O mundo vai mudar!
Essa afirmação está correta? Será que o correto não seria o mundo já mudou!?
E você? Mudou junto com ele ou está correndo atrás?
Bem, se você mudou junto com ele, primeiramente parabéns. Segundo você sabe que não mudou, você está em constante mudança.
Para você que está querendo mudar, saiba que todos nós podemos, inclusive os pequenos!
Mas a pergunta é: para quê mudar?
E a resposta é uma só: para você continuar no mercado, caso queira.
Daqui 2 dias começa a NRF Big Show 2020, o maior evento de Varejo do Mundo. Lá você encontra uma overdose de palestras falando sobre tendências do varejo para 2020 e para os próximos 5, 10 e 20 anos.
Sabemos que vivemos em um mundo onde o Digital Consumer, ou o consumidor digital, é uma parte significante (talvez a mais) para ditar tendências de consumo, seja por suas compras digitais, seja pela forma com que ele interage presencial e digitalmente ao mesmo tempo, seja pela dependência do seu smartfone ou por outros fatores de comportamento que não dependam da interação sair de casa ir à loja experimentar comprar voltar para casa.
São eles os impulsionadores de experiências que ficarão mais evidentes no mercado brasileiro nos próximos anos, ou será nos próximos meses?
Um exemplo disso é o modelo de compras on the go que será feito todo pelo celular e você passará em um drive-thru apenas para coletar a compra.
Mas quando falamos de inovação sempre falaremos de tecnologias que envolvem a digitalização? Provavelmente sim. Pois até a terceira idade é adepta a esse consumo. Uma pesquisa da Euromonitor, que traça o perfil do Comércio Varejista até 2040, mostra a importância de o varejo se adaptar a clientes com melhor idade, onde eles dominarão em termos percentuais a população global e sim, serão adeptos a compras digitais para facilitarem e melhorarem suas vidas.
A NRF Big Show 2020 provavelmente abordará assuntos desse tipo e muitos outros que você, varejista brasileiro, precisa estar antenado.
Eu estarei lá e vou informar na sequência os pontos que foram destaque.
E você que está em contato com o Sebrae pode ter o acesso a tudo isso em nossos eventos de relacionamento.
Portanto, você terá muitos insights para realizar inovações e melhorias no seu varejo em 2020!!
Um abraço.