Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Assuma riscos e tome atitude

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaralfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Assuma riscos e tome atitude
Criado em 11 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Talvez em algum momento da vida, você já tenha passado por algum lugar e pensado: 'poxa, esse local daria um bom negócio', mas por algum motivo, não teve coragem de colocar a ideia em prática.

Bom, infelizmente esse tipo de situação é muito comum. As pessoas têm ideias de empreendedorismo, mas não tomam atitudes de tentar fazer o negócio acontecer e acabam deixando a ideia morrer. 

E é aí que está o problema, pois em algum momento outra pessoa poderá ter aquela mesma ideia e sem ter medo de assumir os riscos e colocar o negócio em prática, irá empreender em algo que poderia ter sido seu, e com isso um futuro promissor pode escapar de suas mãos.

Por isso hoje nesse conteúdo, quero compartilhar com você um pouco sobre alguns riscos que já tomei na vida e o que tive que fazer para poder chegar aonde estou atualmente. Confira!

O início de tudo

Comecei a trabalhar muito cedo, pois sempre quis conquistar as minhas coisas. Ainda no ensino médio já fazia estágio. Algum tempo depois, comecei a trabalhar em uma empresa da minha família, onde fiquei durante 6 anos. Mas, chegou um momento em que percebi que queria algo novo, precisava enxergar novos horizontes, porém tive muito medo e receio. 

Foi então que lembrei de uma frase que um tio meu sempre dizia, sobre 'ser dono da sua própria jangada' e isso me ajudou a tomar atitude e pedir demissão da empresa e assim, começar a voar. E dentro desses voos, houveram muitos altos e baixos, mas também, muitos aprendizados que me ajudaram a evoluir. E hoje, dez anos depois, percebo o quanto isso foi importante para a minha vida profissional.

Precisei cair para poder levantar

Durante esse processo todo, tive que arriscar muitas vezes. E em uma dessas vezes, meu empreendimento faliu. Tive uma casa noturna que foi um sucesso no começo e trouxe para a minha vida, uma situação financeira estável e muito boa para a época. Mas, depois de um tempo, as coisas não saíram como esperado e acabei fechando o estabelecimento.

A partir desse momento, tive que repensar tudo o que queria para a minha vida e principalmente aonde eu queria chegar. Mas, como eu já tinha vivido outros momentos em que precisei assumir riscos e soube lidar com eles, foi mais fácil para que eu pudesse novamente tomar iniciativa de empreender e não ficar parado.

O momento em que tudo mudou

E assim, comecei a trabalhar com meu ex-sócio da casa noturna na academia e as coisas deram muito certo. Algum tempo depois, fui convidado para outras iniciativas e foi quando abri a minha agência, Motion Publicidade. Anos depois, arrisquei novamente vendendo a agência para o Biogrupo, no entanto, a empresa cresceu, mas o faturamento não foi como o esperado e só depois de 3 anos a agência começou a entrar em um breakeven (ponto de equilíbrio). 

Logo na sequência, vieram as outras empresas do grupo, que acabaram nos ajudando a crescer e desenvolver novas ideias e pensamentos. O market4u era um sonho grande, onde tínhamos objetivos altos para a época. Mas, logo quando abrimos a primeira unidade, percebemos que tínhamos a possibilidade de abrir outras 1000. E em um ano conseguimos esse mérito e temos crescido cada vez mais. Atualmente nossa meta é completar 10 mil unidades ainda em 2021.

Conclusão

E é por isso que eu sempre digo para as pessoas: não desista, acredite em você e em suas ideias. Independente de sua idade, pois afinal, temos grandes exemplos de pessoas que mesmo depois de velhos alcançaram lugares incríveis, como é o exemplo de Harland David Sanders, o famoso Coronel Sanders, dono do KFC. 

Sanders criou o seu negócio aos 40 anos de idade e só conseguiu sucesso, depois dos 65 anos e após já ter sido afetado por inúmeras crises. Mas, ele acreditou no seu empreendimento, o qual depois de algum tempo, vendeu por US$ 2 milhões. Sanders passou seus últimos anos de vida, milionário e reconhecido mundialmente como um exemplo de resiliência e referência de empreendedorismo.

Pode até parecer papo de autoajuda, clichê ou algo assim, mas nós não podemos nos esquecer que a vida é uma só e que se a gente não arriscar, não tentar, o tempo vai passar. E um dia você poderá ver aquele mesmo lugar que um dia sonhou que poderia ser um bom negócio, sendo conquistado por outra pessoa. A coragem é necessária desde o primeiro momento em que você decide tirar sua ideia do papel e colocá-la em prática, não esqueça disso. 

Espero que você tenha gostado, voltarei a postar um conteúdo por semana aqui no blog do Sebrae. Para que você não perca nenhuma novidade, me acompanhe no LinkedIn

 

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaral
Publicitrio de formao, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup!CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupofavorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7444 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?