Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightArtigos

Benefícios da Capacitação Constante

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Pradofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Benefícios da Capacitação Constante
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 A CAPACITAÇÃO fomenta o crescimento constante, focado no aprimoramento e  na evolução das habilidades e capacidades técnicas, emocionais e comportamentais. Desta forma, normalmente esta etapa vem após a qualificação e são empregados períodos de tempo mais curtos da vida, periodicamente, devem ser retomadas. É possível afirmar que a capacitação objetiva o desenvolvimento, com competência, da qualificação profissional escolhida.

Entidades como as associações empresariais, associações culturais e profissionais, empresas privadas, escolas profissionais, entre outras, fazem um papel importante na capacitação e assim, completam as carências existentes na formação profissional básica. 

Por definição, nada mais é que convocar funcionários comuns e por meio de cursos, workshops, palestras e afins, contribuir para que adquiram maior qualificação, uma vez que além de ser importante para o empregado, traz inúmeros benefícios  para a empresa, conforme listados no final deste artigo.

As empresas buscam constantemente a redução de custos, portanto preferem contratar profissionais já formados para evitar gastos (muitas empresas consideram investimentos) com a preparação. Contudo, tal prática poderá ser sinônimo de gastos maiores pelo profissional pronto, ou ainda, sua disponibilidade seja decorrente de inaptidão.

Em contrapartida, ao treinar o colaborador, é possível que ele aspire  à um aumento salarial ou procure outra empresa que o remunere melhor. Pode parecer estranho, já que foi a sua empresa que investiu no treinamento para que estivesse apto para aquela função, mas se a produção aumentou, faz-se necessário seu reconhecimento. Bom ou ruim, sabe-se que são estas as regras do jogo no mercado capitalista da oferta e procura.

Os benefícios do investimento em capacitação são muitos, tanto para o empregado, como para a empresa. Vejam alguns que já justificam tomar a decisão de investir em seus colaboradores:

  • Profissional mais capacitado para desenvolver as tarefas;
  • Uso mais racional dos materiais e/ou recursos;
  • Ambiente de trabalho mais prazeroso, pois o profissional se sente valorizado;
  • Aumento da produtividade e consequentemente do lucro;
  • Profissionais mais dedicados, atentos e motivados;
  • Retenção de talentos;
  • Satisfação Pessoal: ter superado barreiras, finalizado o curso e alcançado os objetivos iniciais é muito gratificante;
  •  Aumento do Patrimônio Intelectual: ninguém tirará esse conhecimento do profissional, a não ser que ele deixe de praticar ou perca o interesse pelo assunto – e aí o tempo se encarregará de fazer isso.
  • Crescimento (Pessoal/Cultural/Profissional): uma vez concluído o curso, esse conhecimento adquirido se converterá em crescimento pessoal, cultural ou profissional, dependendo do caso.
  • O profissional atualizado é capacitado para a visão global, consegue acompanhar o desenvolvimento tecnológico, entende do processo de customização de seus clientes e utiliza-se de capital intelectual diferenciado. Ou seja, alinha-se com precisão às necessidades das empresas que enfrentam constantes desafios no mundo dos negócios (competitividade, globalização, forte concorrência de mercado, etc).


Buscar conhecimento e atualização consagra a atuação do profissional nas organizações, na sociedade e no mercado de trabalho, aumenta o valor intelectual da empresa, e, acima de tudo, possibilita a admiração das pessoas!!!

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Prado
favorite_outline Seguir Perfil
fixo
Em alta
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?