Comparações, especialmente na vida pessoal, raramente são saudáveis. Afinal, a grama do vizinho geralmente é (ou parece ser) mais verde. Isso traz inveja e insatisfação.
Mas, na vida empresarial, trabalhar para conhecer e superar o desempenho e os resultados dos concorrentes é quase uma obrigação para se manter competitivo. O esforço para conhecer, de forma ética, o que as outras organizações fazem para obter sucesso é, no mundo dos negócios, chamado de benchmarking.
O que é Benchmarking?
É o nome genérico dado aos processos de aprendizado que buscam identificar, compreender e aproveitar os resultados e as boas práticas das organizações [1].
O que é Benchmarking Competitivo?
O foco é a análise dos resultados das práticas de outras organizações, visando superá-las. Dado que as empresas têm de colher informações, mas há restrições para o fornecimento de dados, é frequente que o benchmarking seja feito com a ajuda de empresas de consultoria, associações empresariais ou instituições governamentais.
Veja um exemplo de relatório de benchmarking.
Qual a vantagem de comparar minha empresa com outras?
Segunda a Endeavor [2], o benchmarking oferece as seguintes vantagens:
O que é benchmark?
Enquanto benchmarking é o processo de identificação de referenciais de excelência, benchmark é o referencial de excelência em si. Acredita-se que a origem do termo está associada ao nome das marcas de referência usadas nas medições topográficas.
O benchmarking é uma ferramenta poderosa, pois pode ser aplicada a todas as funções da nossa organização. - Roland Loesser, CFO Sandoz Corporation
Referências.
1. Bachmann, Dórian L. Indicadores Clássicos de RH: Padrões de cálculo. Disponível em: https://mkt.bachmann.com.br/indiclass Acesso em 22.09.21.
2. Endeavor. Disponível em: https://endeavor.org.br/benchmarking Acesso em 7.06.16.