Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

[Série] Beleza & Estética

avatar MARIA FERNANDA MIOTTO SOUSA REIS
Maria Fernanda Miotto Sousa Reisfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
[Série] Beleza & Estética
Criado em 09 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Embora não haja dados precisos sobre o uso de cosméticos em barra no mercado brasileiro, há indícios de que a demanda é crescente. Jornais, revistas e sites importantes, como a revista Marie Claire e o jornal Estadão têm dado atenção ao tema, destacando a proliferação de marcas que atuam com esses produtos nas redes sociais e e-commerces. Já a consultoria WGSN Brasil, indica que a indústria de cosméticos está apostando nessa modalidade, que deve se consolidar como tendência-chave para 2022. 

Por que os cosméticos sólidos estão fazendo sucesso?

Para responder essa pergunta vou deixar alguns pontos importantes sobre esse tema:

Sustentabilidade

As mudanças climáticas têm estimulado diversas iniciativas que reduzam o impacto ambiental das atividades econômicas, muitas delas motivadas por um consumidor cada vez mais exigente. Uma pesquisa da consultoria global WGSN mostrou que, em 2019, 90% dos entrevistados ao redor do mundo afirmaram sentir insegurança sobre o futuro ao pensar na crise climática. Já um levantamento da Akatu, indica que mais de 70% dos consumidores no Brasil esperam que as empresas não agridam o meio ambiente. Apenas com esses dados já podemos percebe essa mudança de hábito dos consumidores e a preferência por produtos sustentáveis.

Composição mais Natural

A formulação contêm insumos mais naturais e não levam conservantes ou sintéticos na sua composição. Isso contribui para uma experiência sensorial muito agradável, já que são utilizados: ervas, argila, óleos e extratos de plantas por exemplo.

Com a redução de água na formulação, os cosméticos em barra permitem uma maior concentração dos ativos naturais, o que aumenta em até 40 vezes o potencial de ação desses ingredientes. Assim, é possível aproveitar ao máximo o princípio ativo das matérias-primas utilizadas.

Transparência

Segundo estudo da consultoria WGSN, os negócios proativos em atuar de forma benéfica devem se destacar no mercado e, até 2023. Assim, a indústria de beleza tem a missão de absorver as lições trazidas pela pandemia e se reinventar a partir da responsabilização, de modo mais ético e inclusivo e sustentável. Desta forma a palavra-chave é a transparência da marca por essa questão de saúde e bem-estar de forma integral para seu cliente.

Seu negócio está preparado para atender esse novo consumidor?

Não perca os próximos posts!

avatar MARIA FERNANDA MIOTTO SOUSA REIS
Maria Fernanda Miotto Sousa Reis
Uma meta sem um plano somente um desejo.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3853 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?