Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCidade Empreendedorakeyboard_arrow_rightArtigos

¿Avança Campos Gerais¿ reúne lideranças da região

avatar EMERSON RIBEIRO LOURENÇO
Emerson Ribeiro Lourençofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
¿Avança Campos Gerais¿ reúne lideranças da região
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 09 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Buscar protagonismo para a prosperidade do território. Com este objetivo o Comitê Territorial Avança Campos Gerais deu início na manhã desta quarta-feira a mais uma série de capacitações de suas lideranças. Em encontro virtual, o credenciado do Sebrae Carlos Guedes trouxe considerações de como tornar o ambiente mais favorável para o território. Temos que buscar um olhar para o desenvolvimento e assim melhorar processos, avalia.

Associações Comerciais, Universidades, Sistema S, Prefeituras, Empresas, além da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) contaram com representantes. Já contamos com o Comitê Territorial desde 2018, mas estamos formando novo grupo com representantes de todos os setores, público, privado e academia, para discutir e planejar o território, explica responsável pelo Comitê no Sebrae, Emerson Lourenço, destacando que os líderes que buscam pelo desenvolvimento dos Campos Gerais são bem-vindos a somar.

Conceitos como a Economia Donut, preconizado pela economista Kate Raworth em seu livro, foram tratados durante o primeiro workshop de lideranças. Conforme Raworth, o miolo deste donut seriam as necessidades básicas do indivíduo; o recheio o espaço seguro e justo para a humanidade com uma economia regenerativa e distributiva; e na borda o teto ecológico, sendo que muitos países, ainda há a camada que ultrapassa o teto ecológico, onde se iniciam os excessos que causam a degradação.

Para Guedes, todos os debates em torno do território devem ser pautados na sustentabilidade, visando sempre a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a interdependência entre eles. Com base neste tripé podemos identificar oportunidades e vocações, verificar as vantagens do território em relação aos outros e assim induzir o desenvolvimento, destaca o consultor.

Os debates do Avança Campos Gerais seguem no próximo dia 25 com o primeiro módulo, que trata da integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento. Serão mais três encontros em que vamos alinhar e já definir planos para serem aplicados na região, antecipa Lourenço. Para quem não participou e tem interesse em fazer parte do grupo, a gravação do workshop de abertura pode ser solicitada.

Vale lembrar dos municípios que fazem parte do Comitê Territorial Avança Campos Gerais: Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. Os demais municípios integrantes da AMCG, Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, fazem parte do Comitê Territorial Vale do Tibagi, que também realizará as capacitações. O workshop de abertura da região acontece no próximo dia 16 de junho. Estamos buscando mais um viés do desenvolvimento regional ao participar dos Comitês, conta a diretora da Associação, Katiane Pires.

 

Confira o cronograma:

 

Avança Campos Gerais

 

25 de Junho (sexta-feira) dia todo - Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento;

 

05 de Julho (segunda-feira) dia todo - Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade;

 

21 de Julho (quarta-feira) dia todo - Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território.

 

Programação Comitê Territorial do Vale do Tibagi

16 de Junho (quarta-feira) às 08h30 Workshop: Protagonismo para causas de Melhoria do Ambiente Territorial;

 

30 de Junho (quarta-feira) dia todo - Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento;

 

14 de Julho (quarta-feira) dia todo - Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade;

 

28 de Julho (quarta-feira) dia todo - Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território.

Fonte: 

https://www.amcg.com.br/noticias/avanca-campos-gerais-reune-liderancas-da-regiao

avatar EMERSON RIBEIRO LOURENÇO
Emerson Ribeiro Lourenço
Assistente - GD9favorite_outline Seguir Perfil
capa Cidade Empreendedora
Cidade Empreendedora
people 734 participantes
Essa comunidade tem por objetivo dialogar sobre boas práticas e desenvolvimento nos territórios e cidades do Paraná.
fixo
Em alta
Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
25 nov. 2023Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
11 out. 2022Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?