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As principais tendências de marketing para 2021

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As principais tendências de marketing para 2021
Criado em 17 NOV. 2020
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Estamos há poucos meses do final desse - turbulento - ano de 2020. E após passarmos por muitas mudanças advindas da pandemia de Covid-19, você pode imaginar que as Tendências de Marketing para 2021 têm grande influência sobre as adaptações que o mercado passou neste ano. E com tantas mudanças, fica a dúvida: O que esperar de 2021? 

E é por isso que trouxe hoje este conteúdo com as principais tendências que você deve ficar atento desde já e começar a colocar em prática em seu negócio. Afinal, você não vai querer perder para os seus concorrentes, não é mesmo? Acompanhe o blog post e fique atualizado por dentro do universo do Marketing Digital e suas tendências para 2021.

O uso de Chatbot

Você já deve conhecer e provavelmente até já utiliza o WhatsApp Business como uma ferramenta de vendas e comunicação com clientes de sua empresa. O que talvez você ainda não sabe é que agora você pode utilizar um chatbot, através do app WhatsApp Business API. A opção possibilita conversas automatizadas com seus clientes, de maneira natural, aprendendo a cada contato e tornando o relacionamento muito mais eficiente. O WhatsApp é um aplicativo muito popular no Brasil, desse modo, uma das principais revoluções do API do WhatsApp é permitir que as empresas estejam onde todo mundo está. Os principais benefícios em adotar o sistema são:

- Automatizar o atendimento e o suporte ao cliente;
- Realizar interações personalizadas;
- Enviar campanhas de marketing e relacionamento (pós venda) que geram engajamento com o target;

O uso de Inteligência Artificial

Assim como os chatbots são formas de ajudar a otimizar a experiência do usuário, em 2021 o aumento pelo uso de tecnologias de Inteligência Artificial será cada vez maior. Alguns dos exemplos mais conhecidos de empresas que já utilizam a inteligência estão a Google, a Siri da Apple e até o Bradesco, com a assistente virtual, Bia. O desenvolvimento da tecnologia vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais otimizada. Atualmente, a maioria dos serviços de reconhecimento de voz consegue processar até falas complexas.

Entre o principal benefício do uso da tecnologia está a:

Possibilidade de ter uma nova forma de interagir com seus leads e clientes, por meio de um sistema que com certeza vai chamar muito a atenção, se usado de forma estratégica e inteligente.

No market4u, empresa que sou CMO, iniciamos com a Pág que além da inteligência virtual e o chatbot, ela está 100% ligada a casos sociais e estamos com um grande projeto de otimizar a mesma cada vez mais, assim como podemos observar a grande caminha que a Lu da Magazine Luiza, percorreu desde o inicio do twitter até o momento atual.

E-commerce nas Redes Sociais

Atualmente, o Facebook e o Instagram têm investido pesado em novas ferramentas de social commerce, trazendo melhorias e ferramentas específicas para quem busca vender online e através das redes sociais. Por conta do Coronavírus, houve um crescimento acentuado do número de empresas que começaram a utilizar as redes sociais para vender e isso deve continuar cada vez mais. Muitos consumidores que não tinham o hábito de comprar online tiveram a chance de conhecer essa modalidade e a aprovaram. Entre os principais benefícios em criar um e-commerce nas redes sociais está:

O aumento do engajamento com a marca, afinal, uma empresa que está ativamente compartilhando conteúdo e interagindo com as pessoas, ganha uma possibilidade maior de haver recomendações de seu produto ou serviço.

É importante lembrar também que novas formas e meios de pagamento surgiram ou tiveram aumento devido à pandemia, para entender mais sobre o tema, leia esse blog post.

Experiência do Usuário

Quando você acessa qualquer mídia social, percebe que o feed traz recomendações baseadas em seu histórico de navegação na internet? Então, este tipo de experiência tem se tornado cada vez mais utilizado. As pessoas passam cada vez mais tempo no ambiente digital, é natural que busquem formas mais simples e agradáveis de realizar suas tarefas diárias. 

Sendo assim, as marcas que não se preocuparem em oferecer boas experiências de navegação vão perder espaço na busca pela atenção de seus clientes. Como uma tendência podemos destacar que a ênfase agora será ainda maior no envio de ofertas e no oferecimento de newsletters. Entre os principais benefícios podemos citar que:

Uma boa experiência do usuário é sinônimo de maiores possibilidades de atração, conversão e fechamento de oportunidades de venda.

Um cliente que teve uma boa experiência tem mais chances de recomendar a marca, gerando assim novas oportunidades para o seu negócio.

Conclusões

Todas as tendências que listei aqui são apostas baseadas no atual comportamento do mercado. Só saberemos o quão certas elas são no próximo ano. Mas, você como um empreendedor antenado nas novidades do mercado, não vai esperar que elas se concretizem para tomar uma atitude. 

Tem alguma outra tendência que você acha que poderia estar na lista? Compartilhe comigo nas minhas redes sociais, Facebook e LinkedIn.

 

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Fernando Castellon Do Amaral
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