Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

As novas tendências para o setor de Varejo para 2022

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
As novas tendências para o setor de Varejo para 2022
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 24 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O mundo todo passou por momentos difíceis em razão da pandemia, principalmente o setor de varejo que presenciou demandas caindo e portas fechando. Surgiram então, diversas consequências e o setor de varejo precisou se adaptar e, porque não falar em se reinventar, para não sofrer consequências maiores ou definitivas.

Para dar continuidade a esta jornada, varejistas, sejam eles pequenos ou grandes, independentemente do segmento, vão precisar adotar algumas medidas e hábitos para alavancar o setor.

Para este recomeço, o setor de varejo precisa analisar o cenário em que está inserido, priorizar as demandas e suas novas necessidades, como por exemplo, analisar com mais cautela os dados e o mercado, assim é possível entender o comportamento do consumidor e seus novos desejos e, então, criar a oportunidade certa e alcançar o resultado esperado. 


Então vamos lá, quais as principais tendências para o setor de varejo decolar?


Lojas Híbridas

Sabemos que o home office ganhou força em meio a pandemia e este é um modelo de trabalho que veio para ficar, talvez não de forma integral, mas sim de forma híbrida, por isso o varejo precisa se adaptar, pois, os clientes tendem a gastar de forma considerável estando em casa ou em locais próximos de suas residências.

Criar modelos digitais para atrair clientes é fundamental para o varejo.

Além das ferramentas digitais, o modelo da loja física também precisará atender outras expectativas a partir de agora, pois a loja convencional pode ser facilmente substituída pelo e-commerce. Então, o ideal é que a loja física se torne, por exemplo, um ponto de experiência, assim o cliente tem melhor envolvimento com a proposta da marca.

É possível também, tornar a loja física em um ambiente de relacionamentos, onde clientes podem participar de eventos e, é nesse momento em que os varejistas precisam coletar a maior quantidade de dados a respeito desses consumidores para satisfazer e gerar mais soluções para o seu público, estreitando e fortalecendo cada vez mais esse vínculo com o consumidor.

Tornar a loja física um espaço mais moderno e tecnológico é essencial para aumentar sua eficiência e atender da melhor forma o público e as novas demandas advindas desse novo modelo de negócio.

Acesse o guia de tendências SEBRAE e saiba tudo sobre as novas tendências e modelos de negócios.


Pagamentos

Com tantas mudanças os pagamentos não poderiam ficar de fora, não é mesmo?

A tecnologia avançou na pandemia, também no âmbito dos pagamentos, assim esse momento se torna cada vez mais agradável e com menos burocracia, proporcionando uma experiência mais ágil e menos estressante para o cliente.

E, esse avanço ganha mais força no mercado, pois a ideia é que os pagamentos se tornem praticamente invisíveis, diminuindo assim o tempo em filas, consequentemente o tempo para finalizar o processo de venda.

O Pix e QR Codes são exemplos de formas de pagamentos que além de reduzirem despesas operacionais, tornam o processo final de venda mais rápido e ainda reduzem a necessidade do uso dos cartões e até mesmo o dinheiro. É o meio digital mostrando sua importância para todos os setores do mercado.


Smartphones

Nesse mundo tecnológico os smartphones ganham mais espaço e se tornam cada dia mais essenciais para compor o âmbito dos negócios.

É através dessa ferramenta que o consumidor decide todas as etapas de realizar uma compra, escolher o produto, quando comprar e de que forma pretende realizar o pagamento. Por isso, o varejo deve se acostumar com o uso dos smartphones e, também, deve aproveitar e aperfeiçoar seu negócio utilizando essa tecnologia, pois se tornou fundamental para desenvolver relacionamentos relevantes com o seu público.

O uso dos smartphones cria inúmeras oportunidades ao setor de varejo, além de estar presente em todas as etapas de venda e pós-venda, promove celeridade aos resultados pretendidos.


Varejo e a tecnologia

A tecnologia tornou-se parte do varejo, as empresas precisam contar com uma grande infraestrutura tecnológica para atender as demandas e os clientes.

O hábito de visitar de forma online as lojas é cada dia mais comum, sendo assim, o varejo precisa estar mais engajado com o seu público, estar presentes em redes sociais, utilizar aplicativos, criar carteiras digitais e programas de fidelidade que aumentem a interação e formem uma relação mais concreta e permanente com o público.

Ao mesmo tempo que o varejo pós-pandemia será mais tecnológico, ele também será mais humano.

A tecnologia proporciona melhor entendimento com relação aos consumidores e suas necessidades e, então, aproxima esse setor de seus clientes, proporcionando assim experiências únicas para ambos os lados.

É fato que a pandemia trouxe grandes impactos, em decorrência desse momento vivido existe maior preocupação tanto dos varejistas quanto dos consumidores com suas ações e suas escolhas de um modo geral.

E o resultado recai todo sobre o mercado, pois o consumidor se torna cada vez mais exigente e os varejistas precisam estar preparados para suprir todas essas necessidades e então agregar na vida de cada consumidor especificamente. Isso será o diferencial e fará com que o setor se desenvolva e alcance resultados expressivos no mundo dos negócios e na sociedade como um todo.

Além dessas dicas, acesse o guia de tendências SEBRAE e mantenha-se atualizado sobre todas as novas tendências do mercado.


Espero que tenha gostado desse conteúdo.


Um abraço,

Lucas Hahn

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3898 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?