Você é uma pessoa de atitude e que dá a cara a tapa, ganha 'cicatrizes' e aprende com seus erros e tropeços, tendo plena ciência que feito é melhor que perfeito? Ou pratica auto sabotagem duvidando sempre das próprias capacidades?
Se você é empreendedor, entenda que se ficar esperando o momento ideal para fazer algo, é muito provável que você perca muitas oportunidades. Faça o seu melhor com o que tem (não quer dizer fazer de qualquer jeito), o método do Mínimo Produto Viável é um exemplo que pode lhe ajudar nisso.
Por que estou provocando em você estas reflexões? Porque este momento de pandemia em que muitos tiveram que fechar suas empresas, estão com quedas nas vendas e com a sensação de que nada dá certo, pode fazer com que você duvide de sua capacidade.
Seus limites não são determinados pelos seus medos, mas sim pelo tamanho da sua motivação. Quem quer arruma um jeito e não uma desculpa. Assista o TED Talk sensacional de Simon Sinak sobre o circulo dourado, vai lhe ajudar entender melhor o quanto o porquê é tão importante.
Minha outra dica aqui é que você desenvolva seu olhar empreendedor, não foque no problema, foque na solução e encontre a melhor forma de ofertá-la para o mercado, o momento atual gerou muitos problemas, mas alguns destes problemas podem ser oportunidades disfarçadas.
Mas, e se eu tentar algo e der errado? Te respondo com outra pergunta: e se você tentar e der certo?
Errar não é ruim, não apostar naquilo que acredita que não é bom, pois você deixa de aprender ou de descobrir se poderia ter acertado. Tenho certeza que você já aprendeu muito com seus erros e tropeços que te fizeram crescer.
Se você tem poucas 'cicatrizes' é sinal que não fez e/ou aprendeu o suficiente. Crescer dói e a cada escolha uma renúncia, compreender isto lhe trará mais maturidade e inteligência emocional.
A jornada do empreendedor se assemelha a de um herói: é cheia de altos e baixos, todos tem altas expectativas sobre ele, vira vitrine para ser criticado pelo menor erro, mas sabe que grandes resultados requerem grandes riscos e desafios.
Errou? Não tem problema, escreva sua vida a lápis, apague o que não agrega, 'aponte o lápis' (desenvolva-se) quando cair e recomece quantas vezes forem necessárias.
Você tem uma história de superação para inspirar outros empreendedores? Por favor, conte para nós aqui nos comentários.