Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Autoconfiança feminina: você pode, você consegue!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Autoconfiança feminina: você pode, você consegue!
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Escrevo este texto enquanto escuto uma música de uma das maiores empreendedoras do mundo e mais empoderada também, Beyoncè! E analiso o quanto a sua autoconfiança a ajudará a enfrentar obstáculos que a vida empreendedora nos proporciona.

Empreender já não é uma tarefa fácil e ser mulher nesse mundo é um desafio ainda maior. Lidar com preconceitos, ou pré-conceitos, por assim dizer, indiferença no mercado, julgamentos, enfim, uma lista que pode ser bem extensa e se você não estiver bem consigo mesma para lidar com todos esses desafios, o caminho será muito complicado.

wonder woman GIF

Diante desse assunto importante, estamos preparamos o CONNECT (programa de lives no Youtube) sobre A autoconfiança feminina no empreendedorismo: 5 passos para você conquistar e aplicar na sua empresa AGORA, com a Paula Tissot, coach, mentora e empreendedora. Será no dia 08/04 (quinta) às 17h. Clique no título da live e ative o lembrete.
 

Autoconfiança e o sucesso no empreendedorismo

Para obter sucesso, você precisa acreditar não apenas no seu projeto, mas em si mesma. Ter certeza de que você é capaz de concretizar o seu sonho e sua autoconfiança ajudará nesse trajeto, permitindo que você tenha a coragem necessária para arriscar, negociar e perceber oportunidades que não poderá deixar passar. Algumas estratégias podem te ajudar a melhorar sua autoconfiança, vejamos...
 

Não permita que te puxem para baixo

Sabotadores de autoestima e confiança estão por aí, podem ser pessoas próximas ou não que podem agir até de maneira inconsciente, por viverem com suas próprias escolhas e inseguranças. Não dê ouvidos a comentários tóxicos, lembre-se que, como diz a Rafa Brites, Por trás de todo julgamento há uma confissão, então quando alguém vier te falar algo que a puxe para baixo, lembre-se que aquilo tem mais a ver com ela do que com você. 

 

Aprenda com seus erros

Erros acontecem no caminho do empreendedorismo e acredite, eles são necessários. Ao errar utilize-o como um agente motivador, pense no que você pode aprender e evoluir diante daquela situação. 

A capacidade de ser resiliente e manter o foco no seu objetivo é o que liga uma mulher empreendedora à sua autoconfiança. Entender que percalços existirão no seu caminho e encontrar a melhor forma de superá-los e aprender com eles são os grandes desafios e diferenciais que a levarão ao sucesso.
 

Acredite em você mesma

Nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz, pense que se você, você pode e você vai conseguir. Para ser uma empreendedora de sucesso é preciso primeiro acreditar em si mesma, não duvide da sua capacidade e não se deixe influenciar por opiniões negativas. Olhe para sua trajetória e e veja o quanto você já conquistou até aqui e utilize essa motivação como combustível para seguir em frente.

wonder woman GIF

Comemore suas conquistas

Não deixe nada passar em branco. Comemore cada conquista, por menor que ela seja. Você vai se sentir mais confiante e vitoriosa e conseguirá ir cada vez mais além. Brinde às coisas boas, faça uma dança de comemoração, comunique as pessoas que torcem pelo seu sucesso, celebre suas conquistas.
 

Empodere-se

Não tenha vergonha de ser quem você é. Não se deixe levar pelos padrões impostos há tanto tempo, todas as opressões sociais que a mulher enfrenta contribuem para que se tornem inseguras, presas a preconceitos e sempre dependentes da aprovação externa. Controle seu próprio corpo, suas próprias vontades, sua própria vida. Você pode e deve ser o que você quiser!
 

 Inspire-se

Muitas mulheres empreendedoras estão conquistando seu espaço no mercado e fazendo a diferença. Inspire-se nesses cases:
 

Luiza Helena Trajano: Magazine Luiza

Luiza Trajano pede aos comerciantes e empresários: evitem demitir | VEJAConsiderada uma das três mulheres mais poderosas do Brasil, de acordo com a revista Forbes. A empreendedora hoje lidera o marketplace Magalu, que é um verdadeiro fenômeno de vendas. Aliás, o modelo de negócios de marketplace é uma das grandes sacadas da empreendedora. Esse tipo de negócio tem um potencial de ser uma organização exponencial e escalável.

A família de Luiza possuía uma pequena loja de presentes no interior de São Paulo. Desde cedo, ela atuou como balconista no negócio. Em 1991, após se formar em Direito e Administração de Empresas, ela assumiu o comando da empresa. Em 1992, deu início à transformação digital da rede. 
 

Camila Farani: investidora de startups

Camila Farani   Prêmio Sim à Igualdade Racial 2019

Camila Farani já criou diversos negócios. Hoje, ela se destaca por ser uma investidora-anjo e um dos tubarões do Shark Tank Brasil. É a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. 

Também é sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em startups. Além disso, é co-fundadora do MIA, Mulheres Investidoras Anjo, grupo pioneiro no investimento anjo feminino. 

 

Cristina Junqueira: Nubank

Troca no comando: Cristina Junqueira torna-se CEO do Nubank no Brasil

Cristina Junqueira é co-fundadora do Nubank. O negócio revolucionou os serviços financeiros, oferecendo um cartão de crédito sem banco. 

O grande diferencial é a facilidade em obter os serviços de forma 100% online. Com só 4 anos de existência, o Nubank é considerada uma fintechs mais revolucionárias do país. 
 

Acredite no seu processo

Toda mudança pode ser estressante e gerar incertezas, e começar no mundo do empreendedorismo feminino não é diferente. Mas, é importante acreditar no seu potencial e na sua possibilidade de desenvolvimento. Nenhuma empreendedora nasce com um dom para isso. Ninguém nasce com todas as habilidades necessárias para criar um negócio. 

Ou seja, acredite no seu processo e confie que você é capaz de aprender coisas novas. Não tenha medo de falhar. Isso porque é inevitável cometer erros. O processo de empreender envolve testar soluções e fazer ajustes. 
 

NÃO PERCA o Connect dessa semana (08/04) sobre AUTOCONFIANÇA FEMININA NO EMPREENDEDORISMO  Esperamos vocês! 

Um abraço,
Bianca Becker.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?