo do crédito é bastante amplo e competitivo entre bancos e instituições financeiras. Por isso, é muito importante avaliar as possibilidades e as modalidades de empréstimo. Tudo depende da sua condição enquanto pessoa física ou pessoa jurídica e de taxas e prazos para pagar, a depender do valor a ser emprestado.


Ideal para quem é MEI (Microempreendedor Individual)

  

Quem tem um MEI aberto conta com algumas facilidades para contratar um empréstimo. Existe empréstimo especial para a modalidade de MEI, porém é muito importante avaliar se realmente vale a pena frente a outras opções, como o empréstimo pessoal, que pode ter taxas e juros mais em conta, sem atrelar o CNPJ da sua empresa.


Porém, também é muito importante avaliar os riscos de solicitar um empréstimo para abrir seu negócio. É necessário que você faça uma avaliação geral de qual é o montante que você precisa para dar um pontapé inicial no seu negócio. Por exemplo, se você precisa comprar máquinas específicas, materiais ou até custos com locação de um local para manter o funcionamento.


O planejamento financeiro deve ser o pilar do seu negócio para que as contas estejam sempre em dia inclusive, o custo do empréstimo não deve comprometer mais do que 20% da sua renda anual, para não pesar no seu orçamento. Outros gastos, como contas de água, luz, condomínio, etc., além de pagamento de funcionários, também devem ser colocados sempre no seu planejamento e balanço de contas.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7445 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?