Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Aventura Legal

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Aventura Legal
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 22 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Natureza é um grande atrativo para a atividade turística, especialmente neste período de retomada das atividades e do arrefecimento da pandemia, uma vez que os turistas estão buscando mais por lugares ao ar livre em seus momentos de lazer e recreação. 


O Paraná tem uma geografia privilegiada para a prática de atividades externas. As Unidades de Conservação contemplam os mais belos e atraentes cenários, compostos por cânions, montanhas, rios, cachoeiras, lagos, cavernas, furnas, fendas, entre outros, os quais possibilitam a realização de atividades como caminhadas, escalada, rapel, cicloturismo, rafting, etc.


Neste período, se observa é um aumento significativo de visitantes em ambientes naturais, incluindo Unidades de Conservação. Muitas vezes estes visitantes não recebem a devida orientação de como se comportar, vestir-se, o que levar e os perigos que estão sujeitos, culminando, em alguns casos, em incidentes e acidentes, comprometendo a reputação do destino e a experiência dos visitantes.


Tais acontecimentos resultam em ações mais duras como o fechamento de atrativos, que acabam por gerar problemas na imagem do destino e em toda a cadeia de negócios ligados a ele, além do pior - que pode ser o prejuízo à própria a vida. Há um registro realizado pela ONG Férias Vivas que relata que em 2017, ao menos 544 ACIDENTES aconteceram com turistas no Brasil durante viagens de lazer, sendo que 303 terminaram em morte. Imperícia e negligência de prestadores do serviço, falha em equipamento e falta de sinalização estão entre as causas.


Para promover a segurança dos visitantes nestes locais é necessário que os empresários e condutores estejam adequados às leis e normas que regulamentam essas atividades. É pertinente sensibilizar os empresários e demais envolvidos na cadeia de turismo quanto a importância da gestão da segurança na prática das atividades de turismo de aventura, sua responsabilidade legal e as consequências para os visitantes, as empresas, os atrativos, os destinos e o setor. 


Nesse sentido temos uma iniciativa no Paraná, que precisa ganhar força e ser implementada pelos empresários, destinos e cobrados pelos turistas. Trata-se do Programa Paraná Aventura visa tornar o Paraná o Estado referência no Brasil para a prática de atividades de ecoturismo e aventura de forma segura e legal, por meio da capacitação dos empresários e condutores do setor, incentivando a promoção dos destinos e valorizando a experiência dos turistas.

Se você é empresário ou profissional autônomo que atua neste segmento precisa saber mais sobre as iniciativas deste Programa!


Quer fazer da sua aventura em uma experiência legal? 


Então vem com a gente! 

Separamos alguns documentos, consultorias e capacitações que podem te auxiliar nesse processo:

 

 

  • Capacitações de Condutor de Turismo de Aventura, parceria Fecomércio PR, Senac PR, Paraná Turismo e IGRs (Programa Turismo em Foco Paraná): www.pr.senac.br/turismoemfoco

 

  • Portarias IAT para cadastramento de condutores, guias e operadores: 
          https://celepar7.pr.gov.br/sia/atosnormativos/form_cons_ato1.asp?Codigo=5134

          https://celepar7.pr.gov.br/sia/atosnormativos/form_cons_ato1.asp?Codigo=5157

 

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalves
Atuo há 6 anos no Sebrae/PR, há 4 na área de Turismo, sou bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing Estratégico Digital e em Gestão Estratégica de Projetos. Posso ajudar sua empresa?favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?