A Natureza é um grande atrativo para a atividade turística, especialmente neste período de retomada das atividades e do arrefecimento da pandemia, uma vez que os turistas estão buscando mais por lugares ao ar livre em seus momentos de lazer e recreação.
O Paraná tem uma geografia privilegiada para a prática de atividades externas. As Unidades de Conservação contemplam os mais belos e atraentes cenários, compostos por cânions, montanhas, rios, cachoeiras, lagos, cavernas, furnas, fendas, entre outros, os quais possibilitam a realização de atividades como caminhadas, escalada, rapel, cicloturismo, rafting, etc.
Neste período, se observa é um aumento significativo de visitantes
em ambientes naturais, incluindo Unidades de Conservação. Muitas vezes estes
visitantes não recebem a devida orientação de como se comportar, vestir-se, o
que levar e os perigos que estão sujeitos, culminando, em alguns casos, em
incidentes e acidentes, comprometendo a reputação do destino e a experiência
dos visitantes.
Tais acontecimentos resultam em ações mais duras como o fechamento de atrativos, que acabam por gerar problemas na imagem do destino e em toda a cadeia de negócios ligados a ele, além do pior - que pode ser o prejuízo à própria a vida. Há um registro realizado pela ONG Férias Vivas que relata que em 2017, ao menos 544 ACIDENTES aconteceram com turistas no Brasil durante viagens de lazer, sendo que 303 terminaram em morte. Imperícia e negligência de prestadores do serviço, falha em equipamento e falta de sinalização estão entre as causas.
Para promover a segurança dos visitantes nestes locais é necessário que os empresários e condutores estejam adequados às leis e normas que regulamentam essas atividades. É pertinente sensibilizar os empresários e demais envolvidos na cadeia de turismo quanto a importância da gestão da segurança na prática das atividades de turismo de aventura, sua responsabilidade legal e as consequências para os visitantes, as empresas, os atrativos, os destinos e o setor.
Nesse sentido temos uma iniciativa no Paraná, que precisa ganhar força e ser implementada pelos empresários, destinos e cobrados pelos turistas. Trata-se do Programa Paraná Aventura visa tornar o Paraná o Estado referência no Brasil para a prática de atividades de ecoturismo e aventura de forma segura e legal, por meio da capacitação dos empresários e condutores do setor, incentivando a promoção dos destinos e valorizando a experiência dos turistas.
Se você é empresário ou profissional autônomo que atua neste segmento precisa saber mais sobre as iniciativas deste Programa!
Quer fazer da sua aventura em uma experiência legal?
Então vem com a gente!
Separamos alguns documentos, consultorias e capacitações que podem te auxiliar nesse processo:
https://celepar7.pr.gov.br/sia/atosnormativos/form_cons_ato1.asp?Codigo=5157