Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Benefícios do Turismo de Experiência para a economia

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Benefícios do Turismo de Experiência para a economia
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 18 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Sabemos que o setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID no mundo. As viagens foram cessadas e os estabelecimentos de hospedagens, agências de viagens, além de transportadoras tiveram que permanecer inativas durante o período mais crítico. 

Não haviam pessoas se deslocando de um lugar para outro, impactando diretamente a economia dos destinos turísticos. Isso causou perda total de receitas para as empresas  e, consequente desemprego em massa.

Passado o impacto maior da pandemia, mas ainda com os devidos cuidados, o setor de turismo vai se recuperando e buscando voltar à normalidade. 

Porém, neste movimento de retorno às viagens, percebe-se uma mudança no comportamento do turista, que busca:

  • novos conhecimentos; 
  • novas experiências; 
  • novas sensações; 
  • novos desafios; 
  • conexão com a natureza e; 
  • preocupação com a sustentabilidade do destino turístico. 

O turista está mais exigente e para que ele retorne ou indique o destino a outras pessoas, faz-se necessário a oferta de produtos turísticos de experiência, inovadores ou melhorados, sem esquecer da afetividade no atendimento ao turista e da qualidade na prestação de serviços

O turista espera uma experiência mágica, impactante e que permaneça na sua memória.

Neste sentido, o empreendedor deve ser empático, pensar de forma sistêmica e fazer o caminho do turista, para entender as necessidades, expectativas e desejos dos seus clientes, de forma a encantá-lo em cada etapa do processo, desde o início da experiência, antes ainda da sua chegada no empreendimento até o término da atividade.

Uma experiência pode ser vivenciada e sentida de forma diferente pelas pessoas, pois as vivências e memórias afetivas de cada uma é singular a ela. Então, é preciso conhecer com mais profundidade o público que vai usufruir da experiência.

O Turismo de Experiência, surge, então, como uma forma de alavancar a economia de uma cidade ou território, se tornando uma importante fonte de recursos.  

O turismo de experiência oferece um grande potencial para impulsionar a economia, aumentar a competividade e o desenvolvimento de uma região, com a atração de turistas e visitantes, que deixam recursos financeiros capazes de movimentar vários outros setores econômicos, aumentando a geração de emprego, renda, desenvolvimento e qualidade de vida para os locais.

E você, já tem colocado em prática o Turismo de Experiência?

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geich
Administradora, MBA em Inovao, Gesto de Pessoas e Qualidade e Produtividade. Mestrado em Turismo e Hotelaria. Formao em Dinmica de Grupos, Anlise Transacional e Constelao Sistmica. Consultora e Facilitadora de Aprendizagem.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?