Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Benefícios da ISO 56002

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Benefícios da ISO 56002
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A inovação é essencial nos dias de hoje. Porém, diante de grandes e rápidas transformações, tecnologias exponenciais, as empresas acabam completamente perdidas sobre como manter o negócio atraente e lucrativo.

Foi pensando nisso que em 2020 foi lançada uma norma para gestão da inovação, a ISO 56002. Em pouco mais de um ano, a norma já foi adotada por mais de 150 empresas em todo o mundo, quatro destas no Brasil. A maior delas é a AirBus, uma das maiores empresas do mundo, do setor aeronáutico, com mais de 150 mil funcionários.


Fundada em 1947, com o intuito de ajudar na reconstrução das empresas devastadas pela Segunda Guerra Mundial, a ISO, Organização Internacional de Padronização, é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Genebra, na Suíça. Ancorada nos princípios da isonomia (que em grego significa igualdade), a organização possui mais de 22 mil normas técnicas, sendo mais de 180 normas de sistema de gestão que visam o estabelecimento de padrões mundiais para a gestão de negócios.

Com 164 países-membros, a ISO consolidou-se como uma das mais importantes referências internacionais no que tange a normatização e modelos de gestão. 


Seu maior objetivo é criar cultura e processos para gerar inovação em empresas de todos os portes e segmentos por meio da implementação da norma. Baseada em oito pilares, direção estratégica, abordagem por processos, realização de valor, liderança com foco no futuro, cultura colaborativa, adaptabilidade e resiliência, gestão de incertezas e gestão de insights, a ISO 56002 defende que uma inovação pode ser um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas. Contudo, o conceito de inovação é caracterizado por novidade e valor.


Em suma, isso significa que ideias sem a manifestação de valor não são inovações e sim invenções.


A terminologia da norma principal com o número dois (ao final) é um indício de que ela é uma norma de diretrizes e não de requisitos. Ou seja, ela aponta caminhos, mas entende que não há uma receita única para todas as empresas. 

Inovação é um campo de estudos muito amplo, vasto e complexo. A ISO entendeu que o que funciona em uma empresa, pode não funcionar em outra. Por isso, além de entender profundamente todas essas normas, os profissionais envolvidos no processo de implementação devem ter um profundo conhecimento sobre metodologias e ferramentas de inovação para conquistar resultados realmente efetivos,

defende Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS, parceiros da TEMPLUM nessa jornada.



Os benefícios da ISO 56002 para uma empresa são enormes, dos quais podemos citar:



  1. Maior capacidade de gerenciar incertezas;
  2. Aumento do crescimento, receita, rentabilidade e competitividade;
  3. Redução de custos e desperdícios e aumento da produtividade e eficiência de recursos;
  4. Maior sustentabilidade e resiliência;
  5. Maior satisfação de usuários, clientes, cidadãos e outras partes interessadas;
  6. Renovação sustentada do portfólio de ofertas;
  7. Pessoas engajadas e capacitadas na organização;
  8. Maior capacidade de atrair parceiros, colaboradores e financiamento;
  9. Reputação e valorização aprimoradas da organização;
  10. Conformidade facilitada com os regulamentos e outros requisitos relevantes.


Além disso, a maior vantagem do processo de implementação dessa norma, além de se tornar uma referência em inovação, é transformar ideias em resultados. Infelizmente, é muito comum muitas empresas gerarem ótimas ideias, mas que, por falta de processos, acabam nunca saindo do papel. 


Quer saber mais sobre a norma e a quem ela se aplica? Acesse também o artigo da Tatiana Fiuza


Se inscreva nesta comunidade para estar sempre bem informado/a sobre a inovação e seus ambientes. Clique em "Participar" logo aqui abaixo. E não esqueça de deixar seu comentário sobre o tema.

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?