O planejamento é a decisão de como uma empresa pretende estar no futuro, estabelece os objetivos da organização e cria planos que possibilitem que os resultados sejam alcançados.
O planejamento contém orientações para a direção que a empresa deve seguir, além de um caráter prático, mostrando de que forma as coisas devem ser feitas e deve estabelecer "o que" fazer (objetivos) e “como” fazer (planos).
O melhor recurso para alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente é o planejamento. Assim você obtém maior clareza e visão para a tomada de decisão.
O planejamento traz vários benefícios para a administração dos negócios, nos quais destacamos os seguintes:
Evita perda de tempo e investimento – Quem faz planejamento empresarial tem um direcionamento na tomada de decisão, todos os investimentos, processos e dedicação de tempo dos colaboradores são bem empregados, adotando um nível maior de assertividade.
Gestão eficaz – com o planejamento em mãos, é possível obter um embasamento para fazer uma gestão eficaz, tomando decisões certeiras para o empreendimento.
Alcance dos objetivos organizacionais – planejamento que traça o caminho até as metas: onde você deseja chegar e como chegará lá.
Fluxo de caixa saudável – Uma parte importante do planejamento empresarial é o planejamento financeiro. Sendo assim, por meio dessa ferramenta você faz investimentos certeiros, emprega os recursos humanos corretamente e ainda tem um controle rigoroso das finanças empresariais. Dessa forma, você ainda pode prever a trajetória de crescimento das empresas, definindo os próximos investimentos para alcançar as metas.
Oferece uma direção – aponta um rumo e possibilita a criação de uma visão comum para os membros da organização.
Confere foco – possibilita que as pessoas “remem o barco da organização” na mesma direção. Assim, evita gastar energia com esforços desconectados, que só cansam e frustram as pessoas. Com foco, ganhamos senso de realização e potencializamos os ganhos do que nos esforçamos para fazer individualmente.
Possibilita uma ação proativa – faz com que os gestores estejam atentos ao que ocorre no ambiente externo, agindo proativamente e de forma preventiva em relação a fatores que fogem do controle da organização.
Possibilita o controle do desempenho – estabelece formas de avaliar se o desempenho está de acordo com o esperado ou não. Se uma organização não tiver uma noção exata de como está indo seu desempenho, a gestão de sucesso torna-se praticamente impossível.
Motiva – possibilita que as pessoas se envolvam com os objetivos da organização e se sintam parte de algo maior. Os objetivos e planos deixam claro o que é esperado de cada pessoa e isso reduz a incerteza e aumenta o sentimento das pessoas de estarem contribuindo para a realização de algo importante.
Fornece informações para a tomada de decisão – permite e geração de dados sobre o desempenho que facilitam muito o papel dos gestores de decidir os rumos futuros da organização.
Percebemos então que o planejamento é muito importante para o seu negócio, pois mostra quais ações devem começar a ser tomadas hoje para alcançar o sucesso no futuro. Comece agora e bons resultados!