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B2B e B2C: entenda a diferença e qual é melhor para seu cliente

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B2B e B2C: entenda a diferença e qual é melhor para seu cliente
Criado em 27 OUT. 2021
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O marketing pode ter várias particularidades, que costumam deixar os profissionais em dúvida, principalmente ao começar a investir em formas de aumentar o sucesso de um empreendimento. Entre os termos que mais geram dúvidas está o B2B e o B2C, que estão presentes em várias publicações sobre estratégias e negócios de marketing.


O primeiro passo para entender o que significa e quais são as diferenças é saber o que cada sigla é.


B2B é Business to Business (Negócio para negócio, em português) e B2C é Business to Consumer (Negócio para consumidores).


Ou seja, B2B são aquelas empresas que oferecem serviços e produtos voltados principalmente para pessoas jurídicas, enquanto B2C são aquelas empresas que têm suas atividades focadas em pessoas físicas.


Para ficar mais evidente, podemos pensar em produtos como calças jeans. Uma fábrica de tecidos ou de calças, por exemplo, seria uma empresa B2B, pois ofereceria os produtos para lojas, que representam pessoas jurídicas. Já as lojas que vendem diretamente para os consumidores seriam B2C, uma vez que têm como objetivo manter negócios com pessoas físicas.


Porque pensar em estratégias diferentes de B2B e B2C?


É muito importante compreender que os segmentos diferentes exigem estratégias diversas, porque o próprio comportamento dos clientes também difere. No caso de B2B, as operações exigem um tempo maior, pois o consumidor costuma ser mais criterioso antes de fechar negócio. Além disso, os volumes comercializados costumam ser maiores, havendo uma preocupação também com prazo de entrega, garantia e qualidade fatores essenciais para gerar fidelização e promover novas vendas.


Já para os negócios B2C, as vendas acontecem normalmente por impulso, ainda que muitos consumidores costumem pesquisar antes de fazer uma compra. Por isso, a estratégia deve envolver, tanto o reconhecimento da marca, quanto a divulgação de ofertas e diferenciais. Os clientes têm uma fidelidade menor, pois são mais motivados pelos preços.


Economia e eficiência

Saber identificar qual é o ramo de uma empresa e quais são os clientes é o primeiro passo para criar estratégias de marketing e ação com maior eficiência e economia. Afinal, ao identificar adequadamente as particularidades de cada público, é possível criar ações que sejam personalizadas.


Investir em ferramentas e plataformas adequadas, por exemplo, torna mais simples chegar ao seu consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, além de conseguir a fidelização de seus clientes.


Curte e comente qual você usa nas suas estratégias de marketing?

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