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Automação de Marketing - Dicas de ferramentas

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Automação de Marketing - Dicas de ferramentas
Criado em 16 NOV. 2021
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Tá buscando inovação dentro do seu negócio, que tal a automação do seu Marketing? E quando falamos nisso não é somente curtir posts e seguir pessoas, vai muito além e os resultados impactam diretamente na sua empresa.

Os benefícios desta inovação no seu negócio são inúmeros. A possibilidade de aumento de vendas e receita, aquisição de clientes e a melhora na retenção destes, pois ajuda a estabelecer uma relação cada vez mais próxima com eles. Algumas dessas vantagens são:

Maior geração de contatos (leads) e nutrição dos que ainda não estão prontos para a compra. Após criar uma jornada de compra, fica muito mais fácil criar materiais de acordo com o estágio que seu possível cliente se encontra e processo que ajudem a captar mais contatos. Aqui vale a criação de e-books, infográficos, textos em blogs, comunidades.

Mais oportunidades de venda. Com a automação do Marketing, você consegue estar presente na vida da pessoa que pode demorar mais tempo para decidir se compra ou não seu produto ou serviço. Desta forma, você pode, ocasionalmente, estar presente na vida desta pessoa, preparando-a para o momento da compra.

Redução no ciclo de vendas. O processo de vendas fica mais consultivo, quer dizer que por seus clientes serem nutridos de informações no decorrer do funil, eles gastarão menos tempo com argumentações, tornando o processo de compra mais rápido e eficaz.

Redução do custo de aquisição do cliente. O chamado CAC cost to acquire customers que é a métrica que indica quanto dinheiro você precisou gastar para conseguir um novo cliente para sua empresa. Neste cálculo inclui todo o esforço desde investimentos em redes sociais, propagandas, etc., até o tempo em que um funcionário seu dedicou para a aquisição deste cliente. Com a automação o esforço do seu colaborador será mais focado no processo de venda e não no de captação.

Acompanhe minha linha de raciocínio no vídeo a seguir 

No que uma ferramenta de automação de Marketing pode ajudar minha empresa?

Uma boa ferramenta de automação de Marketing poderá te auxiliar em muitos aspectos dentro da sua estratégia de inovação. Novos caminhos antes não utilizados poderão ser explorados. Algumas delas são:

E-mail Marketing 
Um ótimo canal para divulgação de conteúdos. Com ela é possível programar disparos em massa para divulgar uma newsletter, promoções, podendo personalizar as mensagens como nome do contato, nome da empresa e outros dados que possam ser relevantes, assim o recebimento pelo seu lead será personalizado. Criar uma trilha de e-mails (fluxo de nutrição) de acordo com a interação do seu cliente com um conteúdo, levando ele cada vez mais para o momento de decisão da compra.

Mídias sociais
Para se ter sucesso não adianta somente produzir conteúdo, é preciso divulgá-lo e neste caso as redes sociais são grandes aliadas. Com a automação você pode garantir a constância das publicações, agendar as postagens dos conteúdos, monitorar os comentários, curtidas e compartilhamentos. Monitorar cliques e identificar e acompanhar interações dos usuários em múltiplas plataformas.

Geração de leads (contatos potenciais) 
Estratégias de Inbound Marketing que é focada em atrair, converter e encantar clientes, ou seja, você poderá utilizar as chamadas Call to Action, ou chamadas de ação com seus clientes para que visite uma landing page, preencha um formulário, entre em contato com a equipe de vendas, entre outras.

Análise e acompanhamento de métricas
De nada adianta todo este trabalho sem o devido acompanhamento, certo? Com a ajuda de uma boa ferramenta, você poderá produzir relatórios com informação confiáveis e detalhadas, verificando assim se a sua estratégia está funcionando ou não e realizar melhorias.
 

Exemplos de ferramentas de automação de Marketing

Para escolher uma boa ferramenta deve-se observar alguns fatores que facilitarão o seu dia a dia, como: funcionalidades da ferramenta (tem tudo o que sua empresa precisa?), facilidade de uso (importante que quem vai utilizar a ferramenta tenha fácil compreensão dos mecanismos), customização (quanto mais personalizado, melhor), integração com outras ferramentas (por exemplo o seu CRM), análise de relatórios (a ferramenta apresenta tudo o que você gostaria de saber?), suporte e custos totais.

Alguns exemplos de ferramentas bem conhecidas no mercado:
 

1. Hubspot

Mundialmente conhecida e é uma das mais completas do mercado. No mercado brasileiro não é tão utilizada, principalmente pelo preço ser em dólar e pelo suporte não ser tão intuitivo e questão de custo benefício não ser tão boa para pequenas e médias empresas. Os preços variam de USD 50 no plano starter a USD 4.200 no plano enterprise ao mês, embora o plano intermediário de USD 800/mês seja bem completo para empresas menores.

No plano Starter você terá por este valor todas as ferramentas de:

Landing Pages, Gerenciamento de anúncios, Formulários;

E-mail Marketing;

Automação simples do processo de vendas, orçamentos, painel de relatórios;

Geração de tickets, relatório de produtividade, relatório de tickets fechados, bots de conversão e mais.

 

2. RD Station

Empresa brasileira mais conhecida quando se fala em automação de Marketing sendo uma referência nesse meio. Possui uma análise completa dos leads e tem suporte na criação de conteúdo considerando a etapa do funil que o cliente se encontra. Aqui os preços variam de R$ 59 a R$ 2.099 ao mês, sendo o plano mais escolhido o Pro de R$ 799 por mês.

No plano Light (até 2.000 contatos) você consegue ter acesso a:

  • Página de captura de leads e pop-ups
  • Sequência de e-mails
  • Importação de contatos
  • Botão de WhatsApp
  • Integrações
     

3. Leadlovers

Focada no relacionamento entre marca e cliente. Ideal para empreendedores digitais que buscam vender mais pela internet. Planos baseados na quantidade de captações de leads com valor mensal de R$ 184 e no plano anual R$ 1766.

Ambos os planos dão acesso a:

  • Captura e conversão de leads
  • Ferramentas de relacionamento e engajamento
  • Relatórios e métricas
  • Encurtamento de URLs
  • Integrações

 

4. Mlabs

Ferramenta que auxilia na automatização de postagem nas redes sociais. Com o planos mensais a partir de R$ 35,80 você consegue ter acesso a:

  • Agendamento de posts com customizações
  • Gestão de mensagens
  • Gestão de fluxo de trabalho
  • Interação com seus seguidores
  • Relatórios
  • Monitoramento de concorrentes
  • Calendário de posts

 

5. Fleeg

Focado no engajamento com o cliente, simplificando e harmonizando os processos de marketing com a automação de e-mails, criação de landing pages e interações com sites. Possui CRM próprio integrado, ferramentas de vendas e mensuração do ROI de campanhas. Os planos são personalizados de acordo com a necessidade da empresa, sendo a partir de R$ 175 ao mês. Tendo acesso a:

  • Gestão e automação de marketing
  • Pré vendas
  • Negociação e fechamento
  • Gestão de vendas
  • Pós vendas
  • Suporte

Essas são algumas dicas e ferramentas que poderão auxiliar sua empresa a crescer, evoluir e quem sabe encontrar novos caminhos de vendas. Custos são acessíveis e facilitam muito o dia a dia do seu negócio. Não fique atrás dos seus concorrentes, inove para prosperar.

Assista o vídeo a seguir, com resumo deste conteúdo 

Um abraço, 
Bianca Becker.

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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