Talvez em algum momento da vida, você já tenha passado por algum lugar e pensado: 'poxa, esse local daria um bom negócio', mas por algum motivo, não teve coragem de colocar a ideia em prática.
Bom, infelizmente esse tipo de situação é muito comum. As pessoas têm ideias de empreendedorismo, mas não tomam atitudes de tentar fazer o negócio acontecer e acabam deixando a ideia morrer.
E é aí que está o problema, pois em algum momento outra pessoa poderá ter aquela mesma ideia e sem ter medo de assumir os riscos e colocar o negócio em prática, irá empreender em algo que poderia ter sido seu, e com isso um futuro promissor pode escapar de suas mãos.
Por isso hoje nesse conteúdo, quero compartilhar com você um pouco sobre alguns riscos que já tomei na vida e o que tive que fazer para poder chegar aonde estou atualmente. Confira!
O início de tudo
Comecei a trabalhar muito cedo, pois sempre quis conquistar as minhas coisas. Ainda no ensino médio já fazia estágio. Algum tempo depois, comecei a trabalhar em uma empresa da minha família, onde fiquei durante 6 anos. Mas, chegou um momento em que percebi que queria algo novo, precisava enxergar novos horizontes, porém tive muito medo e receio.
Foi então que lembrei de uma frase que um tio meu sempre dizia, sobre 'ser dono da sua própria jangada' e isso me ajudou a tomar atitude e pedir demissão da empresa e assim, começar a voar. E dentro desses voos, houveram muitos altos e baixos, mas também, muitos aprendizados que me ajudaram a evoluir. E hoje, dez anos depois, percebo o quanto isso foi importante para a minha vida profissional.
Precisei cair para poder levantar
Durante esse processo todo, tive que arriscar muitas vezes. E em uma dessas vezes, meu empreendimento faliu. Tive uma casa noturna que foi um sucesso no começo e trouxe para a minha vida, uma situação financeira estável e muito boa para a época. Mas, depois de um tempo, as coisas não saíram como esperado e acabei fechando o estabelecimento.
A partir desse momento, tive que repensar tudo o que queria para a minha vida e principalmente aonde eu queria chegar. Mas, como eu já tinha vivido outros momentos em que precisei assumir riscos e soube lidar com eles, foi mais fácil para que eu pudesse novamente tomar iniciativa de empreender e não ficar parado.
O momento em que tudo mudou
E assim, comecei a trabalhar com meu ex-sócio da casa noturna na academia e as coisas deram muito certo. Algum tempo depois, fui convidado para outras iniciativas e foi quando abri a minha agência, Motion Publicidade. Anos depois, arrisquei novamente vendendo a agência para o Biogrupo, no entanto, a empresa cresceu, mas o faturamento não foi como o esperado e só depois de 3 anos a agência começou a entrar em um breakeven (ponto de equilíbrio).
Logo na sequência, vieram as outras empresas do grupo, que acabaram nos ajudando a crescer e desenvolver novas ideias e pensamentos. O market4u era um sonho grande, onde tínhamos objetivos altos para a época. Mas, logo quando abrimos a primeira unidade, percebemos que tínhamos a possibilidade de abrir outras 1000. E em um ano conseguimos esse mérito e temos crescido cada vez mais. Atualmente nossa meta é completar 10 mil unidades ainda em 2021.
Conclusão
E é por isso que eu sempre digo para as pessoas: não desista, acredite em você e em suas ideias. Independente de sua idade, pois afinal, temos grandes exemplos de pessoas que mesmo depois de velhos alcançaram lugares incríveis, como é o exemplo de Harland David Sanders, o famoso Coronel Sanders, dono do KFC.
Sanders criou o seu negócio aos 40 anos de idade e só conseguiu sucesso, depois dos 65 anos e após já ter sido afetado por inúmeras crises. Mas, ele acreditou no seu empreendimento, o qual depois de algum tempo, vendeu por US$ 2 milhões. Sanders passou seus últimos anos de vida, milionário e reconhecido mundialmente como um exemplo de resiliência e referência de empreendedorismo.
Pode até parecer papo de autoajuda, clichê ou algo assim, mas nós não podemos nos esquecer que a vida é uma só e que se a gente não arriscar, não tentar, o tempo vai passar. E um dia você poderá ver aquele mesmo lugar que um dia sonhou que poderia ser um bom negócio, sendo conquistado por outra pessoa. A coragem é necessária desde o primeiro momento em que você decide tirar sua ideia do papel e colocá-la em prática, não esqueça disso.
Espero que você tenha gostado, voltarei a postar um conteúdo por semana aqui no blog do Sebrae. Para que você não perca nenhuma novidade, me acompanhe no LinkedIn.