Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Atitude: é fácil parecer perfeito quando você não faz nada!

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Atitude: é fácil parecer perfeito quando você não faz nada!
Criado em 09 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você é uma pessoa de atitude e que dá a cara a tapa, ganha 'cicatrizes' e aprende com seus erros e tropeços, tendo plena ciência que feito é melhor que perfeito? Ou pratica auto sabotagem duvidando sempre das próprias capacidades?

Se você é empreendedor, entenda que se ficar esperando o momento ideal para fazer algo, é muito provável que você perca muitas oportunidades. Faça o seu melhor com o que tem (não quer dizer fazer de qualquer jeito), o método do Mínimo Produto Viável é um exemplo que pode lhe ajudar nisso.

Por que estou provocando em você estas reflexões? Porque este momento de pandemia em que muitos tiveram que fechar suas empresas, estão com quedas nas vendas e com a sensação de que nada dá certo, pode fazer com que você duvide de sua capacidade.

Seus limites não são determinados pelos seus medos, mas sim pelo tamanho da sua motivação. Quem quer arruma um jeito e não uma desculpa. Assista o TED Talk sensacional de Simon Sinak sobre o circulo dourado, vai lhe ajudar entender melhor o quanto o porquê é tão importante.

Minha outra dica aqui é que você desenvolva seu olhar empreendedor, não foque no problema, foque na solução e encontre a melhor forma de ofertá-la para o mercado, o momento atual gerou muitos problemas, mas alguns destes problemas podem ser oportunidades disfarçadas.

Mas, e se eu tentar algo e der errado? Te respondo com outra pergunta: e se você tentar e der certo? 

Errar não é ruim, não apostar naquilo que acredita que não é bom, pois você deixa de aprender ou de descobrir se poderia ter acertado. Tenho certeza que você já aprendeu muito com seus erros e tropeços que te fizeram crescer.

Se você tem poucas 'cicatrizes' é sinal que não fez e/ou aprendeu o suficiente. Crescer dói e a cada escolha uma renúncia, compreender isto lhe trará mais maturidade e inteligência emocional.

A jornada do empreendedor se assemelha a de um herói: é cheia de altos e baixos, todos tem altas expectativas sobre ele, vira vitrine para ser criticado pelo menor erro, mas sabe que grandes resultados requerem grandes riscos e desafios.

Errou? Não tem problema, escreva sua vida a lápis, apague o que não agrega, 'aponte o lápis' (desenvolva-se) quando cair e recomece quantas vezes forem necessárias.

Você tem uma história de superação para inspirar outros empreendedores? Por favor, conte para nós aqui nos comentários.

Rafael de Souza (InstagramLinkedinFacebook e Telegram)

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souza
Consultor, Produtor de Conteúdo e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7433 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?