A inovação é essencial nos dias de hoje. Porém, diante de grandes e rápidas transformações, tecnologias exponenciais, as empresas acabam completamente perdidas sobre como manter o negócio atraente e lucrativo.
Foi pensando nisso que em 2020 foi lançada uma norma para gestão da inovação, a ISO 56002. Em pouco mais de um ano, a norma já foi adotada por mais de 150 empresas em todo o mundo, quatro destas no Brasil. A maior delas é a AirBus, uma das maiores empresas do mundo, do setor aeronáutico, com mais de 150 mil funcionários.
Fundada em 1947, com o intuito de ajudar na reconstrução das empresas devastadas pela Segunda Guerra Mundial, a ISO, Organização Internacional de Padronização, é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Genebra, na Suíça. Ancorada nos princípios da isonomia (que em grego significa igualdade), a organização possui mais de 22 mil normas técnicas, sendo mais de 180 normas de sistema de gestão que visam o estabelecimento de padrões mundiais para a gestão de negócios.
Com 164 países-membros, a ISO consolidou-se como uma das mais importantes referências internacionais no que tange a normatização e modelos de gestão.
Seu maior objetivo é criar cultura e processos para gerar inovação em empresas de todos os portes e segmentos por meio da implementação da norma. Baseada em oito pilares, direção estratégica, abordagem por processos, realização de valor, liderança com foco no futuro, cultura colaborativa, adaptabilidade e resiliência, gestão de incertezas e gestão de insights, a ISO 56002 defende que uma inovação pode ser um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas. Contudo, o conceito de inovação é caracterizado por novidade e valor.
A terminologia da norma principal com o número dois (ao final) é um indício de que ela é uma norma de diretrizes e não de requisitos. Ou seja, ela aponta caminhos, mas entende que não há uma receita única para todas as empresas.
Inovação é um campo de estudos muito amplo, vasto e complexo. A ISO entendeu que o que funciona em uma empresa, pode não funcionar em outra. Por isso, além de entender profundamente todas essas normas, os profissionais envolvidos no processo de implementação devem ter um profundo conhecimento sobre metodologias e ferramentas de inovação para conquistar resultados realmente efetivos,
defende Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS, parceiros da TEMPLUM nessa jornada.
Os benefícios da ISO 56002 para uma empresa são enormes, dos quais podemos citar:
Além disso, a maior vantagem do processo de implementação dessa norma, além de se tornar uma referência em inovação, é transformar ideias em resultados. Infelizmente, é muito comum muitas empresas gerarem ótimas ideias, mas que, por falta de processos, acabam nunca saindo do papel.
Quer saber mais sobre a norma e a quem ela se aplica? Acesse também o artigo da Tatiana Fiuza
Se inscreva nesta comunidade para estar sempre bem informado/a sobre a inovação e seus ambientes. Clique em "Participar" logo aqui abaixo. E não esqueça de deixar seu comentário sobre o tema.