Embora não haja dados precisos sobre o uso de cosméticos em barra no mercado brasileiro, há indícios de que a demanda é crescente. Jornais, revistas e sites importantes, como a revista Marie Claire e o jornal Estadão têm dado atenção ao tema, destacando a proliferação de marcas que atuam com esses produtos nas redes sociais e e-commerces. Já a consultoria WGSN Brasil, indica que a indústria de cosméticos está apostando nessa modalidade, que deve se consolidar como tendência-chave para 2022.
Para responder essa pergunta vou deixar alguns pontos importantes sobre esse tema:
As mudanças climáticas têm estimulado diversas iniciativas que reduzam o impacto ambiental das atividades econômicas, muitas delas motivadas por um consumidor cada vez mais exigente. Uma pesquisa da consultoria global WGSN mostrou que, em 2019, 90% dos entrevistados ao redor do mundo afirmaram sentir insegurança sobre o futuro ao pensar na crise climática. Já um levantamento da Akatu, indica que mais de 70% dos consumidores no Brasil esperam que as empresas não agridam o meio ambiente. Apenas com esses dados já podemos percebe essa mudança de hábito dos consumidores e a preferência por produtos sustentáveis.
A formulação contêm insumos mais naturais e não levam conservantes ou sintéticos na sua composição. Isso contribui para uma experiência sensorial muito agradável, já que são utilizados: ervas, argila, óleos e extratos de plantas por exemplo.
Com a redução de água na formulação, os cosméticos em barra permitem uma maior concentração dos ativos naturais, o que aumenta em até 40 vezes o potencial de ação desses ingredientes. Assim, é possível aproveitar ao máximo o princípio ativo das matérias-primas utilizadas.
Segundo estudo da consultoria WGSN, os negócios proativos em atuar de forma benéfica devem se destacar no mercado e, até 2023. Assim, a indústria de beleza tem a missão de absorver as lições trazidas pela pandemia e se reinventar a partir da responsabilização, de modo mais ético e inclusivo e sustentável. Desta forma a palavra-chave é a transparência da marca por essa questão de saúde e bem-estar de forma integral para seu cliente.
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