Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Os benefícios do networking para o sucesso do seu negócio

avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalilfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Os benefícios do networking para o sucesso do seu negócio
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 10 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá comunidade! Hoje eu quero falar sobre um assunto muito importante para quem está empreendendo: o networking! 


Você sabe o que é networking?


Se você não sabe, networking é aquela famosa "rede de contatos", sabe? E ter uma rede de contatos pode ser muito vantajoso para o sucesso do seu negócio.


Se você conhecer as histórias das empresas de maior sucesso no Brasil e no mundo, verá que além de estar no lugar certo, na hora certa, foi fundamental ter as conexões certas. Inclusive muitas ideias e negócios começaram com bons encontros de pessoas com diferentes conhecimentos.


As startups são os negócios que já entenderam muito bem isso. Fazem muitos encontros, pedem feedbacks e se apoiam muito na construção desta rede de contatos para crescer rápido. O fato é que isso serve para todos os tipos de negócios. 


Aqui mesmo na comunidade já fazemos um pouco disso. São milhares de empreendedores passando seus conhecimentos através de textos como estes. Tudo isso para encurtar o caminho para seu sucesso.


O networking pode trazer várias oportunidades para o seu negócio. Ao conhecer outras pessoas da sua área, você pode descobrir fornecedores, clientes em potencial, parceiros de negócios e até mentores que podem te ajudar a crescer. 


Além disso, estar em contato com outras pessoas da sua área pode te manter atualizado sobre as novidades e tendências do mercado, te dando uma vantagem competitiva.


Compartilhe experiências


Outra vantagem do networking é a possibilidade de trocar conhecimentos e experiências. 


  • Ao conversar com outras pessoas que já passaram por situações parecidas com as suas, você pode aprender com os erros e acertos delas, e evitar cometer os mesmos erros que elas cometeram. 

  • Além disso, você pode compartilhar suas próprias experiências e ajudar outras pessoas a crescerem também.

  • E o melhor de tudo é que fazer networking não é difícil! Existem várias formas de conhecer pessoas da sua área, como participar de eventos, palestras, feiras e conferências, se inscrever em comunidades, grupos de discussão na internet, ou mesmo participar de grupos de networking nas redes sociais. 

  • O importante é ser aberto e receptivo a conhecer novas pessoas e manter um relacionamento profissional positivo com elas.


7 dicas para um networking eficiente


Para que um empresário tenha um encontro de networking eficiente, é importante seguir algumas práticas recomendadas. Aqui estão algumas dicas:


  1. Defina seus objetivos:


Antes do evento, estabeleça metas claras sobre o que você deseja alcançar. Pode ser a busca por novos clientes, parcerias estratégicas, informações de mercado, entre outros. Ter objetivos definidos ajudará a orientar suas interações e tornar o encontro mais produtivo.


  1. Prepare-se antecipadamente: 


Faça uma pesquisa sobre o evento, os palestrantes, os participantes e as empresas presentes. Isso permitirá que você identifique potenciais conexões relevantes e inicie conversas mais significativas.


  1. Seja proativo: 


Em um evento de networking, é essencial tomar a iniciativa. Não espere que as pessoas se aproximem de você. Aborde os outros participantes de forma educada e genuína, mostrando interesse em conhecê-los e aprender sobre suas atividades. Esteja aberto a conhecer pessoas de diferentes áreas e setores.


  1. Ouça atentamente: 


Networking eficiente envolve ouvir tanto quanto falar. Demonstre interesse genuíno pelas histórias e experiências dos outros. Faça perguntas relevantes, mostre empatia e esteja aberto a aprender com os demais. Essa abordagem ajudará a construir relacionamentos sólidos.


  1. Troque informações de contato: 


Ao estabelecer uma conexão com alguém, não se esqueça de trocar informações de contato, como cartões de visita ou números de telefone. Anote detalhes relevantes sobre a pessoa para se lembrar dela posteriormente. Considere também a utilização de aplicativos de networking ou mídias sociais profissionais para manter contato.


  1. Acompanhe os contatos: 


Depois do evento, envie um e-mail ou mensagem para as pessoas com quem você interagiu, agradecendo pela conversa e demonstrando interesse em manter contato. Personalize a mensagem para torná-la mais significativa e estabeleça uma base para futuras interações.


  1. Cultive relacionamentos a longo prazo:


Networking não se trata apenas de fazer contatos em eventos isolados, mas também de cultivar relacionamentos a longo prazo. Mantenha-se conectado com seus contatos, seja compartilhando informações relevantes, convidando-os para eventos ou oferecendo sua ajuda quando necessário.


Lembre-se de que o networking eficiente requer tempo e esforço contínuos. Construir relacionamentos sólidos leva tempo, mas pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio no futuro.


E para você, o que o Networking trouxe de bom para o seu negócio? Comente aqui ou compartilhe na comunidade!

avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalil
Atualmente atuo como curadora de conteúdo na comunidade Sebrae, que é uma plataforma valiosa para os empreendedores, e estou orgulhosa em fazer parte deste time. Sou formada em Comunicação Digital com pós em Design Gráfico. Amo criar e desenhar. favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 763 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?