Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Benefícios do Planejamento

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Pradofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Benefícios do Planejamento
Criado em 01 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O planejamento é a decisão de como uma empresa pretende estar no futuro, estabelece os objetivos da organização e cria planos que possibilitem que os resultados sejam alcançados.

O planejamento contém orientações para a direção que a empresa deve seguir, além de um caráter prático, mostrando de que forma as coisas devem ser feitas e deve estabelecer "o que" fazer (objetivos) e “como” fazer (planos). 

O melhor recurso para alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente é o planejamento. Assim você obtém maior clareza e visão para a tomada de decisão.


O planejamento traz vários benefícios para a administração dos negócios, nos quais destacamos os seguintes:

 

Evita perda de tempo e investimento – Quem faz planejamento empresarial tem um direcionamento na tomada de decisão, todos os investimentos, processos e dedicação de tempo dos colaboradores são bem empregados, adotando um nível maior de assertividade.

 

Gestão eficaz – com o planejamento em mãos, é possível obter um embasamento para fazer uma gestão eficaz, tomando decisões certeiras para o empreendimento.

 

Alcance dos objetivos organizacionais – planejamento que traça o caminho até as metas: onde você deseja chegar e como chegará lá.

 

Fluxo de caixa saudável – Uma parte importante do planejamento empresarial é o planejamento financeiro. Sendo assim, por meio dessa ferramenta você faz investimentos certeiros, emprega os recursos humanos corretamente e ainda tem um controle rigoroso das finanças empresariais. Dessa forma, você ainda pode prever a trajetória de crescimento das empresas, definindo os próximos investimentos para alcançar as metas.


Oferece uma direção – aponta um rumo e possibilita a criação de uma visão comum para os membros da organização.


Confere foco – possibilita que as pessoas “remem o barco da organização” na mesma direção. Assim, evita gastar energia com esforços desconectados, que só cansam e frustram as pessoas. Com foco, ganhamos senso de realização e potencializamos os ganhos do que nos esforçamos para fazer individualmente.


Possibilita uma ação proativa – faz com que os gestores estejam atentos ao que ocorre no ambiente externo, agindo proativamente e de forma preventiva em relação a fatores que fogem do controle da organização.


Possibilita o controle do desempenho – estabelece formas de avaliar se o desempenho está de acordo com o esperado ou não. Se uma organização não tiver uma noção exata de como está indo seu desempenho, a gestão de sucesso torna-se praticamente impossível.


Motiva – possibilita que as pessoas se envolvam com os objetivos da organização e se sintam parte de algo maior. Os objetivos e planos deixam claro o que é esperado de cada pessoa e isso reduz a incerteza e aumenta o sentimento das pessoas de estarem contribuindo para a realização de algo importante.


Fornece informações para a tomada de decisão – permite e geração de dados sobre o desempenho que facilitam muito o papel dos gestores de decidir os rumos futuros da organização.

 


Percebemos então que o planejamento é muito importante para o seu negócio, pois mostra quais ações devem começar a ser tomadas hoje para alcançar o sucesso no futuro. Comece agora e bons resultados! 

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Prado
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 761 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil